Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Vacinação contra HPV acontecerá em escolas de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/03/2015

hpv_1

Ricardo VazPais precisarão autorizar aplicação da vacina nas filhas durante a aula

A partir da próxima semana, equipes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra irão até as escolas do município para fazer aplicar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A aplicação será feita durante o horário de aula, em meninas de 9 a 11 anos, mediante autorização dos pais. Em Taboão da Serra, a meta é imunizar 80% das jovens nesta faixa etária.

O intuito da campanha é minimizar os riscos de transmissão do HPV, grupo de vírus que causa verrugas e infecções na região íntima. Quando não tratada, a doença pode ocasionar o câncer de colo de útero e até a morte. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que em 2015 sujam 576 mil novos casos de câncer no país, dos quais 15 mil sejam de colo de útero.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressalta que a campanha de grande importância, uma vez que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. “A aplicação da vacina permite que o organismo destas meninas se prepare e crie anticorpos para quando houver contato com o vírus ele possa protegê-las e, assim, minimizar os riscos de transmissão do HPV” – explica.

A vacina também já está disponível nas 12 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Para receber a primeira dose, basta ir ao posto de saúde, acompanhada por um responsável, levar a carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão do SUS. 

Quem só tomou a primeira dose no ano passado e tem de 11 a 13 anos também poderá aproveitar a campanha para tomar a segunda dose. O mesmo é valido para as meninas já completaram 14 anos.

Este ano, mulheres de 9 a 26 anos que vivem com o vírus HIV também receberão a vacinada. Elas serão comunicadas pela Clínica de DST e Hepatites Virais sobre a data da vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, o público foi incluído este ano devido à probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.

Para a proteção contra o vírus HPV são necessárias à aplicação de três doses da vacina. A segunda dose será aplicada em seis meses, ou seja, em setembro e o reforço deverá ser feito cinco anos após a primeira dose.


03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.