Delegacia do Meio Ambiente vai investigar maus tratos contra animais em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 3/02/2015

Visando coibir e apurar os crimes de maus de tratos a animais o grupo de ativistas denominado Focinhos de Taboão da Serra solicitou ajuda do vereador Dr. Ronaldo Onishi para que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) apontasse o órgão responsável pela investigação desses crimes na cidade. Em resposta ao questionamento feito pelo vereador a  SSP determinou que os crimes de maus tratos contra animais ocorridos em Taboão da Serra devem ser denunciados e investigados pela Delegacia do Meio Ambiente  que funciona dentro da Delegacia de Embu das Artes e atende toda a região. 

A partir da indicação da SSP qualquer morador de Taboão que queira denunciar maus tratos contra animais na cidade pode se dirigir até a delegacia. 

“Pedimos a ajuda do vereador depois de constatar que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebe vários animais doentes com encaminhamento para eutanásia com doenças que muitas vezes são adquiridas em razão de maus tratos”, disse a ativista Caroline Wirzerek, junto com as ativistas Cris Ferraz e Ana Paula Haritov elas estão empenhadas na defesa dos direitos dos animais em Taboão da Serra.

As ativistas se mostraram satisfeitas com o encaminhamento dado pela SSP. Disseram que a partir de agora podem encaminhar devidamente casos de suspeita de maus tratos.

No início do ano, o vereador Onishi encaminhou um pedido a Secretaria de Segurança Pública para que fosse implantada em Taboão da Serra uma Delegacia de Investigação de Maus Tratos contra Animais. Em resposta a solicitação a SSP disse que esses crimes devem ser investigados pela Delegacia do Meio Ambiente que atende a região.

“Fiz esse pedido a Secretaria de Segurança Pública porque entendo que os animais precisam ser tratados com respeito. A informação que nos passaram é que esse tipo de crime, o de maus tratos contra os animais, passa a ser atendimento e investigado pela Delegacia do Meio Ambiente”, afirmou Onishi.

Segundo o vereador, o fato da Secretaria Estadual de Segurança ter apontado a Delegacia do Meio ambiente como local de referência para o atendimento dos casos de maus tratos a animais é positivo já que agora os moradores vão saber exatamente para onde devem se dirigir.

"Fizemos a nossa parte de questionar a Secretaria e esta esclareceu em que local os munícipes poderão denunciar eventuais maus tratos aos animais, estamos satisfeitos com o encaminhamento dado ao caso. Agora as pessoas que quiserem denunciar maus tratos contra animais saberão para onde se dirigir", afirmou Onishi.

A delegacia do Meio Ambiente possui um atendimento regional. Atualmente ela está instalada no prédio da delegacia central de Embu das Artes.

Serviço:
Delegacia Regional do Meio Ambiente
Rua Marcelino Pinto Teixeira, nº 56ª
Pq. Industrial – Embu das Artes
Telefone: (11) 4704-7075


Comentários