Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Desvio de R$ 2,4 milhões na Câmara de Itapecerica motiva protestos e onda de boatos

Por Sandra Pereira | 4/02/2015

itapecerica

Arquivo Jornal Na NetMoradores da cidade lotaram Câmara e interromperam sessão em protesto contra desvio

Itapecerica da Serra está pegando fogo após o desvio de R$ 2,4 milhões na Câmara Municipal no ano de 2013. Os acusados eram funcionários dos departamentos de Recursos Humanos e Financeiro da Casa e estariam operando o esquema de desvio por conta própria. Eles isentaram vereadores de participação na fraude. Mas o fato não conseguiu abafar o calor provocado pelas denúncias. Na sessão desta terça-feira, 3, dezenas de moradores lotaram o plenário da Casa cobrando explicações, exigindo a devolução do dinheiro e a prisão dos envolvidos. Os protestos também acontecem nas redes sociais onde os moradores expressam sua revolta. Nos bastidores da política itapecericana os boatos sobre o caso são constantes e cada hora um novo fato movimenta a cidade.

O clima esquentou mais ainda quando o vereador Sangue Bom disse que o esquema de desvio acontece há vários anos. Ele chegou a dizer que faz 30 anos que os desvios acontecem. Depois disse ter cópia de cheques da Câmara que teriam sido assinados pelo prefeito Chuvisco. Sangue Bom chegou a dizer que não disputará a reeleição caso ninguém vá para cadeia acusado de participar do esquema.

O vereador cobrou ação do Ministério Público na investigação do caso. Na cidade todos se perguntam porque os servidores que confessaram o desvio não foram presos depois de terem assumido o crime. Além disso, todos cobram a devolução dos recursos. Também há os que criticam duramente o fato da mesa diretora antiga não ter visto os desvios.

Oficialmente o desvio ocorrido em 2013 foi descoberto após apontamento do Tribunal de Contas. Na cidade já é dado como certo que o esquema também operou em 2014. A dúvida é saber se os desvios aconteceram em anos anteriores a 2013.

A investigação do desvio da Câmara de Itapecerica está sendo conduzida pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra. A polícia evita dar informações do caso para não prejudicar o andamento das investigações. Os vereadores se esforçam para colaborar numa tentativa clara de demonstrar que não têm ligação com o crime e distanciar seus nomes do desgaste político provocado pelo fato. Mas a repercussão do assunto na cidade torna esse processo difícil.
15º

HORRORIZADA

TÁ ..... e ai como fica essa roubalheira ? PREFEITO CHUVISCO , VICE REGINA CORSINE , CICERO COSTA , TODOS OS VEREADORES ANTIGOS , VEREADORES ATUAIS e todos os PRESIDENTES DA CÂMARA ANTIGOS , que também são culpados ??????? cheques nas contas dos familiares do CHUVISCO ????? cheques nas contas de campanhas do CHUVISCO E REGINA CORSINE ????? COMO FICA ????? OU NÃO FICA ??????

14º

Fabio

Saudade do chefe Ivan

13º

ADRIANO

Já sei . Vão mencionar que tudo isso aconteceu no período do prefeito interino .

12º

EDUARDO DIAS VIEIRA

Um absurdo mais uma vez somos vitimas das fraudes e roubalheiras prejuízos inestimáveis que assolam o nosso imenso BRASIL, até quando será que vamos ser vitimas dos nosso representantes legais, quando será que os cidadãos Itapecericanos vão ter educação, saúde, transportes, serviços de água e luz de qualidade.. Vamos começar aqui agora está é a hora de pensarmos quem vamos eleger em 2016, para que elegermos vereadores e prefeito será que para criar esquemas de corrupção gigantesco, desviando recursos que deveriam ser investidos na cidade melhorando a qualidade de vida deste povo sofrido...... Senhores vivemos em uma democracia, mais infelizmente os nossos políticos ainda não sabem o que é viver em democracia, eleger representantes etc.....mais o povo não está morto muito pelo contrario estamos bem vivos e atentos.....vamos par cima deles com gaz....se preparem seus corruptos inescrupulosos estamos de olho.....

