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Legislativo de Taboão da Serra conta com Ouvidoria para atender população

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 28/01/2015

legislativo

Cynthia GonçalvesO Ouvidor Márcio Francisco dos Santos durante atendimento na Câmara Municipal

Em 2014 o Poder Legislativo de Taboão da Serra ganhou um importante canal de comunicação com os moradores da cidade: a Ouvidoria. Por meio dela os cidadãos podem apresentar suas demandas, sugestões, críticas e elogios. A Ouvidoria do Legislativo é um instrumento de transparência e pode ser utilizada por qualquer morador da cidade. 

Nos primeiros meses de atividade o órgão respondeu 100% de sua demanda. Para esse ano a meta do presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, é ampliar o trabalho da Ouvidoria a fim de melhorar a relação da Casa e dos vereadores com a população por meio do fortalecimento institucional.

“100% das manifestações de 2014 foram respondidas. Muitas delas geraram indicações que foram encaminhadas. Nesse primeiro momento também cumprimos um papel educativo de orientar as pessoas sobre a missão do Legislativo de criar leis e fiscalizar”, observa o Ouvidor Márcio Francisco dos Santos. 

A Ouvidoria pode ser acionada pelos munícipes pelo email ouvidoria@camarataboao.sp.gov.br, pelo site www.camarataboao.sp.gov.br, pelo telefone 4788-9300 Ramal 340 ou por meio de  carta enviada à Estrada de São Francisco, 2.013, jardim Helena, Taboão da Serra, São Paulo, Cep: 06763-230. Caso a pessoa prefira fazer a solicitação pessoalmente deve se dirigir ao endereço mencionado.  

O relatório de trabalho da Ouvidoria no ano de sua criação mostra que os jardins Clementino, Record e Iracema são os três bairros que mais trouxeram demandas de atendimento. Cada um representa 11% do total de solicitações somando juntos 33%. O restante do total de atendimentos está diluído entre os bairros do Jardim Helena, Mafalda, Saporito, Maria Rosa, Salete, Parque Industrial das Oliveiras, Marabá, Vila Iase e Vila Francisco Remeikis.

As solicitações referentes a segurança pública lideraram o ranking de solicitações feitas a Ouvidoria, com 17%. Logo depois aparecem os pedidos de informação sobre a limpeza de terrenos particulares com 11%. Depois vem a limpeza e coleta de lixo com 11%. Após isso surgem as solicitações referentes ao passeio público com 11% e a limpeza de córregos com outros 11%. Também houve solicitações relacionadas a educação, saúde, pavimentação, perturbação de silêncio, iluminação pública, servidor público e transporte público. 

O relatório atesta que 89% dos cidadãos buscam a Ouvidoria por meio de formulário no site. Outros 6% fazem solicitações por telefone e 5% buscam atendimento pessoal. Os homens são maioria entre os que procuram atendimento. Eles representam 89% contra 11% de mulheres.

As reclamações representam 72% do total de atendimentos. Os pedidos de informação totalizam 11%. Outros 11% são casos de denúncias enquanto 6% dos casos atendidos trouxeram algum tipo de sugestão ao Poder Legislativo.

A Ouvidoria está subordinada a mesa diretora da Câmara Municipal. As solicitações feitas pelo Ouvidor têm prazo de 5 dias para serem respondidas pelos servidores da Câmara. Já o Ouvidor tem até 20 dias para dar resposta às demandas dos moradores da cidade. 

Serviço:

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Taboão da Serra possui quatro canais para o atendimento ao munícipe:

E-mail: ouvidoria@camarataboao.sp.gov.br
Online: Formulários disponíveis no site – www.camarataboao.sp.gov.br
Telefone: 4788-9300 ramal: 340
Pessoalmente ou por carta para o endereço:  Estrada de São Francisco, 2.013, jardim Helena, Taboão da Serra, São Paulo, Cep: 06765-000

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