Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Segurança, saúde, transporte e mobilidade urbana são maiores problemas nas cidades do Conisud

Por Sandra Pereira | 25/01/2015

conisud_1

Sandra PereiraOs gestores municipais querem atacar os problemas de forma coletiva

Segurança, saúde, transporte público e mobilidade urbana. Esses são atualmente os principais problemas enfrentados nas 8 cidades que formam o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), segundo os prefeitos que participaram da reunião que elegeu o prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, presidente do consórcio.  Os gestores municipais querem atacar os problemas de forma coletiva. Buscar soluções conjuntas. Para tanto pretendem aplicar as ações previstas pelo Plano Plurianual elaborado recentemente pela equipe técnica do Conisud.

“Esses problemas são as prioridades em todas as cidades e vamos buscar a solução de todos em conjunto. Hoje na minha cidade o maior problema é a segurança. Nós temos que pensar em ações que possam resolver esse problema em Itapecerica e nas outras cidades”, afirmou Chuvisco.

De acordo com ele a solução para os problemas na área da saúde passa pela construção de um novo hospital para atender aos moradores dos municípios da região.

Sobre os problemas relacionados ao transporte público  e a mobilidade urbana o novo presidente do Conisud reconhece que eles interferem diretamente na vida da população de todas as cidades. Em relação ao transporte público as  críticas mais comuns se referem à superlotação, más condições da frota, pouca quantidade de veículos e horários irregulares.

“Temos que brigar em conjunto para tratar esses problemas e buscar soluções seja no governo do Estado ou no Federal. Nós agora temos como avançar. O PPA vai nos permitir cobrar em conjunto as ações que as cidades precisam”, observou.

Chuvisco foi eleito presidente do Conisud no dia 15 de janeiro. O consórcio é formado pelas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.

anonimo

Não é uma lei EXTRAVAGANTE!!! Se trata de uma lei regulamentar, tal lei simplesmente regulamentou o art.144 parágrafo 8 da CF. É lamentável pessoas indignadas questionando uma realidade que infelizmente também é ignorada pelo prefeito da cidade pois se assumisse sua responsabilidade estaríamos em uma cidade mais segura!!! Obs: tenho pleno conhecimento do que digo e também lhe digo indignada a segurança jurídica para atuação da GCM só se prejudicando se cometerem CRIME por ex: abuso de poder....

Indignada

De fato anonimo errei quando digitei extraordinária, na realidade eu queria dizer : EXTRAVAGANTE. Não vou ficar discutindo, pois vejo que vc não tem qualificação suficiente, continue achando que uma lei extravagante prevalece sobre a CF, e se vc soubesse interpretar saberia o que a lei complementar diz e o que a CF expõe, e dai saberia qual está correta. Quero ver quando o 1 GCM se lascar achando-se policia e responder por isso, não que eu seja contra a GCM atuar, na realidade muitas das vezes são eles que nos socorrem primeiro, só lamento por estarem interpretando de maneira errada a Lei e vindo a se prejudicar. E concluo: a responsabilidade de segurança pública é do estado e não do município. E isso posso dizer com convecção, uma vez que tenho estudo e experiência na área suficiente para isso. Por derradeiro, a respeito do tema esta foi minha explanação final...fuiii

anonimo

Bora lá indignada!!! primeiramente, se trata de uma lei COMPLEMENTAR... Portanto começou errado não tem nada de extraordinária kkk, e se você quizer dar uma olhadinha: Art. 3o São princípios mínimos de atuação das guardas municipais: I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; II - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; III - patrulhamento preventivo; IV - compromisso com a evolução social da comunidade; V - uso progressivo da força. Art. 5o São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais: II - prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; III - atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais. Cabe observar o que diz o caput do art 144 da constituição: Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Indignada

Oh meu Deus pena das pessoas que não sabe nada de nda....bora lá ter uma aulinha de legislação então: a Constituição Federal de 1988 regulamenta as competências de da ente politico, dentre elas a segurança pública, o município não pode por meio da GCM agir como a Policia do Estado, uma vez que a competência é do estado em proteger a sociedade, e a CF é clara ainda que a GCM será para salva guardar os patrimonios públicos, o que essa lei a que vc se refere senhor anônimo diz respeito apenas a regulamentar uma situação que já existia, qual seja dar o poder da GCM atuar com armas até mesmo fora do seu horário de serviço. Assim eu sei bem do que estou falando e vc provavelmente deve ser GCM portanto cuidado ao sair por ai se achando policial militar, pois vcs apenas podem auxilia-los mas não tem as mesmas funções, vá na constituição federal art. 144, §8º, e não esqueça que a Lei maior do país é a CF e não uma Lei extraordinária querido anonimo. E indignado acredito que vc não participa ativamente da cidade, pois as suas declarações assim exprime, ande mais nos bairros antes esquecidos, bem como dá uma olhada no que fizeram na praça revitalizada da av. itália, dá uma passada e veja com seus olhinhos o que fizeram com as lixeiras, globos de luz, as próprias lampadas, etc...bla bla bla é o que as pessoas fazem e não ajudam a cidade de desenvolver.

indignado

BLA BLA BLA BLA BLA é nada sai ainda mais com esse novo presidente que não faz um nada ou melhor não sabe fazer nada

anonimo

Dá uma olhada na lei 13022, e se atualiza sobre as leis. Tal legislação diz respeito as competências das guardas municipais, antes de dizer algo se informe....

Indignada

Segurança Pública é responsabilidade do Estado não o Município, quanto a GCM ela tem responsabilidade apenas com o patrimônio público, espero que o consórcio consiga do estado a ajuda de que tanto precisamos.

anonimo

Vamos ver qual vai ser o plano do presidente para sua cidade,pois esta abandonada literalmente no que diz respeito à segurança pública.

ADRIANO

Descobriram agora??

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

30/04/2017

PM prende quatro jovens acusados de roubo na Subway do Pirajuçara, em Taboão

A Polícia Militar (PM), prendeu em flagrante neste sábado, 29, quatro jovens, dois deles menores...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.