Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Secretária de Saúde alerta sobre surto de Dengue e pede ajuda da população

Por Sandra Pereira | 26/02/2015

dengue_2

Sandra PereiraEncontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 26, na Câmara Municipal 

Um alerta grave dos governos federal, estadual e municipal foi transmitido hoje na Câmara Municipal de Taboão da Serra durante a audiência pública temática convocada para debater a Dengue. De acordo com a secretária de Saúde de Taboão, Drª Raquel Zaicaner, já é dado como certo que o Brasil vai enfrentar nos próximos meses o pior surto de Dengue da sua história. A mesma situação é esperada para Taboão e todas as cidades vizinhas. Por conta disso é essencial a participação dos moradores no combate a proliferação do mosquito transmissor da doença. No sábado, 28, Taboão fará um mutirão contra a doença nos 29 distritos da cidade com a participação de servidores efetivos, livre nomeados e voluntários.

“A Dengue veio em 2015 antes do período esperado. Normalmente ela aparece  15 dias após carnaval porque é quando as pessoas viajavam e se aglomeram. Estamos num período de alerta. Todo mundo tem que contribuir ou todos  sofreremos”, avisou Raquel Zacainner, lembrando que uma fêmea do mosquito transmissor da Dengue pode contaminar até 300 pessoas.

A secretária alertou que 80% dos criadouros de mosquito transmissor da Dengue não estão nas vias públicas ou terrenos baldios mas sim dentro das casas das pessoas. Ela pede que todos os moradores se mobilizem e compreendam a importância de combater o problema. O apelo feito por ela foi de pronto atendido pela vereadora Joice Silva, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, responsável pela audiência pública. Em 2014  Taboão registrou 1.100 notificações da doença e confirmou mais de 800 casos. Esse ano já são 47 casos notificados, 5 confirmados, 8 descartados e 24 em investigação.

“O inimigo mora com a gente e não na rua. Ele está nas bandejas que ficam nas portas das geladeiras, lajes, tampas de recipientes, vidro no muro. Cada um tem que cuidar da sua casa e conscientizar os vizinhos sobre a importância de fazer o mesmo. Se todos fizermos a nossa parte vamos sofrer menos”, disse Raquel Zacainner.

Segundo ela a mosquita que transmite a Dengue está se adaptando e já se reproduz em água suja, salgada e até no frio. Em 45 dias de vida uma única mosquita pode contaminar até 300 pessoas. A fêmea do Aedes aegypti anestesia a pele antes da picada. De acordo com a secretária a mosquita age nas pernas e por essa razão usar calça jeans também é uma forma de prevenção.
“Existem tantos criadouros dentro de casa que as pessoas nem prestam mais atenção. Todo mundo tem criadouro em casa. Não tem tratamento para a Dengue. O médico trata os sintomas. O único tratamento é hidratação. Beber líquido, usar calça comprida, usar repelente e se hidratar sempre são as recomendações que todos devem seguir”, afirmou.

A secretária adiantou que no próximo sábado, das 10h ao meio dia um exército de 300 pessoas treinadas para combater a dengue vão levar orientações e material sobre o tema para todas as regiões de Taboão. Ela disse que no site da prefeitura de Taboão haverá link para quem quer ser voluntário. Quem participar vai receber adesivo para colocar na fachada de casa.

“Em saúde não tem lado. Não pode existir oposição ou situação. O lado tem que ser da vida. Os poderes trabalham para que as pessoas tenham melhores condições de vida. Todos os poderes têm o mesmo objetivo. A participação da Câmara nesse processo mostra a maturidade e querer o bem estar dos cidadãos”, analisou.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, falou da necessidade da prefeitura atuar a fim de impedir que terrenos da cidade continuem sendo alvo de especulação imobiliária enquanto servem de criadouro ideal para insetos em geral. Antes da comissão de
Saúde da Casa ser eleita ele já havia agendado a audiência.

Segundo a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Joice Silva, a audiência foi marcada para iniciar uma campanha de prevenção o mais cedo possível em Taboão da Serra. “Temos dados que a doença pode ter um pico em todo Brasil neste ano, inclusive as notificações começaram mais cedo neste ano. Queremos desenvolver uma campanha para alertar a população o quanto antes”.

Secretaria  de Saúde disponibilizou técnicos da saúde para participar de reuniões com finalidade de esclarecer população sobre como prevenir a doença. Também disponibilizou o disque Dengue que pode ser acionado pelo telefone  4788-5690.   

Os vereadores Joice Silva, Érica Franquini, Cido da Yafarma, Professor Moreira e Ronaldo Onishi participaram da audiência.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.