Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Governo fortifica parceria com empresários de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/01/2015

encontro

Guego

Caracterizado como um governo com foco em obras que aceleram o crescimento da cidade e garantem mais qualidade de vida à população, o governo Chico Brito não trabalha sozinho. Na trajetória de seu primeiro mandato e agora no segundo, o prefeito tem mantido diálogo com os empresários da cidade e muitos dos que chegam para instalar o seu empreendimento têm contribuído, dando sua contrapartida social. As Parcerias Público Privadas (PPPs) entre prefeitura e as empresas Hines, do recém-inaugurado Distribuction Park Embu II, em Itatuba, e EPC Empreendimentos, do loteamento Vintage Munck, são exemplos desse trabalho conjunto.

O diretor da Hines, Benny Finzi, vê a PPP como uma participação nos destinos da cidade. “A parceria entre a Hines e a Prefeitura de Embu das Artes, iniciada em 2009 com a construção de nosso primeiro empreendimento, o Distribution Park Embu, foi ampliada agora com o novo centro logístico, o DP Embu II. Essa é uma relação saudável e produtiva, que beneficia diretamente os moradores da cidade, pelos empregos e renda que os dois empreendimentos geram, além de contarem com equipamentos públicos e obras de mobilidade urbana com os quais pudemos colaborar, numa ação conjunta com a prefeitura de Embu das Artes”, diz o diretor.

Desde sua chegada à cidade, em 2009, a Hines contribuiu com a doação do terreno onde está instalado o posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Financiou obras para melhorar o trânsito no corredor empresarial, a reforma do Pronto Socorro Municipal e de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços como melhoras da parte elétrica e de segurança do Estádio Hermínio Espósito e de áreas de lazer. No Jardim Magali, ajudou os ambulantes, em parceria com a prefeitura, contribuindo para acomodação e infraestrutura para o seu trabalho, além de beneficiar a população melhorando meio ambiente com plantio de 5 mil árvores.

Para Confúcio Cavalcante, da EPC Empreendimentos Imobiliários Ltda., construtora do loteamento Vintage Munck, as PPPs são um instrumento que possibilita atender demandas sociais, aumentando a capacidade de investimento dos municípios. “Não  existe uma fórmula mágica e que possamos generalizar. Cada projeto e cada proposta têm suas características próprias e, como tal, devem ser analisados. No caso da EPC e sua parceria com a prefeitura, o projeto começou em 2010, para loteamento residencial nos moldes estabelecidos pela Lei 6.766 de 1979, ou seja, a lei de partição de solo, que prevê instalação de equipamentos públicos”, declara. 

O empresário lembra que a prefeitura tinha uma demanda social importante que era a implantação de uma UBS no Jardim Silvia, onde possuía imóvel, na rua Cândido Mota Filho 1125. “Essa era a demanda. O passo seguinte foi o desenvolvimento de um projeto detalhado que possibilitasse a assinatura de protocolo de intenções entre a poder público e a EPC. O projeto consubstanciado em proposta foi submetido pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, sendo aprovado pela Câmara dos Vereadores  e transformado em lei, que recebeu o número 2.483 e promulgado em 23 de setembro de 2010 pelo prefeito. No nosso caso, tratou-se de um projeto de longo prazo, tendo sido envolvidos os poderes Executivo e Legislativo municipais, com ganhos sociais inquestionáveis”, conclui. A UBS Eufrásio Pereira da Costa, no Jd. Sílvia, construída em parceria com a EPC, foi inaugurada em 2012. Confira contrapartidas de outras empresas para a cidade em alguns segmentos:

Trânsito e transporte

Melhora no transporte, com apoio de Supermercados Irmãos Lopes, com nova sede na av. Elias Yazbek. Foram instalados três pontos de ônibus, implantado sistema de sinalização, paisagismo e obras complementares da Rodoviária de Embu das Artes.

A cidade ganhou 35 pontos de ônibus com o apoio da Akki Hipermercados, com loja na Elias Yazbek.

A Jafet Incorporadora e Construtora Ltda investe na cidade ao construir o prédio do Fórum, na av. Vereador Jorge de Souza e ao fazer a doação do terreno de 4 mil m² para estacionamento na rodoviária.

Além da contribuição para a remodelação da rotatória da rua Marcelino Pinto Teixeira com a Rotary, a Logbras, que instalou galpão Ambev na cidade, também colabora com a construção da UPA.

Atendimento especial

Reflorestamento, reforma da UBS Vazame e reforma e ampliação do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CRCPD), obras feitas em parceria com a Sanca Engenharia, que construiu centro logístico no município.

Praças revitalizadas

As reformas das praças Liberty, Santa Emília e Mimás e a ampliação da rua Muni Steinberg foram possíveis com a colaboração do grupo Bom Bonito e Barato (BBB).

Habitação e paisagismo

A Global Logística Properties Embu das Artes (GLP) colabora com a infraestrutura social da UBS Vazame e UPA, além de ser parceira na remodelação do trevo da BR na entrada da cidade no km 279, doar terreno para a construção da av. Izaltino e oferecer treinamento para RH da prefeitura.

Melhoras de drenagem na marginal da BR 116, acabamento das unidades habitacionais do Jardim Castilho, paisagismo na avenida Camasmie, além de doação de 38 abrigos de ônibus foram feitas pela DVR, com galpão logístico na BR 116.

Esporte e lazer

A Fernando Mantovani – BGI Holding construiu galpão logístico no Jd. Tomé e em contrapartida é parceira na revitalização da praça do Jardim Tomé, com quadra de grama sintética, academia ao ar livre, pista de caminhada e parque infantil.

Campanhas

Também nesse segmento, há parcerias da prefeitura com empresários locais, a exemplo da Pedreira Embu S/A, comprometida com doações para campanhas institucionais de meio ambiente, esporte e outras. A empresa também colaborou com o projeto de remodelação da avenida Jorge de Souza e imagem do satélite atualizada 2014.

26/04/2017

Prefeito Jorge Costa e deputados discutem aperfeiçoamento da Lei da Guarapiranga

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra sediou na noite desta segunda-feira, 24 de...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

24/04/2017

Santuário em Itapecerica, recebe relíquia com ossos de santa

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

22/04/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam jovens de Embu atropelados por trem

Três jovens moradores de Embu das Artes vivenciaram um verdadeiro milagre durante o feriado de...

19/04/2017

Bombeiros são acionados para conter fogo em veículo em Taboão

Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde desta quarta-feira (19), para atender um...

18/04/2017

Itapecerica da Serra sedia Audiência Pública focada na Lei da Guarapiranga

No próximo dia 24 de abril a cidade de Itapecerica da Serra sediará uma audiência pública focada...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.