Greve dos garis já prejudica coleta de lixo em Embu das Artes e moradores reclamam da sujeira
Na manhã desta terça-feira, dia 24, os moradores tiveram um surpresa ruim, isso porque devido a greve dos garis, os lixos nas ruas ficaram acumulados em diversos bairros de Embu das Artes. Em nota, a prefeitura do município informou que apenas 5 caminhões da empresa Enob estão realizando o trabalho de coleta de lixo, porém a grande defasagem de funcionários prejudica a coleta em 100% no município.
Os moradores dos bairros do Jardim Valo Verde, Santa Emília, Jardim Santo Eduardo e Jardim Presidente Kennedy reclamam do problema. "Não estava sabendo de nada e hoje meu lixo e dos vizinhos ficou exposto durante todo a manhã. Sou a favor da reivindicação mas não podemos ficar sem o serviço de coleta", disse Maria Santos.
Confira na integra o comunicado à população sobre limpeza pública:
A Prefeitura de Embu das Artes informa que, em virtude da greve dos funcionários da Enob, empresa que realiza a coleta de lixo na cidade, a limpeza pública do município está prejudicada desde ontem (23/3). Segundo Eli Feliciano Barros, gerente operacional da empresa, dos 220 funcionários que trabalham na limpeza pública da cidade, 60 estão em greve hoje (24/3), sendo 40 deles trabalhadores que fazem a coleta nos bairros da cidade. Os demais compõem as equipes de varrição e serviços diversos, que desenvolvem suas tarefas junto à Secretaria de Serviços Urbanos.
De acordo com o gerente da Enob, ontem 70% dos bairros foram atendidos, com 3 caminhões. Hoje, 5 caminhões de um total de 7 estão operando nas ruas. A Prefeitura orienta os moradores que embalem corretamente o lixo e só o coloque na calçada após a confirmação do fim da greve.
Eli Feliciano Barros explicou que 129 municípios do Estado de São Paulo estão em greve convocada pelo sindicato da categoria, cujo dissídio é em março. Na região sudoeste, estão paralisadas as atividades de limpeza pública nas cidades de Itapevi, Cotia e Embu das Artes. Também estão em greve funcionários de Osasco e ABC.
Às 14 horas, haverá uma nova rodada de negociações entre patrões e empregados no Tribunal Regional do Trabalho para definir o índice de reajuste da categoria o que, segundo a Enob, poderá finalizar a greve. Ao longo do dia, publicaremos novas informações sobre a greve em nosso portal (da prefeitura).