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Região do Laguna ganha duas novas linhas circulares após pedido de moradores

Por Sandra Pereira | 30/03/2015

linhas

Sandra PereiraSegundo o secretário, o  desafio agora é melhorar o horário de atendimento das linhas 3 e 7 e observar o desempenho das duas novas linhas

Os moradores do  Parque Laguna, Jardim Mirna, Intercap, Três Marias e Recanto dos Pássaros serão diretamente beneficiados com as novas linhas circulares 7.1 e a 7.2 que ligam a região do Laguna ao centro de Taboão da Serra. As linhas nasceram a partir da mobilização dos moradores dos bairros citados que solicitaram a vereadora Érica Franquini ajuda para implantação das novas linhas que entraram em operação neste domingo, 29. A todo 8 veículos vão atender as duas novas linhas.

As duas novas  linhas vão se unir aos circulares 3 e 7 que já atendem a região e vão se manter de forma inalterada. Os moradores atendidos pelas duas novas linhas criadas pela viação Fervima vão poder chegar com mais facilidade a diversos destinos entre os quais estão escolas, prefeitura, câmara de vereadores, UPA, AME, o shopping Taboão e a vários outros locais na região central.

“Essas duas linhas foram criadas após amplo estudo. Avaliamos que essas novas linhas podem fazer uma espécie de abraço nas áreas de serviço da parte atendida. Ambas vão se iniciar no parque Laguna e se encontram no Intercap. A prefeitura foi parceira nessa criação. Nós iniciamos o trabalho no domingo por ser um dia de menor movimento,  assim os motoristas poderão conversar com os passageiros. A empresa está à disposição de todos vocês”,  disse Maiquel Frandocoso, gerente operacional da Viação Fervima Pirajuçara, durante a reunião que antecedeu a viagem inaugural da linha realizada na última sexta-feira, 27, com a participação da vereadora Érica Franquini do subsecretário Transporte Júlio Cataldo e de vários moradores dos bairros atendidos.

Na ocasião a vereadora Érica Franquini lembrou que nos seus dois anos de mandato recebeu várias cobranças de moradores que criticavam a demora das linhas que atendem a região. Para ela, essas novas linhas são uma conquista dos dois anos de luta do seu mandato.

“Essas linhas são muito importantes pra mim e para os moradores. Foram muitas e reuniões muitas discussões e agora elas se tornam realidade. É uma felicidade muito grande poder participar dessa viagem inaugural e ver que nós estamos no caminho certo. O papel do vereador é trabalhar para atender a população”, observa a vereadora.
O subsecretário de Transporte de Taboão, Júlio Cataldo, explicou que as linhas vão funcionar assim: um ônibus vai e o outro volta no sentido anti-horário. “Dependendo de onde a pessoa quer ir ela vai ganhar tempo e pode escolher entre a linha que vai e a que volta e decidir como vai chegar mais rápido ao seu destino”, afirmou.

Segundo o secretário, o  desafio agora é melhorar o horário de atendimento das linhas 3 e 7 e observar o desempenho das duas novas linhas. “Vamos ver as demandas e ao longo da implantação fazer as alterações necessárias. O trajeto dessas linhas foram feitos várias vezes por técnicos da empresa e da prefeitura”, salientou.

Entre os moradores dos bairros beneficiados a repercussão da criação novas linhas circulares não podia ter sido mais positiva. Todos elogiaram a iniciativa da vereadora Érica Franquini e a prontidão da empresa em dar resposta à demanda da população dos bairros que apesar de serem menos populosas também são carentes na questão do transporte público.

“Eu achei essa notícia ótima. No final de semana eu ficava até duas horas no ponto esperando o circular 3. É muito louvável esse momento. Com certeza estou muito feliz. Muitas vezes tive que sair a pé e andar do Mirna até a BR pra poder levar meu filho no hospital. Sei que vai dar certo”,  conta otimista dona Dirce Camargo da Silva moradora da rua Olavo Martins Ribeiro, no Jardim Mirna. Ela é deficiente visual e era uma das mais otimistas durante a reunião que antecedeu a viagem inaugural das novas linhas circulares. 

