Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu-Guaçu comemora 50 anos de emancipação com diversos eventos na cidade

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 5/03/2015

embu_guacu

Assessoria de ImprensaO municipio de Embu-Guaçu tem pouco aproximadamente 73 mil habitantes 

O município de Embu-Guaçu comemora o cinquentenário de emancipação politico-administrativa da cidade-mãe Itapecerica da Serra, com diversos eventos espalhados pela cidade. Embu-Guaçu faz aniversário no dia 28 de março e os meses de março e abril foram programados com inaugurações, eventos esportivos, eventos culturais e religiosos, shows artisticos e festas tipicas para oferecer aos munícipes muitas novidades. 

Nesta semana acontecerá dois importantes eventos, o Baile da Saudade acontecerá nesta sexta-feira, dia 06, no Centro de Convivência do Idoso (CSU) às 14h, na rua Egas dos Santos, 181, no Jardim São Paulo. 

No domingo, dia 08 de março, dia da mulher, acontecerá o 'Família na praça com dia da mulher', com atividades culturais, brincadeiras, apresentações artísticas e outros entretenimentos voltados para a mulher e toda a população. O evento será na Praça Inácio Pires de Moraes, no Centro, das 10h às 18h. 

História 

No final do século XVIII, o casal de sertanistas, José Pires de Albuquerque e Emília Pires de Moraes Pedroso, chega a Embu Guaçu e, impressionado com a beleza da região, ergue a primeira casa feita de taipas, próximo ao Rio Santa Rita (hoje patrimônio da família Svartman, fundadora da primeira indústria a “Indústria Química Paulista S/A”). A vila cresceu com a chegada de imigrantes no início de 1900. Em 1920, José Pires de Albuquerque constrói a primeira indústria de farinha de mandioca. Em 1929, chega a ferrovia em Embu Guaçu, com o ramal Mairinque/Santos, da Estrada de Ferro Sorocabana.

Em 1932, Benedito Roschel de Moraes inaugura a primeira casa comercial. O povoado vira Distrito em 1944, pelo Decreto Lei nº 14.334/44, mas ainda faz parte do município de Itapecerica da Serra, ficando com uma área de 171 km². Emancipada, as eleições ocorreram em 07/03/1965. Em 28 de março de 1965, ocorreu a primeira legislatura, com posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, conquistando assim sua emancipação político-administrativa. 

Atualmente, Embu-Guaçu possui uma população de aproximadamente 73 mil habitantes. E é administrada pelo prefeito Clodoaldo Leite da Silva (PMDB). 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.