Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Casa de repouso Rancho do Sossego em Itapecerica é interditada por maus tratos de idosos

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 23/02/2015

abandono

Genildo RochaCasa de repouso clandestina foi interditada e lacrada em Itapecerica da Serra 

A casa de repouso Rancho do Sossego, localizada no bairro da Lagoa, em Itapecerica da Serra foi interditada e lacrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, cerca de 48 idosos sofriam maus tratos e estavam em situação de abandono no local. As proprietárias Adriana Marciel dos Santos e Maria Aparecida de Assis foram presas em flagrante e deverão responder pelos crimes de maus tratos, previsto por lei. Veja fotos.  

O Rancho do Sossego já havia sido notificado anteriormente. Nesta averiguação foram encontrados 48 idosos em um ambiente improprio, sendo encontrados medicamentos e alimentos vencidos, vasos sanitários entupidos com fezes, chuveiro com afiação exposta, um lago sem proteção e alguns idosos foram encontrados jogados no chão.  

O local funcionava de forma irregular e foi descoberta as condições de funcionamento após força tarefa que esta sendo feita para averiguar todas as casas de repouso para idosos da região. Segundo o promotor do idoso, Richard Gantos Encinas, a operação conta com a atuação do Ministério Publico, Vigilância Sanitária, assistentes sociais e técnicas da Secretaria de Inclusão Social, procuradora do município Dr. Karen além da Polícia Militar, Civil e Guarda Civil Municipal. 

O promotor Richard Gantos Encinas, falou ao Jornal na Net, que a intenção é averiguar todas as casas de repouso e passar um pente fino tanto nas condições do local como nas documentações de funcionamento, essa força tarefa vem com o objetivo de oferecer condições favoráveis para os idosos. Itapecerica da Serra é conhecida pelas inúmeras casas existentes neste formato de serviço e o promotor avalia como positiva a ação, uma vez que essa é a segunda casa interditada em menos de 15 dias - relembre aqui o outro caso. 

"Verificamos aqui a questão de abandono extremo de potencialidade nociva aos idosos e acionamos a Policia Civil, duas presas em flagrante, casa interditada e 48 idosos removidos em situação de abandono", disse Encinas. 

De acordo com a Conselheira da pessoa idosa, Valéria Maria Xavier, o primeiro passo será verificar se o idoso tem família e tentar inseri-lo no convívio familiar. Caso não tenha juntamente com a secretaria do município os órgãos competentes vão providenciar um abrigo. 

As proprietárias foram conduzidas para a Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra, onde será lavrado o boletim de ocorrência. As acusadas responderam pelos crimes de maus tratos, além de retenção dos cartões de benefícios dos idosos. 

11º

Cleide Maria Vieira

Soube do ocorrido nesta data e sinto muito pelos pacientes tiveram que passar por esta situação sou Enfermeira e conheço a Dna Adriana muito bem,trabalhei para a clinica um tempo na qual vivenciei muitas situações que poderiam ser evitadas se o órgão que diz que inspeciona funcionasse no qual e muito falho,isso que faltava se interessarem realmente por eles,esta clinica seria um amparo para os idosos sim,quem esta falando mal tenho certeza que nunca passou mais que 1 hora com eles,eram bem cuidados sim na medida do possível,Adriana não permitia que fossem mal tratados se tivessem mais apoio do órgão as nescessidades básicas para eles não faltariam,o que faltou para os gestores da clinica era simplemente as acompanharem nesta gestão,pois tenho certeza que os pacientes foram amados e era dado carinho,algo que algumas famílias nunca deram,raras exceções,me pro nuncio a favor da casa pois fiz parte por um tempo no qual nenhum órgão me procurou para saber como andava a clinica,muitos funcionários bons amorosos trabalharam la sem receberem pagamento pois tinha família que nem se importava de cumprir com o combinado,convido vocês que criticam que cuidem melhor de seus idosos pois tenho certeza que passaram por isso e cuide em casa você vai ver como e bom, principalmente se um dia você por algum motivo fracassar ou se cansar devido alguma critica de alguém vai se sentir um lixo, se lembre que tem pessoas que os abraçam e que da amor não com apenas um idoso e sim com varios , sinto muitos saudades deles amava cada um mas por ver a casa desamparada por entidades irresponsáveis ,fui embora voces não imaginam o que cuidar de um idoso principalmente quando você não pode cuidar como gostaria,se tem um culpado e este órgão que se diz responsável. Adriane e a Cida podem ter errado porem se tivessem mais apoio do órgão em acompanhar esta gestão os idosos não iriam sofrer...Sem Mais Att.

