Banda Espera Marido leva alegria e irreverência ao Carnaval de Taboão

Por Sandra Pereira | 8/02/2015

Já faz 23 anos que com muita irreverência, descontração e senso de humor a Banda Espera marido abre o carnaval de Taboão da Serra. Este ano o desfile da banda aconteceu  neste sábado, 7. Sobraram criatividade e animação no palco montado em frente a padaria Rainha onde a brincadeira acontece há mais de 2 décadas e promete se repetir ao longo da história da cidade.

A banda surgiu de a partir da brincadeira de um grupo de amigos. Desde então eles se vestem de mulher para dar o grito de carnaval em Taboão. Nos últimos anos apresentação da Espera Marido é a única atividade do carnaval, já que as escolas de samba estão impedidas de desfilar por falta de recursos.   

“A banda já virou tradição. Faz parte da cultura da cidade. Todos esperam com ansiedade a chegada do carnaval para vir aqui brincar junto com a Espera Marido”, disse o secretário de Cultura, Laércio Lopes. 

Morador do Maria Rosa e organizador da apresentação da banda Santão diz que a festa é familiar e nos seus 23 anos de história jamais registrou casos de violência. Ele disse esperar mais apoio para realizar a festa. Contou que a prefeitura cedeu palco, som e faixas mais disse ser preciso mais para tornar a apresentação melhor. 

“São 23 anos e ainda esperamos mais apoio. Acredito que um dia virá. Somos o grito de abertura e ao mesmo tempo o fim do carnaval em Taboão. Fico muito feliz de ver tantas famílias aqui se divertindo. É uma festa familiar”, observa Santão.

Homens de várias faixas de idade, vestidos de mulher, dão um toque especial a tradição do carnaval em Taboão. Eles literalmente incorporam o espírito da festa que é sempre regada com muita alegria e reúne público de todas as faixas etárias. Esse ano a Xuxa e suas paquitas vieram animar a festa. 

Como tudo começou...


 Em 1993 um grupo de amigos resolveu montar a banda para brincar o carnaval. O nome veio das farras entre os moradores que frequentavam a padaria Rainha do Taboão aos sábados.

"A gente ficava tomando cerveja e as nossas mulheres ligavam perguntando da gente, daí o pessoal falava poxa, suas mulheres são verdadeiras esperas marido. Foi daí que veio o nome da banda” relembra Santão, um dos organizadores da folia.  

Todos os anos a banda reúne em clima de harmonia políticos, lideranças, empresários, funcionários públicos e foliões em geral.

Comentários