Atleta de Embu das Artes Tiago Nascimento treinará marcha atlética na Europa

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/03/2015

O talento da marcha atlética, Tiago do Nascimento Fonseca, 25 anos, morador de Embu das Artes e atleta da Prefeitura, viaja dia 3 de março para Madri, onde será preparado pelo professor espanhol José Antonio Quintana, considerado o melhor treinador da modalidade na Espanha, pois seu grupo sempre emplaca pelo menos um competidor entre os 10 melhores do mundo. O atleta ficará 3 meses se aperfeiçoando no Centro de Alto Rendimento.

“Quintana me conheceu durante minha participação no circuito europeu e, também por conta do intercâmbio que tive com atletas de outros países, surgiu esse convite para treinar na Europa”, disse Tiago.

Com a estada internacional, estará mais concentrado e intensificará os treinos, acumulando esta experiência a outras que já teve, como na Colômbia, onde treinou por 1 mês em setembro de 2014, a uma altitude de 2.500m, e em Portugal, em 2012, trabalhando 22 dias por lá.

Para 2015, o marchador se apronta para muitas competições. Irá encarar as etapas do Circuito Mundial de Marcha em 10 de abril (República Tcheca) e 18 de abril (Portugal) e na cidade espanhola de La Coruña em 4 de junho. “Nesses campeonatos estão os melhores do mundo, o que serve de preparação para grandes competições”, destacou o atleta.

Mais à frente, em 14 de maio, disputará o Troféu Brasil, que ocorre no Ibirapuera, em São Paulo. “Espero estar entre os 5 primeiros do País”, revelou.

Tiago já foi 8 vezes campeão dos Jogos Regionais, medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior e ganhou vários estaduais da modalidade adulto.

Atleta da Prefeitura de Embu das Artes, integrado em projetos como Esporte Cidadão, Talento Esportivo e Bolsa Atleta,  também recebe apoio da Art Fitness, e quer ser o primeiro esportista de Embu das Artes a ir para uma Olimpíada. Para isso, terá que estar entre os três melhores do ranking brasileiro em 2016.

Um esporte a crescer

Vindo de família humilde, Tiago é um exemplo de como o esporte, além da sua função educativa e de formação, abre um mundo de possibilidades para jovens com potencial e talento. “Eu poderia estar desviado do bom caminho, mas sempre tive apoio da família, nunca faltou o essencial”, falou.

Iniciou no atletismo em 2001 e entrou na marcha em 2002. Insistiu na modalidade e em 2008 ingressou como atleta da Prefeitura de Embu das Artes. O marchador atualmente também é treinado por Adauto Domingues, do BMF Bovespa (São Caetano).

A marcha atlética ainda é discriminada, o investimento é baixo e é pouco divulgado no País. Apenas 80 atletas são praticantes desta modalidade no Brasil.

Comentários