Saúde de Embu das Artes realiza monitoramento vacinal em março

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/03/2015

A Secretaria de Saúde vai realizar o monitoramento rápido de cobertura vacinal no sábado dia 7/3 que faz parte do Programa Nacional de Imunizações. As 16 unidades de saúde do município disponibilizarão equipes neste dia para realizar um monitoramento em uma rua escolhida do bairro. O objetivo é detectar crianças suscetíveis ao sarampo e à pólio através de amostragem estatística de 50 crianças por UBS.

Após a escolha aleatória da rua, a equipe passa de casa em casa em busca de crianças entre 6 meses completos até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e solicita a carteirinha de vacinação. Aquelas que não estiverem em dia, receberão na hora a vacina que está faltando para que a criança fique com suas vacinas em dia.

A Secretaria de Saúde solicita aos moradores que colaborem com a campanha. Todos os servidores estarão devidamente identificados.

 O Sarampo

No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão do vírus do sarampo desde 2000. Porém, o Ministério da Saúde confirmou vários casos importados de sarampo entre os anos de 2001 e 2013. Em 2010, foram confirmados 68 casos, em 2011, foram confirmados 43. Em 2012, foram confirmados casos em Pernambuco e São Paulo. Em 2013, foram notificados 621 casos suspeitos e 220 confirmados , sendo este número cinco vezes maior que em 2011.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.

A poliomielite

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A pólio foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo. A doença é causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

Comentários