Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Funcionários da Câmara de Itapecerica confessaram desvio de R$ 2,4 milhões da Casa

Por Sandra Pereira | 29/01/2015

camara_2

Arquivo do Jornal na NetDesvio na Câmara é um dos assuntos mais comentados em Itapecerica da Serra

Um esquema de desvio de recursos públicos que seria operado por três servidores da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra causou um rombo de R$ 2,4 milhões somente em 2013 aos cofres municipais da cidade. A polícia acredita que o crime também se estendeu por 2014, o que torna imprevisível a quantidade de recursos desviados. Os servidores acusados foram exonerados. Dois deles confessaram ter desviado dinheiro por meio de transações eletrônicas, pagamentos em cheque, desconto de pensões, pagamento de farmácia e até duplicidade da folha de pagamento. Quando confessaram os crimes ambos isentaram os vereadores de participação no esquema e denunciaram uma outra servidora. 

O caso foi descoberto após apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Ao receber o relatório o então presidente Cícero Costa foi ao órgão e levantou mais informações. Logo depois disso os servidores foram afastados das funções,  foi aberta sindicância para apurar os fatos e uma consultoria contábil foi contratada para identificar o que aconteceu.  

Segundo os agora réus confessos o  crime se desenrolava no departamento Financeiro e no RH da Câmara de Itapecerica. O caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra. O esquema veio à tona no final de 2014 e desde então não se fala em outro assunto no meio político de Itapecerica. 

“No dia 19 de janeiro, convocados pela sindicância, os funcionários Jorge Isao Takada e Eduarda Rosana dos Anjos Silva foram ouvidos na sala da presidência, na presença do atual presidente Alex Pires e do anterior, Cícero Costa. Nesta oitiva, a funcionária Eduarda confessou os desvios praticados e acusou também os funcionários Isao e Fabiane. Além de confirmar que nenhum vereador participou, auxiliou ou incentivou a prática deste crime contra as finanças da Câmara. Após a confissão, os envolvidos, Jorge e Eduarda, resolveram espontaneamente depor na Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra para abertura de um boletim de ocorrência”, respondeu a Câmara por meio de nota enviada a reportagem do Jornal na Net

O atual presidente da Casa Alex Pires pede que o crime seja investigado e que os acusados devolvam a quantia desviada da Câmara Municipal. O ex-presidente, Cícero Costa, confirma que o crime só foi descoberto por causa de apontamento do Tribunal de Contas.   

Alex Pires disse que no dia 23 de janeiro o departamento jurídico da Câmara entrou com uma representação para instaurar o inquérito policial competente para investigar todos os envolvidos. A investigação foi então direcionada para a Delegacia Seccional de Taboão da Serra.
“Estamos com o sentimento de dever cumprido. Estes lamentáveis fatos continuarão sendo apurados. Também nos sentimos honrados por participar e concluir uma apuração que apontou os responsáveis por esta grave irregularidade, podendo assim facilitar os trabalhos dos órgãos que, daqui em diante, serão os responsáveis pela punição de todos os envolvidos. E também sabemos que a verdade vai trazer a tranquilidade que sempre esteve conosco. Estamos à disposição da Polícia e da Justiça e principalmente da população para auxiliar e esclarecer qualquer dúvida relacionada a este caso de desvio, que infelizmente atingiu nossa casa de leis”, traz a nota. 



17º

Mariana de Sá Castro

Eu sempre soube que aqueles filhos, mamavam na teta da prefeitura. É um tal de fecha loja de sapatos, monta panquecas aqui e acolá. Nunca foram competentes em nada. E precisa com pais ladrões? Não vão devolver o dinheiro roubado, nem carros, nem viagens, nem nada. Mas o status dos ladrões todos sabem quem são e onde moram;e pensam que não pagarão a saúde de seus filhos e herdeiros? Dinheiro roubado nunca´é abençoado. Aguardem a justiça divino deste povo ladrão que ostenta o que nunca lutou para merecer...coitados!

16º

Hipogresia

A classe social difere muito em suas opiniões, se estivessem la fariam a mesma coisa... Como podem julgar os filhos se não os comecem, é facil falar pq a merda foi jogada no ventilador para que os seus superiores não pisassem ... Cuidado para não morrerem envenenados com tanta inveja acumulada.... A maldade e falsidade ando ao lado dos mais favorecidos ao fracasso.

15º

Joao Saldanha

Filhos do Sr. acima citado viajam à Europa e USA como quem vai à Pinheiros desfilam de carros com X5 à L200 sem ao menos trabalhar

14º

ivone almeida

esperamos que isso não vire em pizzas como de costume

13º

Datena

Há tempos se vê filhos dos acusados ostentando, andando de carroes, e um deles vive vida de playboy sem ao menos nuncá ter trAbalhado.bom trabalho dos que descobriram essa roubalheira.

12º

BENEDITO DE OLIVEIRA SANTOS JÚNIOR

Agora quero ver os jornais de Itapecerica ir além de dar notinhas sociais sobre os ocupantes de cargos públicos, típicos de cidades da época da ditadura, ou de uma cidade conduzida por políticos como o fictício Odorico Paraguaçu. Será que é a via de duas mãos da arte e da vida?

11º

Cadeia neles

O filho do citado , isao, sempre desfilou de carrrroes ,sem nunca ter teabalhado.agora se sabe De onde vem o $$$$....

10º

Céu Cabral

E quando o que foi roubado volta aos cofres públicos?

Gomes

Impressionante como roubam dinheiro público neste país, esse tipo de crime deveria ter uma pena aumentada para 100 anos de cadeia, uma vergonha.

Itapecerica

Gente corrupta como esses ai que deixam a cidade pequena como é, e fora que as coisas não andam de dentro da prefeitura, porque a privatização da saúde??? acho que vem mais corrupção por ai moradores!!!

SÉRIO

a cidade, já não tem nenhum desenvolvimento. é duro, a vida por aqui por causa da aérea de manancial, o pouco de recurso e receita que tem os rato querem levar.

celso pereira

Desvio de dinheiro todos já sabe que teve,agora querem colocar na conta de duas pessoas isso não concordo,com certeza tem mais pessoas envolvidas,espero que a polícia faça justiça e coloque todos na cadeia.o povo ta de ovo

adriano aurelio fernandes lameda

Parabens!!! Nunca duvidei dos ilusionismo e magicas por isso que adoro essa cidade votamos em vereadores e acabamos vendo mágicos.......kkkkkkkkkkkkkkk!!

Yvonne

Há muita coisa podre!!

elio ferreira mendes

Parabens a Camara Municipal, por ter punido os culpados, se em todo lugar fosse assim,iriam ser bem melhor,porque muitos crimes seriam desvendados.

CIDADÃ INO JADA

Devolução do dinheiro aos cofres públicos e cadeia pra eles lugar de ladrão é na cadeia.

alison rogerio dinisio

Se teve roubo tem que ir pra cadeia,minha sogra faleceu nessa m de ps aqui no Jacira por falta de capacitação dos medicos,nossas ruas estao um lixo, nao temos investimentos no esporte e cultura,falta creche pra nossas crianças,seus ladroes,se roubou vai ter que ir preso sem meias palavras, a cadeia é o caminho pra vcs.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.