Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Em sessão agitada e com contratempos vereadores de Embu aprovam vários projetos

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 19/03/2015

sessao_18

Adriana MonteiroSessão aconteceu neste quarta-feira, dia 18, em Embu das Artes 

A sessão desta quarta-feira, dia 18, na Câmara de Embu das Artes foi pra lá de agitada, isso porque contou com a manifestação dos skatistas do município que pedem uma pista para pratica do esporte. Com gritos ensaiados, faixas e munidos de skates interromperam os trabalhos e após breve conversa a sessão prosseguiu. Além disso, a noite também foi longa uma vez que na ordem do dia trazia diversos projetos de lei, requerimentos e indicações que foram apreciadas e aprovadas pelos edis. Outro momento da sessão foi a utilização da tribuna popular, o munícipe José Rui da Silva falou de ciclovia e ciclofaixa no município. 

O vereador Pedro Valdir abraçou a causa dos skatistas e após leitura de uma carta aberta da União da Juventude Brasileira -UJB, se comprometeu que em no máximo 10 meses irá trazer uma emenda parlamentar, para a construção da pista de skate no centro do município. Essa indicação já foi apresentada pelo vereador Jefferson Siqueira, que salientou em sessão que todo esforço é bem vindo e parabenizou o vereador Pedro Valdir em evidenciar o problema e colaborar para solução. O presidente da Câmara, Ney Santos também afirmou que vai ajudar nessa luta e em conversa com os jovens pediu apenas paciência, uma vez que uma obra necessita de licitações, local para implantação e que pode demorar um pouco em razão das demais demandas. 

Os vereadores aprovaram uma extensa pauta, foram aprovadas as indicações 09/2015, de autoria do vereador João Leite que pede reforma da praça e implantação de academia pública de ginastica na rua Eunice esquina com a rua Figueira Branca, no Jardim Santo Eduardo. Também foi aprovada a indicação 14/2015, de autoria do vereador Carlinhos do Embu, que trata de estudos para implantação de guias, sarjetas e pavimentação asfáltica, na rua Doutor João Marques Mauricio, no Jardim Parque Industrial. 

Outra indicação aprovada foi a 15/2015, de autoria da vereadora Rosana Almeida, que trata da construção de area de lazer no bairro do Jardim Santa Luzia. E também a indicação 18/2015, de autoria dos vereadores Ney Santos e Clidão do Taxi, tratando da instalação de uma base da GCM, no Jardim Pinheirinho, a indicação destaca a necessidade desse equipamento, uma vez que uma unidade administrativa para 14 mil habitantes é pouco, aja visto os recorrentes relatos de insegurança no local. 

Também foi indicado ao Executivo estudos para implantação de uma creche no bairro do Itatuba, visto a necessidade dos moradores daquele bairro, a indicação 19/2015 é assinada pelos vereadores Ney Santos, Clidão do Táxi e Rosana Almeida.  

O vereador Pedro Valdir apresentou a moção de pesar pelo falecimento do Sr. Tokusuke Ota, pai do vereador de São Paulo Masataka Ota e sogro da Deputada Federal Keiko Ota. O Sr. Tokusuke faleceu aos 92 anos, no dia 16.  

Um pequeno debate aconteceu devido ao requerimento de autoria do presidente da Casa, Ney Santos, que trata de questionamentos feitos ao secretário municipal de Pró-Habitação, João Honório. Na votação quatro vereadores votaram contra o requerimento sendo eles, Doda Pinheiro, Edvânio Mendes, Gilvan da Saúde e João Leite. O vereador Ney Santos afirmou que se trata de um requerimento simples e que oferece transparecia para os munícipes, sua fala teve apoio dos demais vereadores. 

Manifestações 

As manifestações que ocorreram nos dias 13 e 15 de março foram lembradas pelos vereadores, que ressaltaram a importância da população ir as ruas e manifestar insatisfação com o atual cenário politico. Se por um lado, no dia 13 de março a CUT e movimentos sociais reuniram milhares de pessoas para protestar a favor da Petrobras por outro o povo foi as ruas no dia 15 de março contra a presidente Dilma Rousseff e alguns pedem a intervenção militar. 

O vereador Edvânio Mendes, levantou a questão e enalteceu o trabalho realizado durante anos pelo Partido dos Trabalhadores, e salientou que tem orgulho de ser do PT, além disso, o vereador fez criticas a mídia alegando que a grande imprensa tem participação efetiva nas manifestações que ocorreram no dia 15 de março, ultimo domingo. O vereador também citou os partidos PSC e PSDB para afirmar que as pessoas que foram para as ruas não são representadas por esses partidos mas sim pessoas insatisfeitas que optaram por expor suas ideias. 

Em defesa, o vereador Ney Santos ressaltou que a resposta do povo foi dada nas ruas, que os escândalos envolvendo a Petrobras começam a aparecer cada vez mais e em tom de brincadeira elogiou a coragem do vereador Edvânio Mendes em defender com tanta convicção essa questão. Já o vereador Doda Pinheiro em breve fala foi categórico em afirmar que é inadmissível acontecer um terceiro turno, e disse que as eleições já foram e nas urnas as escolhas foram as mesmas. 

Tribuna Popular 

O munícipe José Rui da Silva utilizou do espaço concedido na tribuna popular para trazer a tona o assunto da ciclovia e ciclofaixa em Embu das Artes. O morador do Jardim Silvia ressaltou a importância da utilização da bicicleta e que da mesma forma que os carros, uma bicicleta também paga impostos e os ciclistas merecem o mesmo espaço na cidade. 

Ele parabenizou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad por levantar a questão e investir em ciclofaixas e espera que o mesmo aconteça em Embu. Ele citou o transito travado em alguns momentos nas proximidades da Praça da Lagoa. O munícipe pediu implantação de ciclovia em pontos da cidade e bicicletário em todos os supermercados. 

Em defesa, o vereador Edvânio Mendes parabenizou o munícipe mas destacou que esse o projeto de lei 26/2014 já foi apresentado, aprovado e sancionado pelo prefeito municipal Chico Brito, porém a obra não foi realizada até o momento por falta de condições. "No ano passado fiz um projeto de minha autoria, que já foi sancionado pelo prefeito, mas não tem condição de fazer essa ciclovia no momento. Sabemos da importância e afirmo que o projeto de lei já foi sancionado", disse. 

O vereador Luiz Calderoni não estava presente na sessão por motivos de saúde. 

Leandro

Ciclofaixas e ciclovias são uma necessidade. Mas é complicado em um município onde autorizam transportadoras, com carretas, a se instalarem em ruas onde não cabe quase nada.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.