Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Embu inaugura Caps II no Centro

Por | 25/07/2010

chico_inauguracao.jpg

Embu recebe novas intalações de CAPS II neste sábado

Com o intuito de socializar os atendidos com a sociedade, a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), em Embu, foi em grande estilo e emocionante na manhã deste sábado, 24. No início da inauguração, alguns usuários do Caps emocionaram os presentes com a apresentação da música “Faz um milagre em mim”, a banda municipal regida pelo Maestro Elias, também fez bonito ao tocar o Hino Nacional Brasileiro.

Por ser um equipamento público que atende pessoas com sofrimento mental nos momentos que elas necessitam de maior acolhimento, com as novas instalações o que já era feito com dificuldade pela falta de espaço, com as novas salas e um espaço amplo, o atendimento será ainda mais diferenciado, com lugar para psicóloga, fisioterapeuta, além de oficinas de receitas, pintura, horta entre outras.

Tanto a Coordenadora do Centro quanto a Secretaria de Saúde agradeceram ao empenho de todos os funcionários que se dedicam pelos atendidos, além da política pública exercida pelo prefeito na cidade, principalmente na área da saúde.

Patrícia Garcia, coordenadora do Centro lembrou como era o tratamento da cidade para com as pessoas com sofrimento mental. “Até 20 anos atrás, os lugares de atendimento eram somente nas bordas da cidade, escondidas, hoje está no centro, isso é uma grande vitória, pois desta maneira será possível a convivência na sociedade”, afirmou.

A Secretaria de Saúde, Sandra Ribeiro afirmou que o Caps passará por mudanças em 2011. “Em meados do ano que vem a ideia é manter o centro aberto 24 horas, para proporcionar um atendimento integral aos assistidos”, contou.

De acordo com ela, o CapsAD (Álcool e Drogas) também passará por reestruturação no atendimento. “A proposta é montar um consultório de rua, com intuito de acolher os usuários de drogas e álcool nas ruas”, disse confiante.

Chico Brito, prefeito de Embu disse estar satisfeito com a entrega da reforma do espaço. “Esse prédio já abrigou a primeira escola da cidade, depois vários departamentos da prefeitura e por fim, antes dessa inauguração o fórum”, lembrou.

O prefeito afirmou que o prédio está no centro da cidade, para ter mais visibilidade. “O mundo tem o costume de discriminar, essas pessoas são queridas por nós, precisam ser pelos parentes. A sociedade tem um lado extremamente preconceituoso, precisamos nos colocar no lugar do outros e ter compaixão”, explicou.

De acordo com Chico Brito, todos têm os seus limites. “Limites todos temos, seja físico, econômico, mental, mas também temos beleza e sofrimento, e é pelas pessoas que tem mais sofrimento que existe esse centro”, finalizou.

O evento contou também com a presença dos vereadores Maria Cleuza Gomes (Na) e João Leite.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.