Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Mostra Viajantes do Barro vai até 28/2 em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/02/2015

mostra

Everaldo Silva

Artistas do Memorial Sakai mostram sua arte em terracota na Exposição Viajantes do Barro, realizada no Shopping Continental, em São Paulo. A abertura da mostra, que reúne trabalhos de veteranos e novatos na arte da terracota, em 7/2, contou com a presença de artistas, visitantes e expositores, amigos, familiares e frequentadores do shopping. Cerca de 33% das pessoas que frequentam shopping centers buscam  alimentação e cultura, incluindo cinema, teatro, arte, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Inaugurado em 1975, o Continental tem hoje 12 mil visitantes/dia.

“Meu trabalho de curador tem público eclético saindo das galerias, dos centros culturais para espaços públicos. Shoppings são o que há de mais contemporâneo, com público cativo de mais de 2 milhões. Tem pessoa que não tem contato com a arte e quando você põe a obra na frente dela ela se identifica. É importante abrir espaços para novos artistas e trabalhar exposições temáticas, como das campanhas que realizamos aqui contra o câncer, com mostra de soutiens e distribuição de cartilha, e de doação de sangue, com exposição de peças vermelhas de diversos materiais, de vários artistas. Trazer a arte de Embu para outras cidades é muito importante e fico feliz com essa parceria”, disse o curador da mostra e presidente da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos (ABAPC), Robert Richard.

Já para Tônia do Embu, é importantíssimo o intercâmbio entre Embu das Artes e outras cidades. “Se fizermos um retrospecto dos artistas de Embu das Artes como um todo, nós fazíamos sempre isso. Nos  reuníamos e realizávamos exposições coletivas e apresentações do Embu em outras cidades e isso repercutia no Brasil inteiro, até no exterior. E tudo era parte de uma ideia de transformar Embu das Artes numa cidade turística e centro de arte”, conta Tônia, feliz com o resultado da mostra que ajudou a organizar e da qual também participa.

Destaque e revelação

Na exposição há trabalhos especiais, como o do artista Irael Luziano, segundo colocado no 27º Salão de Artes Plásticas de Embu das Artes, com performance sobre a cidade. Irael se destaca como artista por transferir para a sua escultura a interpretação do trabalho realizado em texto e performance pelo amigo e filósofo chinês Chiu Yi Chi. A parceria, iniciada em 2010, resultou na obra exposta e no livro Metacorporeidade, recém-editado.  

Juliana Lima, uma das revelações da mostra, surpreendeu com a escultura São Francisco, adquirida por Fernando Kozik, que passava pelo shopping e se encantou com a obra. A visitante Alzira Luiza Braga Panizza, moradora de Osasco, apreciou a iniciativa do Centro Cultural do Shopping Continental: “Deveria ter mais exposições. Falta cultura”. Luciana Oliveira diz que faltou ter também uma oficina de terracota, paralelamente à exposição.

Para as expositoras Cícera Maria da Silva, que inovou com a sua escultura de uma namoradeira com o rosto da primeria imperatriz do Brasil, Leopoldina (1797/1826), e Clea Alves, autora do Padre Cícero (1844/1934) e da Pedra Furada, riquezas histórica e natural do Ceará, ambas professoras da Rede de Ensino de Embu das Artes e terracotistas, a mostra na Capital permite divulgar a arte e os artistas, trazendo mais visitantes a Embu das Artes.

Também participam da Exposição Viajantes do Barro: Adolfo dos Santos, Alex Billo, Antônio Gonzaga, Cláudio Scaccio, Levi Barros, Márcia Francisco, Maria Angélica, Maria Rosa, Miren Edurne, Rosane Soares, Sônia So Re e Verônica Rodrigues. Visitas: diariamente, das 10 às 22h, até 28/2. Continental Shopping – av. Leão Machado, 100 (altura do 6300 da av. Corifeu de Azevedo Marques), Jaguaré, São Paulo, SP, tel: 4040-4981 / 11 2666-3830

01/08/2018

Morador de Itapecerica é destaque por desenvolver trabalhos artísticos

César Augusto Nogueira, ator, cenotécnico e patinador são características de um morador de...

01/08/2018

Embu das Artes abre inscrições para projeto cultural com a Unesco

A Secretaria de Cultura de Embu das Artes, em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e...

27/07/2018

Projeto Leitura nas Praças acontece dia 3 de agosto em Taboão da Serra

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra realiza a terceira edição do...

03/07/2018

4º edição da Mostra Cultural do Projeto Aparecendo foi sucesso de público


Na manhã deste domingo (1), aconteceu no Cemur a 4° Mostra Cultural do Projeto Aparecendo. Os...

25/06/2018

Adryana Ribeiro e Circuladô de Fulô estão entre as atrações do Quentão do Taboão

O Quentão do Taboão 2018 começa na próxima sexta-feira (29) e promete agitar os finais de semana...

19/06/2018

Quentão do Taboão começa dia 29, na Arena Multiuso

Os preparativos para o Quentão do Taboão 2018 já estão a todo vapor. A tradicional festa vai...

15/06/2018

Secretaria de Cultura abre inscrições para cursos de desenho, contos e encantos

A Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Assistência Social e...

13/06/2018

Ator e artista plástico Ken Kaneko será homenageado na 11ª Semana da Cultura

O ator e artista plástico Ken Kaneko, 83 anos, será homenageado na sexta-feira (15/6), às 20h,...

11/06/2018

A Cia de Teatro Encena completa 20 anos e apresenta o “Festival de Comédias Pena

A Companhia de Teatro Encena completa no mês de junho 20 anos e apresentará o “Festival de...

14/08/2018

Vítimas de vários estados acusam três moradoras de Taboão de dar golpe

Três mulheres moradoras de Taboão da Serra estão sendo acusadas de praticar golpe em vendas pela...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.