10º

VAGNER APARECIDO DE OLIVEIRA

Eu vejo este tipo de comentário, e me intristesse,pelo o pré jugamento aos leigos e aos que precisam de um lar, pois já nã estam mais no seu vigor de exelencia, então são deixados em instituições para serem cuidados e assistidos por pessoas responsáveis, e profissionais, ...subientende que seram, e por outro lado que bom que existi esses profissionais, pois que seus familiares não teriam condições nenhuma, de cuidar, e ainda os coageriam mentalmente e até fisicamente, por que não é fácil, lidar com pessoas que tiveram toda uma vida , e que agora não respondem mais por seus atos, sofrem por serem limitados, por descasos, ..eu seria um hipócrita se eu achasse apenas lindo o fato de cuidar de pessoas que fazem suas necessidades fisiologicamente, e tem períodos de agressividade, e mudança de humor, tristezas e alegrias variadas.Penso que sobre tudo existe o amor pelas vidas , e se não fosse assim não averia cuidadores de idosos, auxiliares de enfermagem.Sou enfermeiro e tenho uma casa de repouso, e percebo coisas que desconhecia; aolongo da minha formação, e vejo que pessoas no seu desespero chegam até mim sem saber o que fazer com seu familiar, mas quando acontece alguma coisa de errado são pessoas vulneráveis e incapazes de reconhecer um trabalho que os profissionais fazem para cuidar daquele ente querido.

gilberto gasparinni

48 $$$$$$$$$$ imagina o qt elas lucravam por mes?..... e sem gastar nada porque viviam de doações sim,isso porque a policia ainda não deobriu sobre os inumeros casos de emprestimos qa as mesmas faziam ..fala serio isos é brasil...CADEIA NELAS

Marlei Ribeiro

A 1 ano e 3 meses....perdi meu pai, que ficava em uma dessas clinicas, era particular, achávamos q meu paizinho seria bem cuidado, mas nos enganaram, pois meu paizinho caiu la, quebrando o fêmur, e complicou mais, pois agora q ele iria precisar de cuidados....mas nos engamos mais uma vez, INFELIZMENTE.....um dia passando mal foi p o PS, onde descobriram que meu pai estava sendo devorado por bichos....muito triste.!!!!!!! Por isso, digo tem que fiscalizar mesmo...prender essas pessoas que só querem arrancar o dinheiro....PARABENS a tds policias q fragaram esse cime.

Joana

Antes temos que conhecer para julgar, conheço uma das responsáveis pela casa e sei todo o sacrifício que fazia para manter a casa, viviam de raras doações, gastavam de seus próprios bolsos, corriam atrás de doações. Pegavam idosos das ruas para cuidar, se não tinham uma casa linda, perfeita para colocar os idosos é porque você que ao invés de ajudar, simplesmente perde o tempo julgando mal. Quantos idosos estão largados por ai na rua debaixo da ponte e nem a prefeitura, estado se mobiliza. Agora uma pobre moça que acorda as 4:00 hs da manhã e sai para cuidar dos idosos, usa sua própria maquina de lavar roupa, para lavar os roupas dos idosos, isso ninguém reconhece. Então senhores, tem como vocês cuidarem desses idosos em suas próprias casa? Lavar as roupas, trocar fraldas, fazer comida, ficar dias e dias sem dormir, correr atras de remédios, comida, enfim de doações. Falar é fácil. Eu duvido que alguém tenha essa coragem. Pense bem antes de julgar. Não é maus tratos, as condições é que são precárias, até mesmo por poucas condições financeiras. Acredito que nenhum dos idosos era espancados e nem passavam fome. Não julguem para não serem julgados, Deus é testemunho e no final tudo será esclarecido.

Erica Rocha Cerqueira

ISSO È UM ABUSO MEU PAI ESTAVA NESTA PAGAVAMOS 1000 ACHANDO QUE ELE ESTAVA SENDO BEM CUIDADO PELO VISTO NOS TODOS NOS EQUIVOCAMOS CM ESTA MULHERES MALDOSAS ISSO NAO SI FAZ NEM MESMO AO UN ANIMAL ESTOU CHOCADA ATE AGORA CM A NOTICIA FAÇO VOTOS QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA QUE ELAS PAGUE POR ISSO, E ESPERO QUE ELAS LEMBRE QUE UN DIA ELAS TMB VAU ENVELHECER E QE AQUI SI FAZ AQUI SI PAGA ....JUSTIÇA

