Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Mostra Viajantes do Barro vai até 28/2 em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/02/2015

mostra

Everaldo Silva

Artistas do Memorial Sakai mostram sua arte em terracota na Exposição Viajantes do Barro, realizada no Shopping Continental, em São Paulo. A abertura da mostra, que reúne trabalhos de veteranos e novatos na arte da terracota, em 7/2, contou com a presença de artistas, visitantes e expositores, amigos, familiares e frequentadores do shopping. Cerca de 33% das pessoas que frequentam shopping centers buscam  alimentação e cultura, incluindo cinema, teatro, arte, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Inaugurado em 1975, o Continental tem hoje 12 mil visitantes/dia.

“Meu trabalho de curador tem público eclético saindo das galerias, dos centros culturais para espaços públicos. Shoppings são o que há de mais contemporâneo, com público cativo de mais de 2 milhões. Tem pessoa que não tem contato com a arte e quando você põe a obra na frente dela ela se identifica. É importante abrir espaços para novos artistas e trabalhar exposições temáticas, como das campanhas que realizamos aqui contra o câncer, com mostra de soutiens e distribuição de cartilha, e de doação de sangue, com exposição de peças vermelhas de diversos materiais, de vários artistas. Trazer a arte de Embu para outras cidades é muito importante e fico feliz com essa parceria”, disse o curador da mostra e presidente da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos (ABAPC), Robert Richard.

Já para Tônia do Embu, é importantíssimo o intercâmbio entre Embu das Artes e outras cidades. “Se fizermos um retrospecto dos artistas de Embu das Artes como um todo, nós fazíamos sempre isso. Nos  reuníamos e realizávamos exposições coletivas e apresentações do Embu em outras cidades e isso repercutia no Brasil inteiro, até no exterior. E tudo era parte de uma ideia de transformar Embu das Artes numa cidade turística e centro de arte”, conta Tônia, feliz com o resultado da mostra que ajudou a organizar e da qual também participa.

Destaque e revelação

Na exposição há trabalhos especiais, como o do artista Irael Luziano, segundo colocado no 27º Salão de Artes Plásticas de Embu das Artes, com performance sobre a cidade. Irael se destaca como artista por transferir para a sua escultura a interpretação do trabalho realizado em texto e performance pelo amigo e filósofo chinês Chiu Yi Chi. A parceria, iniciada em 2010, resultou na obra exposta e no livro Metacorporeidade, recém-editado.  

Juliana Lima, uma das revelações da mostra, surpreendeu com a escultura São Francisco, adquirida por Fernando Kozik, que passava pelo shopping e se encantou com a obra. A visitante Alzira Luiza Braga Panizza, moradora de Osasco, apreciou a iniciativa do Centro Cultural do Shopping Continental: “Deveria ter mais exposições. Falta cultura”. Luciana Oliveira diz que faltou ter também uma oficina de terracota, paralelamente à exposição.

Para as expositoras Cícera Maria da Silva, que inovou com a sua escultura de uma namoradeira com o rosto da primeria imperatriz do Brasil, Leopoldina (1797/1826), e Clea Alves, autora do Padre Cícero (1844/1934) e da Pedra Furada, riquezas histórica e natural do Ceará, ambas professoras da Rede de Ensino de Embu das Artes e terracotistas, a mostra na Capital permite divulgar a arte e os artistas, trazendo mais visitantes a Embu das Artes.

Também participam da Exposição Viajantes do Barro: Adolfo dos Santos, Alex Billo, Antônio Gonzaga, Cláudio Scaccio, Levi Barros, Márcia Francisco, Maria Angélica, Maria Rosa, Miren Edurne, Rosane Soares, Sônia So Re e Verônica Rodrigues. Visitas: diariamente, das 10 às 22h, até 28/2. Continental Shopping – av. Leão Machado, 100 (altura do 6300 da av. Corifeu de Azevedo Marques), Jaguaré, São Paulo, SP, tel: 4040-4981 / 11 2666-3830

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

06/04/2017

Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte...

26/03/2017

61ª Paixão de Cristo será encenada no Parque Hortênsias dia 14

Já está tudo praticamente pronto para a maior e mais tradicional encenação da Paixão de Cristo...

24/03/2017

Alcionei Miranda assume Indústria e Comércio de Embu das Artes

O advogado Alcionei Miranda Feliciano assumiu a recém criada Secretaria de Indústria e Comércio...

17/03/2017

Peça de teatro mostra vida de jovem negro e gay na periferia de Taboão

O espetáculo teatral “Picumã: asas de passarinho preto” conta a história de um jovem negro e gay...

15/03/2017

Prefeitura de Itapecerica homenageia servidoras no Dia da Mulher

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Administração,...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.