Prefeitos do Conisud pedem usina de lixo e hospital em visita do ministro Kassab a Itapecerica

Por Sandra Pereira | 16/03/2015

O ministro das cidades Gilberto Kassab, esteve em Itapecerica da Serra neste sábado, 14, quando foi recebido pelos prefeitos das 8 cidades que formam o Consórcio de Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud). Kassab ouviu de todos os prefeitos que é prioridade para a região a construção de uma usina de compostagem e um hospital regional. Outras propostas também foram apresentadas ao ministro na área de transporte público, área da mobilidade, moradia, saneamento e infraestrutura. Ele se comprometeu a atender os projetos como prioridade logo que haja disponibilidade de recursos. Veja fotos

 Para Itapecerica,  de acordo com o prefeito da cidade e presidente do Conisud,  Amarildo Gonçalves,o Chuvisco PMDB, a prioridade é a construção da Estrada dos Andradas e do  anel viário municipal que terá aporte de quase 4 milhões do Ministério das Cidades. Chuvisco também pediu recursos para o parque ecológico que ficará dentro do  parque da Várzea. O presidente do contou que a vinda do ministro à região aconteceu em nome do Conisud. Ele disse que esteve em Brasília no último dia 4 e convidou Gilberto Kassab para que viesse à cidade em nome dos outros 8 perfeitos.

“Não achei que o ministro fosse vir tão rápido”,  admitiu acrescentando que nunca o ministro despachou com 8 prefeitos na região deles.

A vinda de Kassab a Itapecerica da Serra também contou com a participação de deputados federais, estaduais e vereadores dos oito 8 municípios que formam o consórcio. Chuvisco disse que foi um orgulho muito grande receber todos os presentes.

O ministro Gilberto Kassab salientou que a maior preocupação dos municípios é com a questão da infraestrutura. Ele lembrou que o Ministério das Cidades surgiu há 12 anos exatamente para atender essas demandas que as cidades sozinhas não conseguem em razão do alto custo que precisa ser investido. Citou como exemplo obras de saneamento,  mobilidade, habitação  e o desenvolvimento urbano.

“Felizmente o ministério está habilitado para atender essas demandas e deixá-las na prateleira de projetos. Quando os recursos surgirem essas habilitações dos projetos fará com que eles sejam mais rapidamente atendidos”, observou.

Kassab não falou em prazos e afirmou que no caso da moradia, que é um dos principais demandas e entraves em municípios como Juquitiba e São Lourenço da Serra, que são áreas de proteção de manancial, a solução deverá ser conjunta. O ministro garantiu que vai auxiliar as cidades a fazer estudos junto com as prefeituras para encontrar áreas que possam receber esses projetos.

“Se for preciso nossas equipes irão juntos até os municípios de São Lourenço e Juquitiba. Vamos identificar e fazer os projetos de moradia de acordo com a infraestrutura disponível e deixar tudo pronto para que quando haja disponibilidade financeira eles possam ser executados”, prometeu.

Ex- presidente do Conisud e responsável direto pela sua ampliação e reconhecimento nacional, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito avaliou que a vinda do ministro é uma forma de demonstrar a força. Para ele as 8 cidades ganharam espaço e se estabelecerem dentro do Conisud comprovando que a solução de conjunta de problemas comuns é o novo caminho das políticas públicas.

Chico disse que para Embu pediu mais recursos para o projeto Minha Casa Minha Vida e para a construção do corredor empresarial que vai atender as  cidades de Embu, Itapecerica e Cotia. O projeto de cunho regional, segundo ele, vai atender a proposta de gerar mais emprego renda e desenvolvimento as três cidades.

Prefeito da menor e mais jovem cidade do Conisud, Juquitiba,  Francisco Júnior pediu que Ministério das Cidades priorizasse e o ajudasse a viabilizar ao menos a construção de 100 casas populares. Ele foi orientado pelo ministro de que encontrasse áreas onde possa implantar as moradias sem ferir a legislação ambiental. Kassab o orientou a ampliar o pedido para até 500 moradias pelo Minha Casa Minha Vida.

O grande problema é em relação às licenças ambientais da Cetesb”, lamentou Francisco Júnior.

Todos os prefeitos que acompanharam a visita do ministro fizeram um balanço positivo da sua vinda e agora  aguardam que as propostas apresentadas a Kassab sejam postas em prática com agilidade.

Comentários