Campanha “Doe Frascos de Vida” incentiva a doação de leite materno na região

Por Outro autor | 19/01/2015

Cerca de 10% dos bebês no Brasil nascem prematuros! O desenvolvimento deles e de outros depende da alimentação apropriada com leite materno que nem todas as mães conseguem produzir suficientemente ou deixam de produzir por falta de informação. Mesmo com todos os avanços feitos estamos longe de poder nutrir todos os brasileirinhos e todas as brasileirinhas com as vitaminas e anticorpos do leite materno, tendo que recorrer a produtos artificiais que não substituem 100% o original.

O leite materno vale ouro para bebês ainda mais para os que precisam ser alimentados e não tem condições de sugar como, por exemplo, os prematuros extremos. Atualmente o banco de leite de Itapecerica e Campo Limpo que são responsáveis pelo abastecimento das maternidades da região de Taboão e Embu, estão com um número de doadoras bem abaixo do necessário.

No banco de leite do Hospital Geral de Itapecerica ano passado, o volume colhido de leite era de 4,3 litros semanalmente quando deveria ter um volume de 14,6 litros. No Banco de leite do Hospital Regional Municipal do Campo Limpo, o recolhimento semanal é de 8,5 litros quando deveria ser 14,2 litros.  Por isso convocamos todas as mamães da região que amamentam seus bebês a serem doadoras, para as mamães de prematuros das UTIs neo natais fará toda a diferença e ainda mais para os próprios bebês pois não tem alimento melhor do que o leite materno.

Basta usar o LOBALE pra localizar o banco de leite mais próximo da sua casa e verificar com os responsáveis do BLH como pode agendar os exames necessários para se tornar uma doadora. Os bancos de leite que fazem o abastecimento dessa região tem coleta domiciliar com ajuda do corpo de bombeiros, por isso a doadora de leite materno nem precisa sair de casa para doar, a não ser para o primeiro exame que é necessário para averiguar a sua saúde.

Quem pode doar?

Todas as mulheres que tiverem leite materno além do necessário para alimentar o próprio filho e que estiver com a saúde em dia podem doar. Não há limite de idade ou de tempo que a doadora amamenta.

Como posso doar?

O primeiro passo é sempre localizar o banco ou posto de coleta mais próximo dos 354 em território brasileiro. Para isso pode usar o LOBALE aqui em cima, buscando apenas com seu endereço ou CEP. Antes de se deslocar ligue para o banco ou posto, explica sua situação e siga as orientações informadas. Antes de doar, o estado da sua saúde precisa ser avaliado. Alguns bancos e postos oferecem visitas domiciliares para fazer essa avaliação mas a maioria dos bancos fazem a coleta do leite sempre que tiver frasquinhos deles. Se for preciso ir até o banco ou posto utilize a função de "Traçar Rota" na página dos resultados.

Queria muito doar, mas não tenho leite suficiente - o que eu faço?

Além das coletas, os bancos e postos dão suporte para mães que querem amamentar os seus bebês em geral e oferecem também serviços de orientação de como pegar da mama, como aumentar o leite materno, como conservar o leite materno em sua residência ou como preservar para mamadas futuras sem desperdiçar uma gota!

Meu leite é fraco, posso doar mesmo assim?

Para doações de leite humano não importa se seu leite é fraco (teor de gordura mais baixo) ou não. O importante é que ele contenha todos os nutrientes necessários para o bebê. E isso sim, todo leite materno contém pois não existe leite fraco!

Como posso contribuir para a campanha? Todas as pessoas (mulheres sem leite ou homens) podem contribuir à campanha chamando a atenção para este tema tão importante. Ajudar no boca a boca, compartilhando o banner da campanha ou através de redes sociais. Qualquer contribuição é válida!

Leite materno é vida, doe um pouco de você e ajude a salvar vidas!


Campanha “Doe Frascos de Vida” apoiada pela Fiocruz  organizada pelo site Trocando Fraldas.

O Blog: http://www.trocandofraldas.com.br/ 
No Facebook: https://www.facebook.com/trocandofraldas.com.br
No Twitter: @trocandofraldas

Comentários