Eleição de 2016 já domina o cenário político de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 22/02/2015

Há 1 ano e 8 meses da eleição municipal de 2016 a reeleição é a pauta da ordem dia no meio  político de Taboão da Serra. Mais forte do que nas cidades vizinhas a discussão sobre a reeleição se faz presente nas rodas de conversas, nas articulações políticas e nas ações de cada agente público. Difícil é encontrar na cidade quem já não esteja focado nesse tema que fomenta e viceja todo tipo de teoria conspirativa. Para muitos pode até parecer cedo demais, mais a maioria dos candidatos só fala e só pensa em coligação.  

No Executivo o tema reeleição não costuma provocar muita dor de cabeça. A fragmentação da oposição, que tem uma frente liderada pelo ex-vereador Aprígio, outra pelo ex-vereador Wagner Eckstein e ao menos outras duas frentes em formação, favorece o governo que planeja uma série de ações e inaugurações de novos serviços. Nesse sentido o funcionamento pleno da máquina administrativa deverá ser a maior estratégia do governo. A oposição espera que até 2016 a cidade chegue a 200 mil eleitores e haja segundo turno na eleição municipal. Taboão será a primeira cidade da região a ter segundo turno em eleição municipal, mais ainda é prematuro afirmar que isso poderá ocorrer em 2016.

Se no Executivo o pleito de 2016 não causa mal estar entre os 13 vereadores de Taboão da Serra o assunto reeleição gera todo tipo de ansiedade que se traduz em sorrisos amarelos, olhares receosos e incertezas. Todos os 13 edis correm contra o tempo. A maioria parece ter a sensação que o tempo é curto.

 Já é quase dado como certo que o vereador Eduardo Lopes (PDSB) não vai disputar a reeleição.  Na Câmara de Taboão da Serra apenas o vereador Cido da Yafarma, atual presidente da Casa, conseguiu se reeleger em 2012. A experiência amarga dos vereadores derrotados no último pleito municipal faz os novos vereadores temerem até de forma inconsciente a repetição desse quadro, ao mesmo tempo em que motiva como verdadeiro êxtase quem sonha em ser vereador em Taboão.

Enquanto os vereadores atuais traçam disputas no campo da macro-política e buscando a atenção do governo um verdadeiro exército de pré-candidatos se forma na rua e busca espaço entre os eleitores. No aniversário de Taboão da Serra os pré-candidatos mais abastados  deram as caras em jornais e outdoores.  

Tanto os que têm mandato como os que estão sonhando em ter sabem que precisam se fortalecer nas bases, pensar e definir a questão partidária, lutar por uma coligação que lhes favoreça e literalmente brigar pelo voto nas ruas. Assim como na última eleição, o discurso da renovação deve vir forte em Taboão da Serra motivado pela onda de descrença que domina o cenário político nacional. Até outubro desse ano, quando acaba o prazo para os pré-candidatos escolherem os partidos que vão disputar a eleição, o pleito de 2016 deverá se fazer ainda mais presente na política taboanense fazendo jus a máxima de que quem sai na frente bebe água mais limpa. 

Comentários