Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde de Taboão atende milhares de moradores de outros municípios

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/03/2015

bb

Charles Eliseu Tauiana da Costa Sampaio, fez o pré-natal na UBS Santo Onofre e ganhou a filha na Maternidade do Antena

Mais de um quarto dos atendimentos realizados na rede pública de saúde de Taboão da Serra não são para os moradores do município. Um total de 25% dos pacientes (122.416) atendidos em 2014, em urgência e emergência, são de cidades da região, incluindo a capital. 

Para a secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner, o grande número se deve às melhorias realizadas pelo governo municipal nos primeiros dois anos de mandato, onde a saúde foi prioridade. “Quando o atendimento de uma localidade melhora, ela acaba atraindo a atenção de moradores de municípios vizinhos. Ainda temos problemas, mas estamos melhorando cada vez mais para dar o acolhimento que os pacientes precisam”, esclarece. Entre as obras, destacam-se as reformas em quase todas as Unidades Básicas de Saúde e nos Prontos Socorros do Antena e Infantil, além da maternidade e a construção do novo Pronto Atendimento Dr. Akira Tada.

Para a moradora, Carmem Luiza Rocha, de 72 anos, do Jardim Santa Luzia, o atendimento na UBS Akira Tada, no centro da cidade, é sempre muito bom. “Percebo que a saúde da nossa cidade vem melhorando, e parece até com atendimento particular. Sempre me ligam sempre do posto de saúde para avisar o horário e data de atendimento de consulta ou exame”, conta a aposentada.

O município investiu, somente no ano passado, 32% do orçamento municipal, o que também atrai pacientes de outras cidades. O senhor Ataíde Batista da Silva, de 74 anos, por exemplo, é morador do bairro do Campo Limpo, em São Paulo e está sendo atendido no PS Antena. “Desde o dia 13 estou internado aqui por conta de uma anemia e só tenho elogios ao hospital”, diz. “Eu e minha esposa sempre viemos pra cá e fomos muito bem atendidos, mas dessa vez percebi que a unidade melhorou muito com a reforma”, finaliza.

Quem também tece elogios ao atendimento da saúde em Taboão é a munícipe Tauiana da Costa Sampaio, de 21 anos. “Fiz meu pré-natal na UBS Santo Onofre e desde lá, até aqui no trabalho de parto da Maternidade do Antena, fui muito bem recebida por todos os funcionários. O parto foi realizado no dia 19 de março e ganhei uma linda menina”, comemora.   

O total de atendimentos realizados no ano passado ultrapassa a marca dos 850 mil, sendo em urgência e emergência 489.667 divididos entre o Pronto Socorro do Antena, num total de 218.573 pacientes, no Pronto Socorro Infantil, 111.514 e no Pronto Atendimento Dr. Akira Tada (UPA), 159.580. Os outros atendimentos referem-se à atenção básica, somando 367.033.

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.