Sessão Solene celebra em clima festivo 56 anos de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 25/02/2015

A sessão solene em comemoração ao aniversário de 56 anos de Taboão da Serra realizada nesta terça-feira, 24, no Cemur, reuniu pela primeira vez os chefes dos três Poderes no município e foi marcada pela emoção. O presidente do Legislativo, José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, recebeu o prefeito Fernando Fernandes e o juiz da vara Criminal de Taboão da Serra Dr. Guilherme Lopes Alves Lamas. Os três destacaram a importância da data para a cidade e sua população. Também falaram dos anseios em relação ao futuro do município que se aproxima dos 60 anos.  O presidente da Câmara pregou a importância da atuação conjunta e harmônica entre os poderes para conquista do modelo de sociedade que as pessoas almejam - veja fotos

Anfitriões da festa os vereadores receberam autoridades, convidados e homenageados que receberam a medalha 19 de Fevereiro, criada para agraciar pessoas que se destacam ou contribuem com a história de Taboão da Serra.  Entre os homenageados a emoção e gratidão eram os sentimentos predominantes. Muitos deles nasceram na cidade. Outros chegaram aqui com o sonho de construir família e encontrar trabalho e assim o fizeram se tornando tão filhos dos município quanto aqueles naturais.

 “Os três poderes atuando juntos e de forma harmônica podem fazer o melhor para a população. Cada um dos aqui presentes também pode fazer sua parte e contribuir para que Taboão da Serra, quase uma sexagenária seja melhor. Quero deixar a todos um provérbio chinês que diz assim: tenha uma árvore sempre verde no seu coração porque talvez um dia um pássaro vá nela cantar”, ensinou o juiz Guilherme Lamas, homenageado na noite pelo presidente da Casa, Cido da Yafarma. “Para mim foi uma honra ser lembrado junto com tantas pessoas importantes da cidade. Isso aumenta mais minha responsabilidade”, disse.

O prefeito Fernando Fernandes salientou em sua fala a importância dos moradores na construção da história da cidade. Citando vários homenageados da noite ele lembrou como o trabalho realizado por eles ajudou a construir o município em seus 56 anos. O prefeito falou um pouco das conquistas de seu governo e das obras que deve inaugurar em breve. Também agradeceu a Deus a oportunidade de governar a cidade mais uma vez.

“Quando a cidade faz aniversário quem também faz aniversário é a sua história e as pessoas que escreveram a sua história. Essa iniciativa da Câmara de homenagear as pessoas que fazem a cidade é uma ideia brilhante. Aniversário também é momento de reflexão. Tivemos muitas coisas boas que aconteceram como o Poupatempo, a Upa e tantas outras coisas que virão a exemplo da Etec, creches, escolas, postos de saúde. Eu acredito na força do trabalho das pessoas que vivem aqui. Amo Taboão da Serra, essa cidade onde Deus me concedeu a honra de ter três mandatos de prefeito”, afirmou.

O presidente da Câmara, Cido da Yafarma disse que a noite era de festa para o Legislativo e a cidade.  Afirmou que presidir a solenidade na qual o Poder Legislativo homenageia pessoas que se destacam e contribuem para o crescimento da cidade era uma honra. Cido destacou a satisfação de reunir os três Poderes na solenidade.

“O maior desafio dos três Poderes, que devem atuar de forma independente e harmônica é melhorar a vida das pessoas. Atuar para que os sonhos se tornem realidade e a sociedade em que vivemos seja aquela que realmente queremos”, afirmou o presidente que finalizou sua fala citando o  poeta contemporâneo, Augusto Cury e desejando felicidade aos moradores de Taboão.

Presidente da Câmara de Embu Ney Santos lembrou que a sessão solene é a maneira do Legislativo homenagear a cidade. Parabenizou os vereadores pela escolha dos homenageados e disse ter uma relação de proximidade e carinho com Taboão. “Tenho muitos amigos aqui em Taboão e para mim é uma honra acompanhar essa sessão solene como presidente do Legislativo na minha cidade”, declarou.

Marcos Paulo homenageou dois pastores que há décadas atuam em Taboão para levar a Palavra de Deus aos lares do município. Destacou a importância desse trabalho voluntário que prega valores sobre os quais a sociedade é construída e as famílias resguardadas.  

Depois de saudar a cidade e suas duas homenageadas, a diretora de ensino Maria Mercês, e a ex-vereadora Fausta Leite, o vereador Ronaldo Onishi citou o escritor Rubem Alves que alertou: “não podemos esquecer que os povos são construídos com sonhos. Aqueles que partilham sonhos se dão as mãos e caminham juntos. E esse é, precisamente, o início da política, que poderia ser definida como a arte de administrar os sonhos de um povo”. Além disso, ao falar da importância da educação como base na construção da sociedade que todos almejam citou o ensinamento do sábio Pitágoras “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.

O líder do governo na Câmara, Eduardo Nóbrega, lembrou em sua fala avanços da administração do prefeito Fernando Fernandes e citou o empenho da deputada estadual Analice Fernandes em trazer recursos para o município investir em obras. “Meus homenageados de hoje dedicaram suas vidas para resgatar vidas perdidas.  Como cristãos fazem seu papel na sociedade tanto entre os jovens como os casais”, citou.

Entre os homenageados destacaram-se o juiz da cidade, Guilherme Lama, pastores das mais diversas igrejas, líderes católicos, educadores, moradores antigos, secretários municipais, ex-vereadores e várias lideranças políticas.

Veja a relação completa dos homenageados por cada vereador:

Vereador André Luis Egydio

Narciso Favaro e Francisco Fernandes de Souza

Vereador Carlos Eduardo Nóbrega

Joseildo Matos da Silva e Pastor Walter Rodrigues

 Vereador Carlos Pereira da Silva

Antônio Izidoro Souza Maciel e Wagner Pereira da Silva

Vereador Eduardo Lopes Fernandes

Angelina Maria de Jesus Neta e José Pereira Carneiro

Vereadora Érica Teixeira Franquini

Erivânia da Silva Braz e Sérgio Luis Carvalho Reis

Vereadora Joice Marques da Silva

Sandra Aparecida Simões Garcia de Oliveira e Rosíris Busto Santos (Apóstola)

Vereador José Aparecido Alves

Dr. Guilherme Lopes Alves Lamas (juiz) e Dr. Gerson Pereira Brito

Vereador Luis Alberto Fratini

Givaldo Pereira da Silva e Sebastião Cordeiro da Silva

Vereadora Luzia Aprígio

Antônio Franceline de Cerqueira e Joana Meireles de Souza

Vereador Marco Antonio Porta

Luiz Carlos Pilan e pastor Cândido Ribeiro Machado Neto

Vereador Marcos Paulo de Oliveira

Antônio Martiniano de Melo e Otávio Pereira de Melo

Vereador Ronaldo Onishi

Fausta dos Santos Leite e Maria das Mercês Martins Bighetti

Vereador Waines Moreira Alves

Aelson José Bezerra e Terezinha Rebouças Cardoso de Oliveira

Comentários