Elizabeth Ramiro

Muito estranha a informação de que as linhas foram criadas após amplos estudos, creio que quem as criou, não deve achar que é muito tempo ficar 45 minutos a espera de uma condução. Na verdade não foi criada uma nova linha, e sim utilizaram os poucos micro ônibus que haviam nesta linha e dividiram para duas linhas... Excelente estudo foi feito heim?? Sugiro a quem fez este estudo exercitar a paciência e ficar no ponto de ônibus 45 minutos esperando! Sem Mais

MARIA LUCIA RODRIGUES

Peço à prefeitura que reavalie melhor a situação das linhas 7.1 e 7.2. No dia 30/03/15, os usuários da linha ciruclar 7 (extinta) chegaram a ficar + de duas horas no ponto (de manhâ) e a noite. Estudantes, idosos (que tem esse único meio de transporte para subir na av. Jose Dini/ Rua José Maciel Neto), e trabalhadores que contam com a linha ficamos sem ônibus, e subimos nesta semana e na seguinte em grupos à pé meia noite, para chegar na rua do condomínio Pintagueiras (josé maciel neto). Ninguém mais consegue esperar indefinidamente pelo ônibus, e depois da mudança os usuários estão tendo que descer da Rua José Maciel Neto e adjacências para tomar ônibus na BR 116 ISTO É UM ABSURDO. Além disso, a alteração nas adjacências do forum cível a cidade, também está prejuicando usuários, idosos e com moilidade reduzida que agora tem que descer da Rua Maria José Amaral Arruda Castanho (ele passava próximo a igreja, paralela com esta rua), para tomar onibus na avenida Paulo Ayres (em frente ao mercado Rod raf), gente isso é um negócio totalmente mal feito, porque a alteração do trajeto nesse trecho não tem necessidade nenhuma! e esta prejudicando muiito os idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Revejam rapidamente estas posturas, e não esqueçam que esta linha é a única que atende o alto do Maria Rosa ( Rua José Maciel neto), tanto para idosos, como também, estudantes e trabalhadores que retornam tarde da noite para suas casas, e precisam do ônibus ate como alternativa de segurança, porque o numero de assaltos cresceu bastante na região! Peço que o bom senso impere, e essa questão seja revista para solução o quanto antes!! Obrigada, Maria Lúcia

Ana Carolina

Gostei muito da noticia, só faltou divulgar os horários e itinerários...

Luiz

Estranho esse ato tão bondoso de uma empresa que está prestes a sair do nosso município

bruno

Neco pq VC não muda de cidade então?? Ou nem mora em Taboão pra falar tanta besteira.

cristina motta

A empresa Fervima ainda não atualizou o site informando o itinerário dos novos circulares 7.1 e 7.2.Alô Fervima, vamos prestar o serviço completo !

NECO

Creio que os nossos representantes (prefeito, vice prefeito, secretário da pasta e vereadores) , poderiam visitar outras cidades as quais tem transporte de qualidade , e exigir isso no edital de concorrência que será feito.É muita mediocridade o que temos e logo logo , os ônibus vão voltar a desaparecer dessas linhas sem nenhuma satisfação ao usuário (modus operandis da Pirajuçara) e não temos a quem reclamar... É sabido que essas linhas ai são deficitárias , por não haver demanda , penalizando aqueles usuários que acabam ficando duas / três horas esperando por transporte, mas há linhas altamente lucrativas que compensam e com folga esse custo ... torço que esse edital das linhas municipais sejam feitos com total transparência , mas como já vimos esse filme antes , deve continuar a mesma porcaria !!! o que acontece nos bastidores é diferente do papel. Isso é o Brasil !

anita

e os trajetos dos onibus 7.1 e 7.2 será o mesmo do trajeto circular 7?

NECO

A bem da verdade , o sistema de transporte do TABOÃO é muito ultrapassado , desorganizado e caro ! na cidade de Santos , as linhas municipais (ou circulares) , possuem ônibus novíssimos , operam com AR Condicionado e WI-FI !!! e a passagem é R$ 2,90 com direito a integração !!! A verdade é que alguém está lucrando muito com esse sistema ruim do Taboão e alguém está perdendo muito (população/usuários).

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