Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde da mulher: mamografia supera metas em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/03/2015

mamografia

GuegoA cidade tem ultrapassado a meta nos últimos quatro anos na realização do exame de mamografia

Uma boa notícia para se comemorar no Dia Internacional da Mulher: Embu das Artes superou a meta estipulada pelo governo federal no número de exames de mamografia para controle do câncer de mama. Em 2014, foram  9.475 mulheres, de 50 a 69 anos, que fizeram o exame. Elas representam metade da população feminina de 50 a 69 anos residente na cidade, ou seja, 19.151, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicam o índice de 0,42, acima do 0,32 estipulado para áreas de proteção do Estado no ano.

A cidade tem ultrapassado a meta nos últimos quatro anos na realização do exame de mamografia: 0,37 em 2011, acima da meta estadual de 0,31; 0,36, em 2012; 0,42, em 2013, ou 8.967 mulheres, e novamente 0,42 em 2014, números acima do 0,32 determinado para esse período. Esse levantamento vem sendo feito desde 2010, quando ocorreram mudanças na elaboração da estatística feita pelo Ministério da Saúde, que antes não incluía determinados itens.

A computação dos dados do atendimento feito a essas mulheres, no exame e a partir dele, com os devidos encaminhamentos ao médico solicitante e a outros especialistas e setores, dependendo dos resultados, está sendo realizado pela UBS e Secretaria de Saúde. Na Unidade Básica de Saúde Santa Tereza, uma das UBSs de maior fluxo de atendimento na cidade, a gerente, Maria Dolores de Figueiredo Jacinto, ginecologista, afirma que em 2014 cerca de 10% dos resultados do exame indicou nódulos, mas as lesões mamárias não são necessariamente câncer. “As que apresentaram esse quadro são todas encaminhadas para mastologia, novos exames e tratamento, como o Centro de Especialidades e Hospital Pirajuçara”, diz.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.