Integrantes do Jovem Aprendiz visitam Câmara de Taboão e fazem sessão simbólica

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 22/01/2015

Um grupo de jovens integrantes do projeto Jovem Aprendiz visitou a Câmara Municipal de Taboão da Serra no dia 21 janeiro para conhecer mais de perto como funciona o Poder Legislativo da cidade. Eles simularam a realização de uma sessão onde puderam aprender sobre o funcionamento da Casa, as atividades dos vereadores, fizeram aprovação simbólica de projetos e até sabatinaram os vereadores presentes. Os garotos e garotas que participaram da iniciativa aprovaram a visita à sede do Legislativo e se mostraram impressionados com a estrutura e o funcionamento da Câmara.

A visita dos jovens ao Legislativo foi organizada pela Vera Curado, como parte das atividades da disciplina Ética e Cidadania, do Instituto Brasileiro de Capacitação, voltado a capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz.  

Ela destacou os benefícios práticos dos jovens vivenciarem essa experiência a fim de desmitificar aspectos contrários a atividade política.
Os jovens foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma e os vereadores  Érica Franquini, Luzia Aprígio, Marcos Paulo e Ronaldo Onishi. 

Os parlamentares saudaram com entusiasmo os jovens e os convidaram a acompanhar as sessões, visitar o site da Câmara e apresentar suas demandas por meio dos canais de comunicação do Legislativo com a população, entre os quais se destaca a Ouvidoria.

“Ver essa Casa cheia de jovens é uma imensa satisfação. Aqui é a Casa do povo. Templo do debate de ideias. Espero que a presença de vocês aqui possa servir de inspiração para que se interessem em participar mais ativamente da política e venham fazer a diferença na sociedade”, disse Cido da Yafarma.

O vereador Ronaldo Onishi pediu aos jovens que acompanhem mais de perto os trabalhos da Casa. Orientou que eles aproveitem a oportunidade de obter mais conhecimento sobre a Câmara. 

 “Amanhã quem sabe um de vocês não pode estar aqui nessa Casa. Quem tem conhecimento tem oportunidade e a presença de vocês aqui hoje é porque estão interessados”.

Já a vereadora Érica Franquini observou que as garotas eram maioria no grupo e estimulou todas a investir na própria educação, ampliando seus conhecimentos e buscando se interessar mais pela atividade política e o consequente exercício da cidadania. Ela observou que seria importante trazer outros grupos de jovens à Casa e se comprometeu a estudar projeto de Lei nesse sentido.

Após a sessão e a sabatina aos vereadores presentes no plenário os jovens visitaram a nova sede do Poder Legislativo de Taboão. “Foi muito interessante conhecer a Câmara. Não imaginava como era o trabalho deles”, admitiu Crislaine Santos Conceição, 17 anos. “Não fazia ideia que era tudo organizado como é. Não imaginava que as sessões tinham um modelo de organização e nem que o prédio era desse jeito. Foi uma experiência bem produtiva”, completou Jonathan Wesley, 16 anos.

O programa Jovem Aprendiz faz parte da estratégia nacional para capacitação de jovens. A iniciativa visa a elevação da escolaridade, a qualificação profissional, inclusão cidadã e o ingresso no mercado de trabalho. O programa está dividido em várias categorias e faixas  etárias. 

Serviço

Câmara Municipal de Taboão da Serra

Estrada São Francisco, 2013 – Jd. Helena

4788-5300 | contato@camarataboao.sp.gov.br

https://www.facebook.com/camaramunicipal.taboao

https://twitter.com/camarataboao


Comentários