Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Enchentes, saúde e pedido de cassação pautam sessão da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 25/03/2015

00001

Sandra PereiraSessão foi demorada e teve debates acalorados; irmão de jovem morta no Antena falou da dor perda e pediu fim das mortes

A Sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra desta terça-feira, 24, foi longa e repleta de discussões. O debate acirrado na Casa começou  após provocação dos moradores e comerciantes prejudicados com as enchentes na região central de Taboão da Serra. Eles vieram cobrar apoio do Legislativo na conclusão das obras de canalização do córrego Poá. Segundo eles, única alternativa para pôr fim ao drama das enchentes que anualmente acomete centenas de famílias no local.  

Outro tema relevante de destaque na sessão foi a saúde. As mortes ocorridas no pronto socorro municipal da Antena voltaram a pauta da Casa com força. Entretanto, a discussão mais acalorada aconteceu após a leitura do pedido de cassação do prefeito Fernando Fernandes feita em plenário, de sopetão, pelo vereador Luiz Lune, líder do PCdoB na Câmara. O pedido de afastamento do prefeito foi feito pelo presidente Antônio Gomes de Andrade, o Toninho.

Coube ao presidente da Comissão de Justiça e  de Redação da Casa,  vereador Marcos Paulo, o Paulinho, ler de tribuna parecer da Procuradoria aceito pela comissão, rejeitando o pedido de cassação sob o argumento de que a denúncia sofreu rejeição formal e  material. 

Vereadores da oposição e da situação se revezaram na tribuna para defender seus pontos de vista. A maioria acabou concordando que a cassação não deveria tramitar na Casa e por 10X3 a denúncia foi arquivada. 

Um dos fatos mais marcantes da longa noite de trabalho foi o depoimento emocionado da moradora Michele Aparecida de Souza Manfrini, irmã da jovem de 25 anos morta na Antena na última semana. A  família acusa ter havido negligência médica em seu atendimento. Michele  emocionou todos ao falar da dor da perda de alguém muito próximo. Disse que Rose era a caçula querida de quatro irmãos que havia sido criada como um todo mimo pela família.

“A morte da Rose deixou um vazio que não vai ser preenchido. Chega de mortes no Antena. Outras famílias não podem continuar passando pelo que a nossa passou”, disse. 

A vereadora Joice Silva, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal convocou uma audiência pública para o próximo dia 31,  aonde a secretaria de saúde de Raquel Zaicaner deverá prestar esclarecimentos sobre a morte da jovem. A vereadora convocou os diretores da Sociedade Paulista de Medicina (SPDM), Jorge Salomão e Nancime para prestar esclarecimentos das mortes recentes na unidade. Ela foi acompanhada de pronto pelo líder do governo, Eduardo Nóbrega, que chamou os diretores de “almofadinhas”.

Causou mal estar entre os vereadores a fala de um munícipe na tribuna popular afirmando que a Casa não teria se sensibilizado com a morte da jovem no Antena. O vereador Marcos Paulo foi o que mais falou sobre o assunto e sugeriu que ele deveria primeiro ganhar eleição antes de vir provocar discussões na Casa. Salientou que o morador não poderia falar dos sentimentos dele e avisou: “meu pai minha mãe passam na Upa. Os nomes deles estão lá. Então não adianta vir candidato a vereador aqui falar do meu sentimento sobre a morte. O meu sentimento quem sabe é Deus”, declarou.  

O debate sobre saúde foi extenso e predominou em boa parte da sessão. O vereador Moreira afirmou que a cidade enfrenta uma situação crítica e que o prefeito precisa tomar medidas de urgência senão a Casa é que terá de tomar medidas urgentes contra o prefeito. 

O vereador luiz Lune, fez um discurso visivelmente emocionado, em defesa dos munícipes que utilizam os serviços públicos de saúde em Taboão da Serra. O vereador voltou a repetir que desejava existir inferno para que os políticos que defendem a saúde possam ir para lá. 
Na réplica a base governista defendeu o governo, falou da ampliação e dos investimentos feitos na área de saúde. Entretanto, todos os vereadores disseram que durante audiência pública de saúde, convocada pela comissão de Saúde, vão cobrar respostas concretas da SPDM. 

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.