Governador Geraldo Alckmin, prefeito e deputada inauguram Poupatempo de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 21/01/2015

A unidade Taboão do Poupatempo e Detran foram inaugurados oficialmente nesta quarta-feira, dia 21, pelo governador Geraldo Alckmin acompanhado do prefeito do Fernando Fernandes Filho, a deputada estadual Analice Fernandes, vereadores, secretários e amplo público. O governador destacou a importância da implantação do 64º Poupatempo no Estado de São Paulo, em Taboão da Serra. Disse que os serviços serão otimizados e salientou a emissão de cartões de gratuidade no transporte público para aposentados no local. Já o serviço do Bom Prato, instalado no mesmo galpão multiuso deverá ser entregue para a população em março deste ano. Ao lado do Poupatempo foi instalada uma praça com equipamentos de ginástica. A inauguração foi para celebrar o atendimento ao público no espaço que já vem sendo realizado desde o começo do mês.

"No mesmo prédio há o Detran e o Poupatempo. Aumentamos os serviços eletrônicos para economizar o tempo das pessoas. É uma grande conquista. O  Poupatempo tem 98% de aprovação. É um serviço que as pessoas querem ter. A localização é ótima e o prefeito Fernando Fernandes está de parabéns pela escolha do espaço", disse o governador Geraldo Alckmin, destacando que o Detran passou a ter o padrão Poupatempo funcionando o dia inteiro e aos sábados.

Na solenidade o governador criticou a exigência do governo federal de trocar os modelos de extintor de incêndios nos veículos e leu uma relação de países onde a exigência não existe. “É uma barbaridade para tirar dinheiro da população”.

inaugura

A deputada estadual, Analice Fernandes, salientou que o espaço é muito importante para a população de Taboão da Serra e da região. "Hoje é um dia muito especial, não só aqui para Taboão da Serra mas para toda a nossa região. Porque nos estamos inaugurando um equipamento público importantíssimo, e não só para a nossa cidade mas para toda a região, que até então, quando precisava de tirar um simples documento tinha que perder um dia inteiro, se deslocando até o Poupatempo de Santo Amaro. Agora quem ganha é a nossa população, ganha tempo", disse Analice Fernandes. 

Ela elencou várias obras do governo do estado na cidade e destacou a construção do Bom Prato, Etec, Corpo de Bombeiros, creches e a extensão do metrô para a cidade.

O Poupatempo de Taboão tem capacidade para realizar até 2,3 mil atendimentos diários. Está funcionando há algumas semanas e de acordo com o prefeito Fernando Fernandes já está realizando 250 atendimentos por hora. Ele lembrou que o local beneficia mais de 1 milhão de moradores dos municípios de  Taboão da Serra e também os munícipes de Embu Guaçu, Juquitiba, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Embu das Artes, além dos bairros do Campo Limpo e Butantã. 

O prefeito Fernando Fernandes falou ao governador que ao final dos quatro anos de mandato terá um cidade totalmente transformada, e salientou que o Poupatempo é um catalizador de desenvolvimento para a região do Pirajuçara. "O Poupatempo é um grande serviço para a população, mas para nos especialmente para a região do Pirajuçara, essa unidade tem uma importância ainda maior, porque ele é um catalizador de desenvolvimento, pelo serviço que ele presta para a população local. Vai atrair desenvolvimento como aconteceu com o Shopping que mudou a história de Taboão", falou, acrescentando que o governador terá que voltar várias vezes a Taboão para inaugurar as obras previstas.

À imprensa o prefeito falou que os críticos do Poupatempo no Pirajuçara devem estar envergonhados de terem sido contra a obra que vai atrair desenvolvimento e já está ajudando a população local graças a melhoria de acesso aos serviços. Ele explicou que segue o modelo dos gestores do PSDB que primeiro põem os órgãos para funcionar e depois fazem a inauguração. “O importante é atender o público a inauguração é festa e a gente faz depois”, disse.

detran


O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, disse que o Poupatempo é a prova de que o prefeito e o governador estão imbuídos do espírito de servir a população. Para ele a vinda do equipamento  representa um marco para Taboão da Serra e a região e vai levar desenvolvimento ao Pirajuçara e suas imediações.

“Acredito que não tenha um cidadão em Taboão da Serra que não esteja aplaudindo a vinda do Poupatempo. Esse equipamento vai ajudar as pessoas a poupar tempo e dinheiro. Tempo é qualidade de vida. As pessoas tinham que tirar um dia de sua vida para ir até São Paulo resolver suas questões.  Agora elas vão encontrar tudo que precisam aqui na nossa cidade. Todo mundo ganha”, avaliou.

O posto do Detran-SP integrado ao novo Poupatempo Taboão é a 85ª unidade no Estado de São Paulo. O espaço oferece serviços relacionados a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem desejar utilizar os serviços do Poupatempo contará com os atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais, acesso gratuito à internet por meio do Acessa São Paulo, solicitação de 2ª via de contas e ligação de água e esgoto, emissão de via para pagamento do IPVA, solicitação para restituição de multa de trânsito e desbloqueio de senha da Nota Fiscal Paulista.

A população que estava na unidade no momento da cerimônia de inauguração comemorou o novo espaço que beneficiará muitas pessoas. "Eu gostei muito de ter um Poupatempo do lado de casa, antes eu perdia tempo e dinheiro para ir até Santo Amaro. Tudo muito bom", disse Vanusa Dias, moradora do Pirajuçara.  Já para a aposentada Maria Cristina, a espera para inauguração valeu a pena. "Esse espaço da praça Luiz Gonzaga estava aí perdido, agora podemos aproveitar e resolver nossas pendências. Demorou mas saiu, eu só tenho que agradecer. Demorou porque era para sair completinho", falou. 

Participaram da inauguração do Poupatempo de Taboão os prefeitos de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, de Juquitiba, Francisco Júnior e os vereadores de Taboão André Egydio,  Eduardo Nóbrega, Joice Silva, 1ª secretária da Câmara, Érica Franquini, 2ª secretária, Eduardo Lopes, Marco Porta, Ronaldo Onishi, Marcos Paulo e Luzia Aprígio. Os vereadores de Embu, Edvânio Mendes, Rosana do Artur e Carlinhos de Embu também prestigiaram a solenidade. De Itapecerica da Serra compareceu o vereador Zé Hélio.

SERVIÇO
Poupatempo Taboão da Serra
Estrada Kizaemon Takeuti, 2425 - Parque São Joaquim
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h 
http://www.poupatempo.sp.gov.br

Comentários