Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

1º Fórum de Mulheres da Câmara de Taboão discute ampliação de direitos e participação na política

Por Sandra Pereira | 24/03/2015

forum_1

Sandra Pereira e Lys ÉvellynVereadora Joice Silva lembrou a origem do Dia Internacional da Mulher, os desafios e conquistas dos últimos anos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na noite desta segunda-feira, 23,  o 1º  Fórum de Mulheres da Casa de Leis com o tema Mulher seu lugar é onde você quiser. A Câmara de Taboão é a  que possuiu maior representatividade feminina da região.  O fato por si só justifica a realização do Fórum proposto para comemorar as conquistas das mulheres e debater a ocupação dos espaços políticos por elas. O evento foi idealizado pelas três vereadoras taboanenses, Joice Silva, Érica Franquini e Luzia Aprígio. Veja fotos aqui.

O Fórum serviu para fomentar a participação das mulheres na política. Alertou para o preconceito que elas enfrentam e as dificuldades de ocupar espaços públicos de poder em nível de igualdade com os homens. Também serviu para disseminar entre as presentes sonhos de superação e conquista por meio das histórias de vida das palestrantes e homenageadas do 1º Fórum de Mulheres da Câmara. 

O  prefeito Fernando Fernandes prestigiou a iniciativa. Em sua fala enalteceu a importância da participação feminina na política e das dificuldades que as mulheres enfrentam em todas as áreas de atuação. Citando como exemplo a deputada Analice Fernandes, sua esposa, o prefeito destacou que a mulher leva à vida pública características como a busca pelo perfeccionismo e a sensibilidade. 

 As palestrantes Regina Helena Matarazzo, investigadora da Polícia Civil, a apóstola Rosires  dos Santos, dona Roseli Moreira e a empresária Inocência Manoel, criadora da marca Inoar, que nasceu em Taboão da Serra e ganhou o mundo falaram das suas experiências e literalmente inspiraram as mulheres presentes. Elas demonstraram que a luta das mulheres pela ocupação dos espaços e a ampliação dos direitos, por respeito e pela  igualdade com os homens ganha cada vez mais força. Elas foram homenageadas junto com as esposas dos vereadores da Casa.

Na abertura do evento a vereadora Joice Silva falou sobre como é recente a participação feminina na política. Lembrou que há apenas 81 anos as mulheres conquistaram o direito ao voto. Lembrou as origens do Dia Internacional da Mulher, que nasceu a partir da luta das 129 mulheres que morreram queimadas numa fábrica de Nova York.

A  vereadora Érica Franquini falou a respeito do preconceito que ainda existe e que a mulher enfrenta no exercício de mandato parlamentar. Emocionada  ela disse que quer ser tratada como os vereadores e que luta pra manter o mesmo espaço que eles. A  vereadora Luzia Aprígio lembrou que ingressou na política por meio do mandato do seu marido ex-vereador José Aprígio, mas, que tomou o gosto pela atividade pública para atendimento as pessoas e defender a causa as pessoas mais necessitadas. Agora, em seu próprio mandato, a vereadora faz questão de dar a sua cara e diretriz ao seu mandato.

O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, lembrou o ineditismo do Fórum que foi o primeiro realizado pelo Legislativo em 56 anos de história da cidade.
“Esse Fórum é prova de que a  mulher tem o espaço que ela quiser”, observou Cido.

A esposa do vereador Carlinhos do Leme, Ana de Jesus, líder comunitária reconhecida no Leme, emocionou todos os participantes com o relato de sua experiência pessoal enquanto líder comunitária e esposa de vereador. 

 Coube ao vereador Marcos Paulo, em nome de todos os demais homenagear a todas as mulheres presentes. Ele destacou a importância da mulher na obra criadora. Lembrou que Deus deu a mulher o dom de gerar e cuidar da vida e homenageou em nome da esposa todas as presentes. O 1º Fórum de Mulheres da Câmara foi encerrado com o compromisso de ser ainda maior no próximo ano. O Fórum foi prestigiado por dezenas de mulheres e autoridades municipais.

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.