Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Semana de Formação de Educadores de Taboão da Serra envolveu mais de 2300 profissionais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/07/2010

educadores_350.JPG

A abertura da Semana contou com a palestrante Leila Navarro

O VI Encontro de Educação, Cultura e Inclusão Social para os educadores da rede municipal de ensino, promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra por meio da Secretaria da Educação, aconteceu durante os dias 20, 21 e 22 de julho na Faculdade Anhanguera.

“A escola em transformação: novos espaços, novos tempos, novos caminhos” foi o tema deste ano que teve uma ótima participação dos profissionais de educação. De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, José Marcos dos Santos, o balanço da semana foi muito positivo. “Tivemos a presença de 100% dos educadores e outros profissionais que trabalham na educação. Isso foi muito gratificante porque sabemos que as palestras, cursos e oficinas atingiram seu objetivo de reciclar e atualizar o conhecimento daqueles que são responsáveis pela formação dos nossos alunos”.

O secretário também fez questão de agradecer o empenho de todo os setores da prefeitura no sucesso da semana, e destacou a participação da cultura. “Na programação tivemos as intervenções culturais não só como entretenimento, mas que tasmbém abordaram os temas propostos, então faço questão de agradecer a vice-prefeita Márcia e claro ao prefeito Evilásio que idealizou a semana de formação com muito carinho”, ressaltou José Marcos.   

Para se ter uma ideia do sucesso do evento, estavam previstas 72 atividades por dia, número que foi superado, chegando a 150 atividades diárias que foram divididas em três períodos nas salas e laboratórios de informática da faculdade. A semana movimentou cerca de 2300 profissionais por dia, entre professores, coordenadores, diretores, inspetores e assistentes de desenvolvimento infantil e escolar que participaram de atividades, workshops, palestras e dinâmicas ministradas por aproximadamente 50 palestrantes diferentes, abordando os mais diversos temas, desde psicomotricidade ao emprego da dança como atividade agregadora.

Já na abertura do evento, os educadores participaram de uma palestra motivacional com Leila Navarro, umas das melhores palestrantes do país, que falou sobre termos uma atitude “vencedora” diante das dificuldades.

Vários especialistas em educação puderam interagir com os professores e ajudá-los a trocar experiências, como foi o caso de Maria Angélica Pavan, focalizadora da dança circular. “As danças circulares foram pesquisadas em 1970 por Bernard Woins, ele concluiu que em diversas culturas, as danças folclóricas eram, na grande maioria feitas através de círculos, ou seja, a dança circular tem o caráter de agregar, desenvolver a cooperação entre os participantes”, explica ela.

Para a folclorista, a semana proporcionou diversas experiências enriquecedoras, pois cada atividade poderá ser desenvolvida e aplicada em diversas situações do cotidiano dos educadores. “Uma das professoras me disse que costuma aplicar a dança circular na reunião de pais, ou sempre no início das aulas. É uma maneira simples e fácil de unir um grupo, promovendo a aceitação mútua e servindo para quebrar as diferenças e não é preciso ser bailarino para dançar, é muito fácil”, conclui Maria Angélica.

A professora Suzana Macedo, da EMEF Paulo Freire, diz que se interessou mais pelos temas da Educação Inclusiva. “Me inscrevi para as palestras que trataram da inclusão dos alunos com deficiência, sou voluntária em uma entidade e lido com essa realidade também na sala de aula, essa semana foi muito boa, houve conteúdo diversificado, valeu à pena participar”, afirma a professora.

A prefeitura realiza formação continuada de seus educadores durante todo o ano. Os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, comprovam que Taboão da Serra vem melhorando, cada vez mais, a qualidade de ensino em sua rede municipal.

Foto: Ricardo Vaz

15/12/2017

Parceria entre Prefeitura de Taboão e Senac forma 450 alunos

Na noite da última quarta-feira, 13, 450 munícipes de Taboão da Serra se formaram nos cursos de...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

13/12/2017

Aluno da EMEF Cecília Meireles vence concurso de soletração em inglês

No dia 30 de novembro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de T

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Alunos da rede Estadual terão material pedagógico em aplicativo

A liberação do uso de telefone celular em sala de aula para fins pedagógicos foi autorizada em...

10/12/2017

Deputada Analice leva Projeto Guri para Embu das Artes

Um grupo de 150 crianças e adolescentes estão frequentando aulas de iniciação musical e de...

08/12/2017

500 alunos se formam pela Escola Municipal de Gastronomia

A qualificação profissional é o melhor caminho, em um momento de crise econômica nacional, para...

06/12/2017

Etec de Taboão e Embu recebem inscrições para vestibulinho até o dia 13 dezembro

Os estudantes interessados em prestar o vestibulinho da Etec de Embu das Artes e Taboão da Serra...

06/12/2017

Vestibular Fatec: inscrições terminam na quinta-feira (7)

Quem quiser participar do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

15/12/2017

Idec alerta para tentativa de fraudes após acordo sobre planos econômicos

Pouco mais de 48 horas depois de oficializada a assinatura do acordo entre a Advocacia-Geral da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.