Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Fernando Fernandes acompanha ação de combate à dengue

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/03/2015

dengueff

Ricardo VazCampanha distribuiu folhetos com informações para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti

Funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra se mobilizaram e aderiram, no dia 28 de fevereiro, a campanha “Combate a Dengue: Eu faço parte!”, organizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Defesa Civil e demais secretarias municipais.

Cerca de 250 servidores e voluntários saíram às ruas, espalhados em 29 áreas da cidade, para levar esclarecimentos aos taboanenses. De porta em porta, foram entregues materiais explicativos, como folders e panfletos, sobre a prevenção e cuidados a serem tomados no combate à doença e proliferação do Aedes aegypti, além dos principais sintomas da dengue. 

O prefeito Fernando Fernandes, que acompanhou de perto a mobilização, fez questão de frisar sobre a importância da ação. “Queremos chamar a atenção do maior número de pessoas possíveis. Se cada um fizer sua parte, conseguiremos amenizar a situação”, diz. “Com posse de informações esclarecedoras e orientações conseguimos identificar os possíveis focos da dengue e tomar as precauções. Pequenas mudanças de hábito são essenciais para combater o transmissor”, finaliza.

Os moradores também foram informados sobre o fumacê, a nebulização de inseticida para matar os mosquitos adultos enquanto estão voando. Foram repassados alguns cuidados necessários durante a aplicação.

Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a ação serviu para alertar os taboanenses sobre as providências a serem tomadas dentro de casa, onde está a maioria dos criadouros do mosquito. “A fêmea do Aedes se reproduz em qualquer recipiente que possa acumular água, explica.

A Prefeitura também criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal atrelado à Ouvidoria para que os moradores possam fazer denúncias, esclarecer dúvidas ou obter informações sobre o combate à doença. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos. Cansaço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo também podem aparecer. Em caso de suspeita da doença, os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo e beber bastante líquido, principalmente água e soro caseiro. É importante não tomar remédio por conta própria.

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

10/09/2018

Começa a valer suspensão da venda de 26 planos de saúde

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.