Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Secretária de Saúde alerta sobre surto de Dengue e pede ajuda da população

Por Sandra Pereira | 26/02/2015

dengue_2

Sandra PereiraEncontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 26, na Câmara Municipal 

Um alerta grave dos governos federal, estadual e municipal foi transmitido hoje na Câmara Municipal de Taboão da Serra durante a audiência pública temática convocada para debater a Dengue. De acordo com a secretária de Saúde de Taboão, Drª Raquel Zaicaner, já é dado como certo que o Brasil vai enfrentar nos próximos meses o pior surto de Dengue da sua história. A mesma situação é esperada para Taboão e todas as cidades vizinhas. Por conta disso é essencial a participação dos moradores no combate a proliferação do mosquito transmissor da doença. No sábado, 28, Taboão fará um mutirão contra a doença nos 29 distritos da cidade com a participação de servidores efetivos, livre nomeados e voluntários.

“A Dengue veio em 2015 antes do período esperado. Normalmente ela aparece  15 dias após carnaval porque é quando as pessoas viajavam e se aglomeram. Estamos num período de alerta. Todo mundo tem que contribuir ou todos  sofreremos”, avisou Raquel Zacainner, lembrando que uma fêmea do mosquito transmissor da Dengue pode contaminar até 300 pessoas.

A secretária alertou que 80% dos criadouros de mosquito transmissor da Dengue não estão nas vias públicas ou terrenos baldios mas sim dentro das casas das pessoas. Ela pede que todos os moradores se mobilizem e compreendam a importância de combater o problema. O apelo feito por ela foi de pronto atendido pela vereadora Joice Silva, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, responsável pela audiência pública. Em 2014  Taboão registrou 1.100 notificações da doença e confirmou mais de 800 casos. Esse ano já são 47 casos notificados, 5 confirmados, 8 descartados e 24 em investigação.

“O inimigo mora com a gente e não na rua. Ele está nas bandejas que ficam nas portas das geladeiras, lajes, tampas de recipientes, vidro no muro. Cada um tem que cuidar da sua casa e conscientizar os vizinhos sobre a importância de fazer o mesmo. Se todos fizermos a nossa parte vamos sofrer menos”, disse Raquel Zacainner.

Segundo ela a mosquita que transmite a Dengue está se adaptando e já se reproduz em água suja, salgada e até no frio. Em 45 dias de vida uma única mosquita pode contaminar até 300 pessoas. A fêmea do Aedes aegypti anestesia a pele antes da picada. De acordo com a secretária a mosquita age nas pernas e por essa razão usar calça jeans também é uma forma de prevenção.
“Existem tantos criadouros dentro de casa que as pessoas nem prestam mais atenção. Todo mundo tem criadouro em casa. Não tem tratamento para a Dengue. O médico trata os sintomas. O único tratamento é hidratação. Beber líquido, usar calça comprida, usar repelente e se hidratar sempre são as recomendações que todos devem seguir”, afirmou.

A secretária adiantou que no próximo sábado, das 10h ao meio dia um exército de 300 pessoas treinadas para combater a dengue vão levar orientações e material sobre o tema para todas as regiões de Taboão. Ela disse que no site da prefeitura de Taboão haverá link para quem quer ser voluntário. Quem participar vai receber adesivo para colocar na fachada de casa.

“Em saúde não tem lado. Não pode existir oposição ou situação. O lado tem que ser da vida. Os poderes trabalham para que as pessoas tenham melhores condições de vida. Todos os poderes têm o mesmo objetivo. A participação da Câmara nesse processo mostra a maturidade e querer o bem estar dos cidadãos”, analisou.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, falou da necessidade da prefeitura atuar a fim de impedir que terrenos da cidade continuem sendo alvo de especulação imobiliária enquanto servem de criadouro ideal para insetos em geral. Antes da comissão de
Saúde da Casa ser eleita ele já havia agendado a audiência.

Segundo a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Joice Silva, a audiência foi marcada para iniciar uma campanha de prevenção o mais cedo possível em Taboão da Serra. “Temos dados que a doença pode ter um pico em todo Brasil neste ano, inclusive as notificações começaram mais cedo neste ano. Queremos desenvolver uma campanha para alertar a população o quanto antes”.

Secretaria  de Saúde disponibilizou técnicos da saúde para participar de reuniões com finalidade de esclarecer população sobre como prevenir a doença. Também disponibilizou o disque Dengue que pode ser acionado pelo telefone  4788-5690.   

Os vereadores Joice Silva, Érica Franquini, Cido da Yafarma, Professor Moreira e Ronaldo Onishi participaram da audiência.
10º

Cristiane Barreto

Nem a população ajuda, nem a prefeitura Tenho um vizinho com quintal imundo, cheio de entulhos e folhas acumulados. No início de dez/2014, solicitei ajuda à PBH e até hoje nada. O máximo que fizeram foi visitar o local e autuar o proprietário. Tenho cobrado providências toda semana e sempre postergam a fiscalização. O pior é que já matei 4 pernilongos da dengue em 2 semanas, acredita?! E o surto ta aí

Daniel

Segue um dos materiais sobre o alerta da dengue. Vou tentar localizar vídeo no YouTube. Att Virginia

bruna stefania

Se já sabiam desse surto pq sóvieram falar dele agora porque não teve alerta para a população. E algo estudadoque ele se reproduz em aatua suja e salgada onde ocorreu i primeiro caso

Érica Rebelo

Já que sabem que vai ter surto porque não passam o veneno, que eu saiba este ano não passou nenhuma vez aqui na rua.

Angelica

A prefeitura passou o veneno, porém se a população não cuidar do próprio quintal isso não resolve. Trabalho em um centro de saúde e nesse ano a prefeitura já passou algumas vezes o veneno.. Posso confirmar isso... A dengue é responsabilidade da prefeitura e da população..

Sandra Elisabete Castello

Assim como o Marcão, gostaria de saber se houve algum estudo sobre a mosquito não se reproduzir em água salgada, e é bom explicar que àgua suja não significa água com terra, pedra ou outro tipo de sujeira, o mosquito não se reproduz em água que contenha produtos químicos como: detergente, água sanitária, cloro. Eu trabalho neste setor há 15 anos.

Sergio

Por que o governo do estado não subsidia, de forma emergencial, os inseticidas para o combate à esta praga?

Marcao

Gostaria de saber de onde a secretária obteve a informação que o mosquito se reproduz até em água salgada, existe algum estudo científico que comprova isso?

yvonne

Por que as Prefeituras não veem a possibilidade do antigo "fumasse" que existia antigamente e eliminavam muitos mosquitos?? Seria algo a pensar..

silvana mara noronha alves

más passei no concurso de 2013 como agente comunitaria da saude más dis que não tem verba para contratar agente comunitária poderia ajudar estou desmpregada a 6 anos desde que sai da zona azul estou no aguarso

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.