11º

Itapecericana

Nossa! Que vergonha Itapecerica sendo vitima de ladrões na câmara dos vereadores que quadro degradante e triste. Como podemos ser cidadãos tranquilos ? Quando pagamos nossos impostos e taxas no minimo esperamos que este dinheiro se converta em benefícios como escolas, saúde,segurança etc para a cidade e não para ladrões. Espero que o Ministério Público seja rígida e faça os envolvidos no crime devolver todo o dinheiro desviado e cadeia para os envolvidos.Itapecerica você não merece este descaso e desrespeito pelas autoridades locais que foram escolhidos para cuidar da cidade e não saqueá-la.

10º

ANONIMA

Na época do prefeito anterior, soube que por exemplo que pessoas muito influentes do prefeito, fazia os funcionários aceitarem outros cargos porem tinham que repassar grande parte para eles. Iam atrás mas.. e o medo de denuncia???

Cachorrada

muito estranho o presidente da câmara municipal levar todo esse tempo para descobrir o suposto esquema como presidente e responsável da casa não toma ciência e sai assinando cheques a torto e direita... que ele é incoprtente todo mundo sabe mais burro essa é nova

cidinha

tem uma mulher que oculpou cargo de confiança na gestão chuvisco,ela mesmo disse que nunca nem foi a prefeitura apenas recebia o salario de mais de tres mil reais,e o marido da referida fundou um partido politico de nome PTDB mais corrupção a caminho.

Gomes

Esse esquema de corrupção e roubalheira teve que ser descoberto externamente pelo Tribunal de Contas. Certamente o dinheiro roubado é muito maior e existem mais pessoas envolvidas.

LOUCO DE RAIVA

LAMENTÁVEL !!!!! uma cidade tão boa de se viver, e só tem ladrão tanto na câmara como na prefeitura a cidade na mão desse tal chuvisco e dessa tal de regina corsine parou esta totalmente largada um desastre total

anonimo

É com essa cambada de político que Itapecerica elegeu à população deve se preocupar, pois segurança, saúde, educação etc... Estão na UTI o sr prefeito Amarildo não governa nada à cidade fica na mão de pessoas ambiciosas que só sabem desfrutar do dinheiro público que administrao vergonha......

roberta c lobo

sou moradora da cidade a muitos anos e sempre paguei meus impostos e tento utilizar de todos servicos que a cidade diz que tem a oferecer detalhe o pronto socorro está um caus sem medicos,e os mesmos sem qualidade, exames qd marcados sao encaminhados para outro municipio,uma simples RPg e municipio nao tem a oferecer. EDUCAÇÃO OS PROFESSORES QUE MELHOR SE DESTACAM NAO TEM MOTIVAÇÃO PARA MELHOR EXECUTAR SEUS TRABALHOS ENTAÕ sobra uma leva de professores fracos e desmotivados o municipio nao oferece excurções culturais e qd a oferece e limitado a qt de alunos um absurdo;lazer nao temos enquantoisso o delfim verde foi criado para cultivar sapos so pode um espaço que poderia abrigar todos nossos jovens esta pior do que qd foi comprado tem um salão de festar que se reformado poderia servir para formaturas,eventos reunioes e outras necessidades dos municipes.tenho uma curiosidade gostaria de saber o que se faz com o dinheiro dos impostos,zona azul ,multas,esta cidade arrecada muito dinheiro,mas esta cidade esta as moscas nao aguento mais tanta hipocrisia tanto disvio de dinheiro a quem teremos que recorrer para acabar com isso nunca receberam uniforme mas o estado manda a verba este ano ate o material escolar nao chegou e vai atrazar ,se chegar chega nao desce mais pela minha garganta ,nao aguento ficar mais parada vendo as coisas acontecerem CHEGA ,CHEGA,CHEGA QUEREMOS PROGRESSO A CIDADE DE ITAPECERICA TEM QUE PROGREDIR URGENTE!!!!!!!!!!!!

val

uma vergonha para nossa cidade mais esta situação vai mudar.

William

Se os vereadores "não sabem" nem o que acontece na própria casa, imagina o que acontece na prefeitura. Tem que trocar todo mundo!

Dimas de almeida costa

Itapecerica da Serra e sem duvida uma das cidades mais corrupta do brasil.a população percebe como pessoas alocadas em secretarias de governo enrriquece da noite para o dia,infelismente somos trabalhadores que não tem tempo de correr atras de documentos para levar a justiça.agora aparece mais um orgão que representa a população suspeito de desviar o dinheiro que deveria estar retornando em forma de beneficio.

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.