Embu das Artes recebe projeto “Cor e Som” da Pintura Solidária no dia 8 de março

Por Assessoria de Imprensa | 5/03/2015

O projeto ‘Cor e Som’, da Associação Cultural Pintura Solidária com patrocínio da CCR Via Oeste e Unimetal, chega à cidade de Embu das Artes, no próximo dia 8 de março, domingo, e integra a programação do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura do município, através do Fundo Social de Solidariedade.

Contemplado por meio da Lei Rouanet (PRONAC 148742), com aporte das empresas CCR Via Oeste e Unimetal, o projeto 'Cor e Som' tem como proposta realizar oficinas de pintura, gratuitamente, em praças públicas do interior do Estado de São Paulo, integrando apresentações de música erudita com a orquestra Jonicler Real, tendo como objetivo a inclusão social e a ampliação do acesso à cultura.

O evento tem início às 9h, no Largo 21 de abril, em frente à Igreja Velha, com apresentação da Orquestra Jonicler Real programada para ocorrer às 10h. A oficina de pintura aberta ao público acontece das 9h às 14h.

A Orquestra Sinfônica , sob a batuta do maestro Jonicler Real se apresentará com a participação de 30 músicos entre 16 e 30 anos e repassará repertório eclético que vai do pop ao rock, do clássico ao samba. O público poderá conferir músicas de Mozart, Brahams, além do clássico 'Rock around the clock (Bill Haley & His Comets), e temas de filmes como Missão Impossível. Haverá ainda a participação da solista Drusila Marques que interpretará a canção 'Tocando em frente' de Almir Sater. A apresentação terá aproximadamente 1h de duração. Segundo o maestro Jonicler Real, essa parceria com a Pintura Solidária foi de fundamental importância para a disseminação da cultura ligada a arte áudio visual. "Essa junção das artes traz um benefício maravilhoso e contribui muito para o aprendizado daqueles que estarão ouvindo música enquanto participam das oficinas de pintura", comenta o maestro.

Segundo Vera Lúcia Viudes Petrocchi, presidente da associação, o projeto 'Cor e Som' tem recebido total apoio das cidades por onde ele irá passar. "O objetivo da Pintura Solidária é dar uma colorido a mais na vida das pessoas, e agora estamos unindo a música a tudo isso. De acordo com ela, nesses onze anos de atividades já foram feitos mais de 50 mil atendimentos, passando por mais de 80 instituições da cidade, além de ações nas empresas, escolas e espaços públicos. “Crescemos bastante, estamos cada vez mais estruturados e as pessoas estão abraçando a nossa causa”, comenta. Hoje a associação conta com onze profissionais e mais de 25 voluntários. “Esse sucesso se dá também graças aos nossos parceiros, em especial a CCR Via Oeste e Unimetal, que acreditam e investem no nosso trabalho”, ressalta. 

Pintura Solidária

Criada em 2003, a ONG Associação Cultural Pintura Solidária ‘Vamos Colorir a Vida’, é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em qualquer situação de vulnerabilidade social. Mensalmente realiza, em média, 12 mil atendimentos. Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades. Todo o material é fornecido de forma gratuita para as instituições (pincéis, tintas atóxicas, painéis, placas de Eucatex e demais materiais). Além disso, todos os produtos artísticos das oficinas ficam com os assistidos. Outras informações no site www.pinturasolidaria.org.br ou no telefone (15) 3233-6518.


SERVIÇO:

Projeto 'Cor e Som' 

Data: 8 de março, domingo 

Horário: Das 9h às 14h - Oficina de pintura gratuita 

              10h - Apresentação da Orquestra Jonicler Real

Local: Largo 21 de abril, em frente à Igreja Velha

Comentários