Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Governo de Embu das Artes capacita servidores em parceria com OAB

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/03/2015

oab

Guego

Servidores públicos municipais e advogados participaram da palestra A Política da Assistência Social, de Tânia Cristina Messias Rocha, especialista em Violência e Gestão, e Diogo Alves Sampaio, diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Baixada Santista, em 5/3, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Embu das Artes.

O encontro foi aberto pelo vice-presidente da OAB local, Leandro Rizek Digaich, contando com a participação do secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval Teixeira Junior, da secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, dos advogados Simone Maia Maselli, da Comissão de Cultura e Eventos, e Ricardo Maia Maselli, tesoureiro, de Norma Abdo, diretora de Previdência, entre outros.

“Fizemos uma pareceria com a Ordem para realizar uma palestra por mês. A proposta é a de aprimoramento dos serviços jurídicos, mas as palestras estão abertas a todos os servidores que exerçam atividades relacionadas ao tema do mês. Neste é a assistência social”, informou o secretário de Assuntos Jurídicos. A capacitação do servidor público municipal e sua valorização são propostas para aprimorar serviços de atendimento à população, adotadas pelo prefeito Chico Brito, sociólogo, que começou sua vida pública atuando no setor na cidade.

Na sua palestra, Tânia Rocha declarou considerar que a assistência social deve ser exercida a partir de três ações: a ação política, a exemplo do próprio evento, a disseminação do que é hoje assistência social, que deixou de ser assistencialista, e a gestão. Já, Diogo Sampaio apresentou um diagnóstico da cidade, montado sobre dados disponíveis e que serviu de base para fazer suas considerações. “É o momento da profissionalização da assistência social”, afirmou, acrescentando que é preciso ter clareza na informação, que deve ser computada para subsidiar ações mais eficientes.

A servidora Amanda da Silva Dias, assistente social no Cras Pinheirinho, declarou que aprendeu muito com os dois expositores de Política da Assistência Social. “Importante a Vigilância Socioassistencial para reconhecimento das áreas de maior vulnerabilidade”, afirmou.

Observatório de Políticas Sociais

 “Este ano é importante, é de finalização do Plano Decenal. Nós temos de prestar contas de 75 metas do plano e planejar até o fim do ano o que vamos fazer para concluir. Considero quatro pontos fundamentais: a universalidade, sendo que desde 2003/4, quando o Sistema Único foi implantado, deu acesso a serviços e direitos; a descentralização de serviços; o controle social com participação da sociedade civil e governo e, por fim, a base científica. Neste contexto, implantamos neste ano o nosso Observatório de Políticas Sociais, o primeiro da região. Esses são os quatro pontos importantes da nossa política e do Plano Decenal”, declarou Roberta Santos.

Segundo ela, hoje a assistência social, dentro do Centro de Referência da Mulher (CRM), Centro de Referência do Idoso (CRI), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), conta com a colaboração do profissional de direito. “As pessoas que estão aqui são as mais comprometidas com o social”, finalizou.

Programa de Aproximação do Advogado

O vice-presidente da OAB destacou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Prefeitura desde novembro de 2014 para atendimento ao Programa de Aproximação do Advogado (PAA), que teve início em 2013, com coordenação de Ana Paula Bach. Com o sucesso da iniciativa, mais dois advogados passaram a realizar atendimentos gratuitos à população. “O programa facilitou o acesso da população ao defensor público (advogado gratuito) e, através dele, também são realizadas palestras sobre direitos, ampliando acesso ao Judiciário”, informou a assessora. A OAB local atende  50 pessoas/dia, a maioria de direito de família (divórcio, pensão alimentícia, violência doméstica).

 

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.