Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Governo cogita a possibilidade de estender horário de verão até março

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 10/02/2015

horario

Divulgação - GoogleHorário de verão esta previsto para terminar no próximo domingo, dia 22

Com o objetivo de diminuir o consumo de energia, o Governo estuda a possibilidade de ampliar o horário de verão em um mês. A medida ajudaria a reduzir, em média, 4,5% o consumo de energia nos horários de pico, o horário de verão vigente desde 19 de outubro de 2014, está previsto para terminar no dia 22 de fevereiro. 

Nas ruas as opiniões são divergentes quanto a possibilidade de estender o horário até março. "Eu gosto desse horário de verão, seria melhor estender mesmo até março", disse Luana Martins, moradora de Embu das Artes. Já para a diarista Lourdes de Lima, a questão de sair muito cedo de casa ainda antes do amanhecer colabora para que ela não goste do horário. "Eu saio muito cedo de casa, ainda com as ruas escuras e a sensação de medo é constante, evitamos aqui ir para os pontos de ônibus sozinhos", disse. 

O horário de verão foi implantado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. Com o  objetivo de estimular o uso racional e adequado da energia elétrica, uma vez que anoitece mais tarde e as pessoas podem usar da luz natural para fazer suas atividades, além da iluminação pública também acender uma hora mais tarde possibilitando economia. 

Neste verão o efeito do horário alterado perdeu um pouco o sentido, uma vez que foi implantado para evitar picos de consumo de energia no chamado horário de ponta, entre 18 e 21h. No entanto, devido calor intenso e assim o aumento do consumo de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores, os picos de consumo de eletricidade durante o verão começaram a ser registrados no início ou meio da tarde, entre 14h e 16h. Essa elevação de consumo no período da tarde foi percebido por muitas pessoas com as quedas constantes de energia elétrica.  







Luiz Humberto Cipriano da Costa

Esta medida é trocar seis por meia dúzia, essa de tentar mudar a natureza é só pra acabar com a saúde do povo brasileiro. A melhor forma de economizar é o PT acabar com estas roubalheiras que está afundando o nosso país a cada dia que passa!

27/06/2017

Programa Estadual de Qualificação forma 60 alunos em Embu das Artes

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) realizou na manhã desta terça-feira (27), a formatura...

27/06/2017

Prefeitura contabiliza avanços na área da segurança em Itapecerica da Serra

Apesar de segurança pública ser responsabilidade do Governo do Estado, a Administração Jorge...

27/06/2017

Morador tradicional do Jardim Maria Rosa morre na tarde desta terça-feira (27)

É com pesar que familiares e amigos comunicam o falecimento do morador tradicional do Jardim...

26/06/2017

Prefeitura revitaliza Espaço Cultural do Jardim Branca Flor

No dia 14 de junho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Cultura,...

26/06/2017

Músico Guilherme Faquetti se apresenta no Santo Eduardo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.