Bruna gabriele Silva

É muito fácil só julgar, ver o lado incriminado e já tirar conclusões sobre o q está sento lido! Já visitei essa casa, e já participei de alguns eventos e eles realizavam para diversão dos idosos. Os recursos q eles tinham eram mínimos, os eventos q eles realizavam eram a base de doações, tanto q até eu e minha família já chegamos a ajuda los tb, muitos dos idosos de lá não pagavam absolutamente nada, outros vieram de albergues Pq viviam jogados nas ruas, a Adriana e a Aparecida cuidavam da casa muitas vezes retirando dinheiro do próprio bolso, e o trabalho delas era sair todos os dias para buscar doaçoes e verba para ajudar sustentar a casa, e a casa ficava aos cuidados dos funcionarios. Agora vai minha pergunta, só quem paga pelas acusações são elas? E os funcinarios que eram pagos para cuidar da higiene da casa, do cuidado dos idosos, já q eram eles q ficavam tempo integral com os idosos não devem responder por nada? Não via indício de maus tratos nos idosos, pelo contrário, eles eram alimentados muito bem mesmo com dificuldades. Espero q sejam apurados todos os pontos, e não só o q está aparente ao público.

Patricia

O fato de ambas ficarem com pena de entregar os idosas para a família que não paga a estadia deles não da o direita das duas de deixarem eles viverem na situação que estava. É mais fácil sentir pena e deixá-los maltratados do que entregamos para a família? O que elas fizeram é crime, elas deixavam em mal estado idosos.

ELIANE MACIEL DOS SANTOS CAMARGO

Sei das necessidades desse Asilo, pois alguns idosos pagam 01 sal. mínimo e outros, os parentes ficam com a aposentadoria dos mesmos e ficam devendo meses sem pagar nada para a Adriana e Aparecida. Elas ficam com pena de devolver o idoso e ficam passando necessidades. Vivem de muita doação senão não conseguiriam alimentá-los. Elas não têm lucro algum, pois a Adriana mora até numa favela. Dão todo o tempo delas para ajudar os idosos e só se prejudicam. Eu também gostaria de ver diretores de hospitais, PSs, Prefeitos e outros serem presos pelas condições dos Hospitais. É preciso ouvir o outro lado antes das conclusões. A casa recebe tão pouco que até o aluguel está atrasado há meses, por falta de colaboração dos responsáveis dos idosos que sequer fraldas levam e quando levam, não é suficiente para ao menos 15 dias que utilização.

Priscila Garcia

Estive nesta casa hoje para verificar a situação dos demais idosos, com a equipe de estagiários da cruz vermelha brasileira e enfermgem do PS Jd Jacira, situação deplorável.

valderice busto

meu Deus que maldade, acredito na lei do retorno e elas vão envelhecer . como tem gente cruel

22/06/2017

Dois homens são presos por transportar ilegalmente 140 pássaros silvestres

Na noite da última quarta-feira (21), durante fiscalização de combate da Polícia Rodoviária...

19/06/2017

PRF divulga balanço da operação Corpus Christi 2017

A PRF encerrou na meia-noite do último domingo (18) a Operação Corpus Christi, que foi realizada...

18/06/2017

Polícia prende em flagrante 5 indivíduos acusados de furto em Itapecerica

Policiais conseguiram efetuar a prisão de cinco acusados de furto a um canil. Criminosos...

18/06/2017

Adolescentes são presos após tentativa de sequestro relâmpago em Itapecerica

Policiais da Vtr 25117 conseguiram efetuar a prisão de dois adolescentes um de 19 e outro de 18...

14/06/2017

PRF apreende motocicleta com suspeita de adulteração

Na terça-feira(13), durantenfiscalização da Polícia Rodoviária Federal no Km 282 da rodovia...

12/06/2017

Corpo carbonizado é encontrado em zona rural de São Lourenço da Serra

Um corpo não identificado foi encontrado carbonizado dentro de um carro na tarde desta...

11/06/2017

Polícia Civil identifica autor de roubo em Taboão da Serra

Na quinta-feira (8 /5), policiais civis do 2º Distrito Policial de Taboão da Serra (Demacro),...

09/06/2017

Polícia prende dois homens acusados de furtos e sequestro relâmpago em Taboão

Uma equipe da CFP conseguiu efetuar a prisão de dois indivíduos acusados de roubo de veículo,...

08/06/2017

PC prende “Gangue do Rolex” de Taboão que agia em Sorocaba

Policiais Civis de Sorocaba efetuaram na manhã desta quinta-feira, 8, a prisão de cinco pessoas...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.