Mês da Mulher em Embu das Artes: empreendedorismo feminino em alta

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/03/2015

Francilei Firmino Gomes, 35, conhecida como Fran, é um exemplo para muitas mulheres que estão pensando em abrir o seu próprio negócio.  Cheia de vontade e determinação, assim que deixou o seu emprego numa loja de celular, decidiu que dali em diante passaria a investir mais nela. “Porque o conhecimento e o aprendizado ninguém tira da gente”, como a mesma define.

Indicada por um amigo, pegou empréstimo no Banco do Povo para realizar o sonho de ter uma esmalteria. Em agosto de 2013, inaugurou a Las Marias, que fica no número 91 da Estrada São José, no Jardim São Marcos. “Esse nome é uma homenagem a todas as mulheres” – declara, orgulhosa.

O espaço oferece serviços de manicure e pedicure, cabeleireiro e estética (limpeza de pele, depilação, banho de lua, drenagem linfática e bandagem).  Três funcionárias atendem os clientes – em média, 10 por dia, inclusive homens - junto com Fran. A divulgação é totalmente boca a boca.

Francilei faz parte de um grupo que vem crescendo nos últimos anos: o da mulher empreendedora. Segundo dados do Banco do Povo de Embu das Artes, 54% dos empréstimos concedidos são para o sexo feminino, enquanto 46% para o masculino.

Casada, mãe de quatro filhos, Fran quer muito mais. Já está programando sua mudança para um lugar maior e pensa em estender o expediente até meia noite para que mais pessoas possam ser atendidas. “Quem trabalha em São Paulo, vai ao salão de lá, mas, quem mora aqui no bairro, não tem onde se cuidar porque todos fecham cedo” – afirma.

Segundo Fran, no começo tudo foi muito difícil, mas com o tempo as coisas foram melhorando e as pessoas reconhecendo o seu trabalho. Inclusive seu marido, Antonio Marcos, que passou a acreditar mais na sua capacidade e hoje apoia a iniciativa da esposa.  

Na terça, 3/3, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes e primeira dama, Daniela Santos de Almeida Brito, esteve no salão, junto com sua equipe, para um café da tarde, onde pode comprovar a excelência do trabalho de Fran, que fez suas unhas enquanto dava entrevista. Na ocasião, Hugo Prado representou o prefeito Chico Brito.

Para saber mais sobre o Banco do Povo, clique aqui.  

Comentários