Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

1º Fórum de Mulheres da Câmara de Taboão discute ampliação de direitos e participação na política

Por Sandra Pereira | 24/03/2015

forum_1

Sandra Pereira e Lys ÉvellynVereadora Joice Silva lembrou a origem do Dia Internacional da Mulher, os desafios e conquistas dos últimos anos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na noite desta segunda-feira, 23,  o 1º  Fórum de Mulheres da Casa de Leis com o tema Mulher seu lugar é onde você quiser. A Câmara de Taboão é a  que possuiu maior representatividade feminina da região.  O fato por si só justifica a realização do Fórum proposto para comemorar as conquistas das mulheres e debater a ocupação dos espaços políticos por elas. O evento foi idealizado pelas três vereadoras taboanenses, Joice Silva, Érica Franquini e Luzia Aprígio. Veja fotos aqui.

O Fórum serviu para fomentar a participação das mulheres na política. Alertou para o preconceito que elas enfrentam e as dificuldades de ocupar espaços públicos de poder em nível de igualdade com os homens. Também serviu para disseminar entre as presentes sonhos de superação e conquista por meio das histórias de vida das palestrantes e homenageadas do 1º Fórum de Mulheres da Câmara. 

O  prefeito Fernando Fernandes prestigiou a iniciativa. Em sua fala enalteceu a importância da participação feminina na política e das dificuldades que as mulheres enfrentam em todas as áreas de atuação. Citando como exemplo a deputada Analice Fernandes, sua esposa, o prefeito destacou que a mulher leva à vida pública características como a busca pelo perfeccionismo e a sensibilidade. 

 As palestrantes Regina Helena Matarazzo, investigadora da Polícia Civil, a apóstola Rosires  dos Santos, dona Roseli Moreira e a empresária Inocência Manoel, criadora da marca Inoar, que nasceu em Taboão da Serra e ganhou o mundo falaram das suas experiências e literalmente inspiraram as mulheres presentes. Elas demonstraram que a luta das mulheres pela ocupação dos espaços e a ampliação dos direitos, por respeito e pela  igualdade com os homens ganha cada vez mais força. Elas foram homenageadas junto com as esposas dos vereadores da Casa.

Na abertura do evento a vereadora Joice Silva falou sobre como é recente a participação feminina na política. Lembrou que há apenas 81 anos as mulheres conquistaram o direito ao voto. Lembrou as origens do Dia Internacional da Mulher, que nasceu a partir da luta das 129 mulheres que morreram queimadas numa fábrica de Nova York.

A  vereadora Érica Franquini falou a respeito do preconceito que ainda existe e que a mulher enfrenta no exercício de mandato parlamentar. Emocionada  ela disse que quer ser tratada como os vereadores e que luta pra manter o mesmo espaço que eles. A  vereadora Luzia Aprígio lembrou que ingressou na política por meio do mandato do seu marido ex-vereador José Aprígio, mas, que tomou o gosto pela atividade pública para atendimento as pessoas e defender a causa as pessoas mais necessitadas. Agora, em seu próprio mandato, a vereadora faz questão de dar a sua cara e diretriz ao seu mandato.

O presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido, lembrou o ineditismo do Fórum que foi o primeiro realizado pelo Legislativo em 56 anos de história da cidade.
“Esse Fórum é prova de que a  mulher tem o espaço que ela quiser”, observou Cido.

A esposa do vereador Carlinhos do Leme, Ana de Jesus, líder comunitária reconhecida no Leme, emocionou todos os participantes com o relato de sua experiência pessoal enquanto líder comunitária e esposa de vereador. 

 Coube ao vereador Marcos Paulo, em nome de todos os demais homenagear a todas as mulheres presentes. Ele destacou a importância da mulher na obra criadora. Lembrou que Deus deu a mulher o dom de gerar e cuidar da vida e homenageou em nome da esposa todas as presentes. O 1º Fórum de Mulheres da Câmara foi encerrado com o compromisso de ser ainda maior no próximo ano. O Fórum foi prestigiado por dezenas de mulheres e autoridades municipais.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.