Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura de Taboão da Serra decreta estado de emergência após temporal

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 19/03/2015

alago

Leitor Jornal na Net Carros empilhados foi uma situação muito vista depois da forte chuva 

A Prefeitura de Taboão da Serra decretou estado de emergência no município após o temporal que caiu em toda região no começo da tarde desta quinta-feira, dia 19. Pontos de alagamentos na Rodovia Régis Bittencourt deixaram os carros embaixo d'água, além de locais que para surpresa dos munícipes não é de costume mas alagou. Os problemas com enchentes foi considerada uma das mais terríveis dos últimos anos. A chuva em Taboão começou por volta das 14h e em menos de 30 minutos, já havia relatos trágicos. 

De acordo com a prefeitura, as ruas mais atingidas foram Santa Luzia e José Soares de Azevedo, as Avenidas Getúlio Vargas e Armando Andrade, além da Rodovia Régis Bittencourt. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e assistentes sociais trabalham nas ruas atingidas na distribuição de colchões, cestas básicas e produtos de higiene, além de auxiliar na limpeza das ruas e também das casas mais afetadas. Ainda não é possível precisar com exatidão a quantidade total de pessoas atingidas e calcular os prejuízos, isso porque as equipes ainda trabalham nas ruas.  

Esse é considerado o estrago mais significativo dos últimos anos, moradores contam com a solidariedade das pessoas, uma vez que perderam tudo, comércios da região também perderam muitas mercadorias e tiveram seus estabelecimentos comerciais invadidos pela enchente além do Shopping Green, que parte da faixada não aguentou a força da chuva e desabou, ninguém ficou ferido. 

Além dos bens materiais, há informações de um homem não identificado que veio a falecer na enchente. "Um homem morreu na Rua Jose Soares de Azevedo, tentou sair do carro mas acabou desmaiando e ninguém pode ajudar, pois a água estava muito forte", disse Débora Monteiro, leitora do Jornal na Net. Também um outro homem está desaparecido. A vitima foi arrastada pela enchente no Largo do Taboão e não há noticias de localização até o momento. 

Um helicóptero Águia da PM auxiliou nos resgates, sendo por volta das 15h40, dois homens socorridos após subirem em um muro para escapar da enchente. Além da PM, o Corpo de Bombeiros também atuou na região e fez resgates em botes. No final da tarde desta quinta-feira, o cenário de Taboão da Serra era de total abandono e destruição. Carros empilhados, muita sujeira e pessoas desesperadas foram atendidas pelos serviços de emergência.  

Em Embu das Artes, as chuvas atingiram a avenida Detroit no Jardim Júlia além da avenida João Paulo I que ficou completamente bloqueada por conta da enchente. De acordo com a Defesa Civil, houve atendimentos de queda de árvore, alagamentos e um desmoronamento da parede de uma residência. Os relatos foram dos bairros do Jardim Santo Eduardo, Itatuba, Jardim da Luz e Centro. Ainda não foi possível contabilizar todas as ocorrências, uma vez que as equipes ainda estão nas ruas.  


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.