Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chuvisco é eleito para presidir Conisud nos próximos dois anos

Por Sandra Pereira | 15/01/2015

prefeitos

Sandra PereiraPrefeitos definiram quem vai presidir os próximos dois anos o Conisud 

Avançar na implantação de ações regionais nas áreas de saúde, mobilidade, segurança, transporte e infraestrutura são os objetivos do novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), o prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves (PMDB), o Chuvisco que assume o lugar até então ocupado pelo prefeito de Embu das Artes, Chico Brito. O consórcio é  formado por 8 cidades da região e nos últimos dois anos conseguiu atrair a atenção dos governos estadual e federal para as demandas locais. Chuvisco assume a função numa condição privilegiada já que agora o consórcio dispõe de um Plano Plurianual  Regional (PPA) que traz as prioridades de investimento dos governos para garantir o desenvolvimento regional.

O Conisud nasceu em 2001. A  formação inicial contava com a participação das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba e Embu Guaçu. Há dois anos Cotia e Vargem Grande integraram o consórcio.  Os prefeitos de ambas garantem que a participação no consórcio ajudou a garantir conquistas aos municípios. A cada dois anos uma nova diretoria é eleita para o comando da entidade. A eleição de Chuvisco presidente e Roberto Rocha vice  aconteceu  nesta quinta-feira, 15.

“Vargem grande teve resultado positivo. Ganhamos muito com a participação no consórcio. Conseguimos fortalecer as nossas reivindicações”,  afirmou o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha.

Para Chuvisco a implantação de dispositivos de retorno nas cidades cortadas pela Régis Bittencourt são uma exemplo das conquistas obtidas por meio do consórcio. “As alças de acesso na BR são uma conquista do consórcio, assim como o PPA. Quando a gente chega para discutir as prioridades da região com os governos estadual e federal precisa levar projetos e isso sabiamente foi feito pelo Conisud de forma regional. Agora nossa meta vai ser tratar saúde, mobilidade, transporte e segurança de forma regional”, afirma Chuvisco, acrescentando que vai atuar em conjunto com os demais prefeitos.

Chico Brito deixa o consórcio depois de conseguir  obter do governo federal reconhecimento como modelo de atuação regional. O Conisud representa a região sudeste numa ação do governo federal que pretende discutir ações em todo o país de forma regionalizada.

“Cada presidente do consórcio fez a sua parte e avançou. Na relação com os governos muita coisa mudou. Conseguimos avanços trouxemos secretários e ministros a nossa região. Ainda não temos a atenção que desejamos, mas avançamos bastante nesse aspecto. É inegável que a organização técnica deu força na organização política. A EMTU não nos atendeu em quase nada, mas ficou claro pra todo mundo o que estava ocorrendo”, observou o prefeito Chico Brito, que quando assumiu o consórcio costumava dizer que os governos tratavam a região como fundo de quintal.

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB), não participou da reunião que elegeu Chuvisco presidente do consórcio, mas segundo os integrantes do Conisud os técnicos da cidade participaram de todas as etapas de elaboração do PPA e das atividades das Câmaras Técnicas.

Participaram da reunião os prefeitos Clodoaldo Leite, de Embu Guaçu, Fernando Amed Seme, o Fernandão, de São Lourenço, Francisco Júnior, de Juquitiba, Chuvisco, de Itapecerica da Serra, Chico Brito, de Embu das Artes, Roberto Rocha, de Vargem Grande e Carlão Camargo, de Cotia.


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.