Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Legislativo de Taboão da Serra conta com Ouvidoria para atender população

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 28/01/2015

legislativo

Cynthia GonçalvesO Ouvidor Márcio Francisco dos Santos durante atendimento na Câmara Municipal

Em 2014 o Poder Legislativo de Taboão da Serra ganhou um importante canal de comunicação com os moradores da cidade: a Ouvidoria. Por meio dela os cidadãos podem apresentar suas demandas, sugestões, críticas e elogios. A Ouvidoria do Legislativo é um instrumento de transparência e pode ser utilizada por qualquer morador da cidade. 

Nos primeiros meses de atividade o órgão respondeu 100% de sua demanda. Para esse ano a meta do presidente da Câmara, José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, é ampliar o trabalho da Ouvidoria a fim de melhorar a relação da Casa e dos vereadores com a população por meio do fortalecimento institucional.

“100% das manifestações de 2014 foram respondidas. Muitas delas geraram indicações que foram encaminhadas. Nesse primeiro momento também cumprimos um papel educativo de orientar as pessoas sobre a missão do Legislativo de criar leis e fiscalizar”, observa o Ouvidor Márcio Francisco dos Santos. 

A Ouvidoria pode ser acionada pelos munícipes pelo email ouvidoria@camarataboao.sp.gov.br, pelo site www.camarataboao.sp.gov.br, pelo telefone 4788-9300 Ramal 340 ou por meio de  carta enviada à Estrada de São Francisco, 2.013, jardim Helena, Taboão da Serra, São Paulo, Cep: 06763-230. Caso a pessoa prefira fazer a solicitação pessoalmente deve se dirigir ao endereço mencionado.  

O relatório de trabalho da Ouvidoria no ano de sua criação mostra que os jardins Clementino, Record e Iracema são os três bairros que mais trouxeram demandas de atendimento. Cada um representa 11% do total de solicitações somando juntos 33%. O restante do total de atendimentos está diluído entre os bairros do Jardim Helena, Mafalda, Saporito, Maria Rosa, Salete, Parque Industrial das Oliveiras, Marabá, Vila Iase e Vila Francisco Remeikis.

As solicitações referentes a segurança pública lideraram o ranking de solicitações feitas a Ouvidoria, com 17%. Logo depois aparecem os pedidos de informação sobre a limpeza de terrenos particulares com 11%. Depois vem a limpeza e coleta de lixo com 11%. Após isso surgem as solicitações referentes ao passeio público com 11% e a limpeza de córregos com outros 11%. Também houve solicitações relacionadas a educação, saúde, pavimentação, perturbação de silêncio, iluminação pública, servidor público e transporte público. 

O relatório atesta que 89% dos cidadãos buscam a Ouvidoria por meio de formulário no site. Outros 6% fazem solicitações por telefone e 5% buscam atendimento pessoal. Os homens são maioria entre os que procuram atendimento. Eles representam 89% contra 11% de mulheres.

As reclamações representam 72% do total de atendimentos. Os pedidos de informação totalizam 11%. Outros 11% são casos de denúncias enquanto 6% dos casos atendidos trouxeram algum tipo de sugestão ao Poder Legislativo.

A Ouvidoria está subordinada a mesa diretora da Câmara Municipal. As solicitações feitas pelo Ouvidor têm prazo de 5 dias para serem respondidas pelos servidores da Câmara. Já o Ouvidor tem até 20 dias para dar resposta às demandas dos moradores da cidade. 

Serviço:

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Taboão da Serra possui quatro canais para o atendimento ao munícipe:

E-mail: ouvidoria@camarataboao.sp.gov.br
Online: Formulários disponíveis no site – www.camarataboao.sp.gov.br
Telefone: 4788-9300 ramal: 340
Pessoalmente ou por carta para o endereço:  Estrada de São Francisco, 2.013, jardim Helena, Taboão da Serra, São Paulo, Cep: 06765-000

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.