Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Arteris e ANTT desmentem shopping Taboão sobre a alça de saída para Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 6/03/2015

marcos

Arquivo Jornal na Net Vereador Marcos Paulo levantou o assunto novamente na sessão de terça-feira

A novela que se transformou a construção da alça de saída do shopping Taboão sentido Embu das Artes parece que não tem data para acabar. Questionada pelo Jornal na Net, a assessoria de imprensa do Shopping Taboão informou que os projetos foram protocolados nos prazos estabelecidos pelo TAC e aguardam a aprovação formal da Arteris, entretanto, a declaração é negada pela Arteris e também pela ANTT, que dizem que o projeto não foi enviado e que segundo o shopping será encaminhado até o final de março. 

A alça de saída é uma reclamação antiga dos munícipes que sofrem com o transito caótico em Taboão da Serra. O shopping deveria ter feito a construção antes mesmo da inauguração e das adequações de espaço que são feitas há anos, a alça deveria constar no projeto inicial mas o que se sabe é que não aconteceu nada do que deveria ser. Desde a abertura  muitas ampliações são feitas e a população cobra uma posição dos vereadores. 

Vale ressaltar que o vereador Marcos Paulo presidiu uma Comissão Especial de Acompanhamento, que foi criada para cobrar explicações da alça, e durante os trabalhos da comissão, representantes do shopping foram até a Câmara Municipal e se comprometeram a construir a alça até setembro deste ano. Porém poucas pessoas tem acesso ao projeto, que é tratado em silêncio, os vereadores não tem informações de custo da obra e outros detalhes do projeto. O assunto chega a ser sigiloso até mesmo quando questionados por intermédio da assessoria de imprensa, que sempre repassa respostas evasivas e sem detalhes precisos. 

Nas ruas boa parte da população taboanense e região desacreditam que o shopping vai cumprir os prazos e que a alça de saída será construída. Os vereadores de Taboão já são cobrados pelas promessas feitas por parte do estabelecimento. Nesta semana novamente o assunto pautou a sessão ordinária do legislativo, os vereadores ameaçaram abrir uma CPI contra o empreendimento, o vereador Marcos Paulo afirmou que a Câmara "não tem menino" e que não vão esquecer das promessas, a discussão foi endossada pelo presidente da casa, Cido da Yafarma, que apoiou a abertura da CPI.  

Em nota ao Jornal na Net, o shopping garante que os prazos serão cumpridos. "Protocolamos os projetos nos prazos estabelecidos pelo TAC firmado junto a PMTS e estamos aguardando a aprovação formal da concessionária da Rodovia para iniciarmos a obra. Os projetos funcionais já foram liberados e já estamos finalizando os projetos executivos."

Procurados pela reportagem do Jornal na Net, a Autopista Régis Bittencourt nega que tenha recebido o projeto para aprovação e que teria sido informada que até o final de março vão receber o projeto por parte do shopping.  “A Autopista Régis Bittencourt informa que o Shopping Taboão se comprometeu a entregar os projetos para análise e manifestação da Concessionária até o final de março”, disse em nota. A ANTT também negou ter recebido o projeto. "Informamos que a Autopista Régis Bittencourt ainda não recebeu projeto referente à alça de acesso do Shopping Taboão para analisar e encaminhar à ANTT."

Segundo o Ministério Público, o Shopping Taboão teria até 16 de setembro de 2014 para entrega do projeto com detalhes com relação ao cronograma das obras e até setembro de 2015 a alça de saída deverá ser entregue, conforme compromisso firmado entre o Shopping Taboão e a Prefeitura Municipal, no entanto, o primeiro prazo foi descumprido em 2015 e há fortes chances do segundo prazo sofrer atrasos. 

A questão da alça de acesso foi esquecida por mais de uma década até que um munícipe, o Nilton Esteves, sindico do Condomínio Rural Jardim Iolanda fez uma cobrança ao Ministério Público, e por intermédio dessa cobrança foi celebrado um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Taboão e o shopping, que firmou o acordo da construção da alça antes mesmo da ampliação do espaço. Esse acordo foi firmado na gestão passada, com o então prefeito Evilásio Farias, mas até o momento o TAC não foi cumprido.    


28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

27/04/2017

Uber vai incentivar compartilhamento de carros no dia da greve

A Uber vai incentivar o compartilhamento de carros em São Paulo na sexta-feira. Várias...

20/04/2017

Audiência pública na Câmara Municipal discute polêmica de convivência

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta...

09/04/2017

Administração Jorge Costa pavimenta estrada no Potuverá em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio de uma parceria com a iniciativa privada,...

09/04/2017

Avenida de Taboão ganha faixa reversível em caráter experimental

Uma faixa reversível foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão...

09/04/2017

Taboão implanta selo de qualidade no transporte público

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar...

09/04/2017

Autopista Régis Bittencourt implanta nova passarela em Itapecerica

A Autopista Régis Bittencourt realiza a implantação de uma nova passarela na BR-116/SP, na...

06/04/2017

Motorista de caminhão colide com 12 veículos e atropela idosa em Taboão da Serra

Um acidente provocado por um caminhão causou pânico na tarde desta quinta-feira (06), na Rua...

05/04/2017

Prefeitura de Taboão convoca moradores que trabalham com UBER para cadastro

 

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra está convocando...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.