Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Moradores de Taboão se dividem entre surpresos e incrédulos sobre saída da Pirajuçara

Por Sandra Pereira | 9/02/2015

piraju

Arquivo Jornal Na Net Viação Pirajuçara está há 15 anos em Taboão e deve sair após licitação

Os usuários do transporte público de Taboão da Serra reagiram entre surpresos e incrédulos com a notícia de que a prefeitura não irá renovar automaticamente, como muitos esperavam, o contrato com a viação Pirajuçara que está há 15 anos na cidade. No mês de abril acaba o contrato da Pirajuçara com a prefeitura de Taboão. Uma nova licitação para o transporte municipal vai ser feita com base em estudos que estão sendo realizados pela equipe técnica da prefeitura. 

A licitação pretende traçar um novo perfil do transporte público no município. O tema foi debatido na última sessão e os vereadores anteciparam que pretendem acompanhar de perto os trabalhos. Eles estão de olho na garantia de implantação da bilhetagem eletrônica, gratuidade estudantil, entre outros.

Dezenas de moradores ouvidos pela reportagem do Jornal na Net afirmaram estar surpresos com a possibilidade de saída da Pirajuçara do sistema. A maioria se mostra incrédula com a saída da empresa do município e diz acreditar que no final a Pirajuçara  vai permanecer atuando em Taboão.

 “Não acredito que isso vai acontecer. A Pirajuçara está aqui há muitos anos”, disse uma usuária do transporte público que mora no Jardim Salete. “Duvido que no final a Pirajuçara não encontre um jeito de ficar em Taboão”, completou  outro morador do Monte Alegre.

Como a prefeitura fala em mudar o perfil do sistema não dá saber se a Pirajuçara vai participar do processo de licitação ou não. A empresa silencia e se recolhe quando o assunto é a licitação.

O Jornal Na Net tentou várias vezes contato com a Pirajuçara e não teve êxito. 

Segundo o secretário Municipal de Transportes, Rinaldo Tacola, a ideia inicial será propor um novo modelo de transporte baseado em mais tecnologia, com a implantação da bilhetagem eletrônica, reestudo tarifário e até o reordenamento das linhas circulares. A meta é atender as demandas recentes da população e melhorar a qualidade do transporte municipal muitas vezes alvo de críticas.

A proposta é  abrangente e pretende mudar  a cara do transporte público municipal em Taboão da Serra. O secretário avisa que a viação Pirajuçara não terá seu contrato renovado automaticamente e diz que a empresa terá de participar da licitação, como qualquer outra, se desejar permanecer atuando no município. 

“Vamos fazer uma nova licitação. A partir daí teremos um novo modelo de transporte e tarifário. Ainda não é possível detalhar como isso vai acontecer uma vez que os estudos foram iniciados mas não temos nada concluído”, afirma Rinaldo Tacola.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.