Conisud abre espaço para agricultores e agropecuaristas da região

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/01/2015

A Câmara Técnica de Meio Ambiente e Agricultura do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) se reuniu dia 13/1, na sede do consórcio com representantes do Sebrae - SP, escritório Osasco, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Em pauta, a proposta de se realizar parcerias para capacitar e dar assistência técnica aos agricultores, as cooperativas agropecuárias e apoiar os municípios para a realização da compra direta dos produtores para a merenda escolar da região, além de ajudar os produtores nas questões ambientais e a saírem da informalidade. A ideia também é mapear os agricultores e pecuaristas do Conisud.

Segundo o superintendente do Conisud, Paulo Oliveira, os agricultores além de oferecer seus produtos para as prefeituras e entidades locais poderão produzir mais e melhor, baratear os custos e explorar os potenciais de crescimento da produção, de mercado, de novos empreendimentos e de acesso a programas governamentais para a Agricultura Familiar da região, além de terem acesso às linhas de créditos oferecidos pelos bancos oficiais, afirmou Paulo Oliveira.

A expectativa é de que, com a entrada desses agricultores na economia local, mais de R$ 30 milhões circulem anualmente nesse setor, apenas para fornecimento da merenda escolar na região. Em março, um encontro deverá discutir o empreendedorismo e a inovação como estratégia de desenvolvimento.

Participaram: Jane Mary Malaguti, coordenadora, e Reginaldo Andrade do escritório Osasco do Sebrae, Araci Kamiyama e Renato Nunes da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, e Dayla Isabel Ciancio, diretora técnica do Cati. Pela Câmara Técnica de Agricultura e Pecuária do Conisud, participaram José Benedito Camargo, Fátima Nicolau e Cida Giannini.

Comentários