Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Taboão da Serra presidirá GGI-I para o Biênio 2015/2016

Por Edimon Teixeira | 11/02/2015

seguranca

Edimon Teixeira O GGI-I é formado atualmente por 20 municípios da grande São Paulo

A cidade de Taboão da Serra presidirá o Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGI-I), Biênio 2015/2016. O município foi eleito, por votação unânime, pelos representantes do órgão, que participaram da 1ª Reunião do GGI-I de 2015, na última quinta-feira, (4), que promoveu a discussão das ações conjuntas em segurança pública.

O gabinete é responsável pela deliberação e coordenação dos projetos encaminhados ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e as decisões são consensuais, respeitando as autonomias institucionais dos integrantes. O GGI-I é formado atualmente por 20 municípios da grande São Paulo.

O Gabinete conta atualmente com população estimada em mais 2,5 milhões de pessoas, de acordo com o último Censo do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caberá ao secretário de Segurança e Defesa Social, Gerson Brito, encabeçar os encontros, que ele considera de fundamental importância para alcançar os objetivos dos entes envolvidos.  

“Acredito que com a união destes municípios em prol de uma causa de interesse comum, os projetos que o grupo planeja desenvolver terão mais chances de sucesso junto ao Estado e à União”, declarou Brito em seu primeiro discurso após sua eleição. O secretário de Segurança destacou ainda os planos do grupo para o próximo biênio. 
“Um dos nossos principais objetivos é promover convênios com o governo do Estado para melhorar a qualidade do serviço prestado à segurança pública. Na outra ponta, investiremos no agente, com cursos de capacitação e aprimoramento”. Ainda dentre as prioridades destaca o monitoramento das divisas e o Projeto Radar, em parceria com a Polícia Militar.

No encontro estabeleceu-se que as reuniões serão bimestrais e os Gabinetes itinerantes, cabendo à cidade de Barueri sediar a próxima, que acontece na data provável de 8 de abril. A nova composição da diretoria, no entanto, será escolhida na próxima reunião. O encontro foi marcado por discussões pertinentes à segurança, sobretudo a Lei 13.022/14.

Segurança em pauta

Dentre as questões discutidas na reunião, a postura dos agentes das Guardas Municipais no âmbito da Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) tomou destaque nas falas dos secretários de Segurança, Comandantes, Subcomandantes e demais representantes do Executivo dos 15 municípios que estiveram presentes.

“Nós lutamos pelas mudanças e elas aconteceram. Precisamos nos organizar para decidir de que forma lidaremos com a nova realidade”, destacou Eduardo Santos, Comandante da GCM de Itapevi, frisando, no entanto, que cada município tem sua particularidade, e que este ponto deve ser respeitado durante a transição.

Luiz Leonel Vieira, Comandante da GCM de Taboão da Serra, citou a queda dos índices de alguns crimes na cidade e cobrou a retomada da discussão de temas até então deixados à parte. “Até hoje questões simples como o pagamento de pedágio e subsídios para a aquisição de viaturas pelas guardas seguem sem solução”, lembrou.

Deocleociano de Moraes, Comandante da GCM de Vargem Grande Paulista, chamou a atenção para a retomada da rede integrada. “Não podemos abrir mão de uma ferramenta como a comunicação via rádio entre os municípios”, disse o representante, que cobrou ainda mais interação do grupo, quando da celebração de convênios com o governo federal.

Já o agente Marcos Roberto Teixeira, Coordenador Operacional da GCM de Capivari, reiterou a importância da celebração dos convênios, ainda, que haja a extensão dos benéficos advindos das parcerias. “Hoje a Educação e Saúde são beneficiados, por meio de verba, pelo do governo do Estado, por que não também a Segurança?”, questionou.

Márcio Roberto Silva, secretário de Segurança de Itapecerica da Serra reiterou a importância de uma boa relação entre o chefe da pasta e os agentes das Corporações. “Hoje vivemos uma nova realidade com o poder de polícia e a interação dos agentes com seus secretários é fundamental para o sucesso nesta nova empreitada”, justificou.

Milton Brasil, representante de São Roque, por sua vez, lembrou das dificuldades em  assumir a uma Corporação e  a relevância da participação do Legislativo no processo.  “Conseguimos a implantação da Ouvidoria e Corregedoria e caminhamos para a aprovação do Regime Disciplinar, com a inclusão de aposentadoria especial”, disse.  

Os Gabinetes de Gestão Integrada (Municipais, Estaduais e Federais) passaram a serem regidos pela Portaria nº1, de 16 de janeiro de 2014, que institui as Diretrizes Nacionais Orientadoras dos Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública e a diretoria dos próximos dois anos coordenará os serviços nos moldes da portaria.
Integram o GGI-I atualmente, os municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Capivari, Cotia, Elias Fausto, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ibiúna, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Porto Feliz, Santana de Parnaíba, São Roque, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus e Rafard.



26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

25/04/2017

Polícia Rodoviária Federal divulga Balanço da operação Tiradentes

Durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal 2017 que ocorreu entre os dias 20 e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.