Prefeitura de Taboão da Serra investe na construção da memória da cidade

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/02/2015

A historiadora brasileira Emília Viotti da Costa costuma dizer que “Um povo sem memória é um povo sem história”. Para que isto não aconteça com o município de Taboão da Serra, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, retomou o projeto “Cenas da cidade”, cujo intuito é contribuir para a construção da identidade, da cidadania e da memória taboanense.  

O secretário da pasta, João Medeiros, reuniu as educadoras Silvia Maria de Souza e Marlene Maria das Neves Rodriguez Rivero, sob a coordenação da mestra em história Maria Cândida Delgado Reis, para dar andamento ao projeto. “A educação consiste em construir vínculos entre as pessoas com o lugar onde vivem, em criar raízes, em mostrar como a cidade se desenvolveu e sua trajetória”, explica João Medeiros. “Neste sentido, resolvemos retomar o projeto Cenas da Cidade, para mais uma vez, deixar um legado para história do município”, finaliza.

Na primeira etapa do projeto, entre os anos de 2003 e 2004, a Prefeitura criou o Centro de Memória, considerado o embrião para o acervo da documentação histórica do município. À época, também foi lançado o livro Cenas da Cidade, com fotos históricas do município e de moradores.

Ao longo dos últimos dois anos, o grupo reiniciou os trabalhos a partir de novos pontos de vista, como o de moradores, personagens da cultura e do esporte. “O conhecimento sobre o lugar onde se vive e trabalha é um dos requisitos básicos para a completa construção da cidadania, que é o objetivo maior do para nosso trabalho”, ressalta Maria Cândida.

O resultado deste trabalho será lançado em breve, em um segundo livro. A Prefeitura também desenvolveu um site, que trás parte da documentação histórica feita pela equipe. Dividida por temas, os moradores poderão acessar informações sobre cultura, arte, religiosidade, dentre outros aspectos que compõem a história de Taboão da Serra. 

O site Taboão História e Memória (http://www.taboaohistoriaememoria.com.br/) é uma plataforma colaborativa, na qual os moradores poderão enviar fotos, vídeos, textos e até trabalhos de pesquisa sobre a cidade. Os materiais enviados serão analisados pela equipe e, posteriormente serão publicados.

Comentários