Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Associação Embu-Hino tem novo presidente

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/02/2015

hino

Everaldo Silva/PMETEA

A Associação Embu-Hino tem um novo presidente: Yasuyuki Hirasaki, assessor da Presidência da Sansuy S. A. Indústria de Plásticos, empresa instalada no município. A decisão ocorreu na sexta-feira (20/2) durante reunião entre membros da diretoria e do conselho da entidade na Prefeitura de Embu das Artes.

Hirasaki também é diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), vice-presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, presidente do Grupo Amigos do Pirarucu Brasil (GAP-BR), entre outras instituições.

“Com meu conhecimento, articulação e relacionamento, posso ajudar a por em prática, mais rapidamente, as ações de intercâmbio educacional e cultural entre as duas cidades”, declarou Hirasaki.

Hino é cidade da província de Shiga, a 450 km de Tóquio, com cerca de 170 mil habitantes. Ela é cidade-irmã de Embu das Artes no Brasil e tem laços de cooperação desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82. As cidades são reconhecidas por possuírem características semelhantes - geográfica, política, econômica, cultural e referências históricas comuns.

O secretário de Governo, Paulo Giannini, ressaltou a necessidade da Associação avançar na proposta de cooperação em áreas de interesse comum entre as co-irmãs. “Professores e estudantes da rede de ensino das duas cidades deverão trocar informações sobre educação neste ano e, em 2016, a relação se estreitará entre o corpo docente delas”, revelou.

Em julho de 2014, uma comitiva da cidade japonesa esteve em Embu das Artes e, durante o encontro com a Delegação, o prefeito Chico Brito destacou a contribuição da colônia nipônica para a formação da cidade através de loteamentos, das cooperativas agrícolas e da arte.

Na ocasião, Chico Brito foi convidado a participar do aniversário de 60 anos de Fusão das Cidades e Aldeias em Hino, no Japão, a convite do prefeito de Hino, Naohiro Fujisawa. A solenidade acontecerá no mês de março.

Ainda naquele encontro, as duas cidades acordaram em estabelecer um Protocolo de Intenções com objetivo de cooperação educacional.

Também presentes na reunião: secretários municipais Valdir Barbosa (Turismo), Maria Emília dos Santos (Controladoria); secretário executivo do Conisud, Paulo Oliveira; ex-presidente da Associação Embu-Hino, Paulo Sugahara, e o diretor do jornal Hora Exata, Olmaro Bebiano.

Aprendendo japonês

O Protocolo de Intenções será oficializado em março, com a assinatura do documento entre as cidades, durante a visita da comitiva embuense ao Japão. O objetivo deste instrumento é proporcionar a aprendizagem da Língua Japonesa aos alunos da rede municipal de Embu das Artes e, em contrapartida, da Língua Portuguesa aos estudantes japoneses.

A relação de amizade e interação mútua existente desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82, a forte presença a colônia japonesa no município, que culminou na Semana da Cultura Japonesa e o dia municipal da imigração japonesa em 18 de junho, além da visitação da Delegação de Hino à cidade em julho de 2014, reforçaram o interesse recíproco em fomentar a cooperação educacional e cultural.

A compreensão da cultura do Japão são considerados elementos importantes para contribuir para a educação de crianças e adolescentes daqui, que se encontram em um mundo cada vez mais unificado.

24/05/2018

Vem aí a 1ª Virada Cultural de Itapecerica da Serra

No próximo final de semana, 26 e 27 de maio, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da...

20/05/2018

Virada Cultural contou com apresentações da Etec de Artes

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes fará parte da programação da Virada Cultural deste...

19/05/2018

Abolição da escravidão inacabada é amplamente discutida em seminário

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realizou no dia 12/5 o Seminário...

16/05/2018

Turismo Cultural apresenta capoeira e samba no domingo

Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura acontece no domingo, 20/5, às 15h, o...

15/05/2018

Wanderley Bressan é nomeado secretário de Cultura e Turismo

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, nomeou na manhã da última segunda-feira, dia...

10/05/2018

Itapecerica recebe Título de Cidade Benemérita da Cultura Tradicional Bantu

A cidade de Itapecerica da Serra foi homenageada no último dia 4 de maio durante o Encontro...

08/05/2018

Itapecerica completa hoje 141 anos de sua emancipação

Itapecerica da Serra comemora hoje dia 8, 141 anos de sua Emancipação Político-Administrativa....

08/05/2018

4º encontro do Leitura Dramática apresentou a peça “O Anel de Magalão”

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretária de Cultura e Turismo, em parceira com o...

26/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR e recebem apoio de moradores de Embu

A greve dos caminhoneiros, que teve início na segunda-feira (21), continua na rodovia Régis...

25/05/2018

Embu realiza Futebol Solidário das Estrelas neste sábado 26

Neste sábado 26 de maio, à partir das 9h, o município de Embu Das Artes irá realizar o Futebol...

25/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR; parte dos ônibus deixam de circular

A rodovia Régis Bittencourt segue com bloqueio de caminhoneiros em Embu das Artes. Os...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.