Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Comitiva de Tropeiros comprova diversidade cultural de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 13/09/2009

tropeiros.jpg

Presidente da Comitiva Tropeiros da Serra e convidados que prestigiaram o almoço típico


A Comitiva Tropeiros da Serra levou aos participantes da II Conferência Municipal de Cultura realizada neste domingo, na faculdade Anhanguera, em Itapecerica da Serra, a culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro. As comitivas são conhecidas por viajar por períodos entre três e seis meses, levando no lombo dos animais alimentos não perecíveis utilizados no preparo de comidas como arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco.


“Há 10 anos estamos mantendo na cidade a tradição dos tropeiros. Queremos garantir que ela conste entre as atividades culturais que estão sendo mapeadas”, explicou o presidente da Comitiva dos Tropeiros da Serra, Patrick da Luz.


A comitiva transformou uma das salas da faculdade no ambiente onde os tropeiros normalmente descansam e fazem suas refeições durante as viagens. O cenário compôs o clima rural e conferiu um aspecto peculiar ao evento.
Durante o evento aconteceu a apresentação e votação das propostas que vão nortear a ação da cidade no campo cultural, a escolha dos delegados que irão participar das Conferências Estadual e Nacional de Cultural e a eleição do Pré Conselho de Cultura.


Com a Conferência, Itapecerica da Serra quer descobrir e mapear a identidade cultural do município. Além disso, quer traçar estratégias para viabilizar o desenvolvimento sustentável das atividades culturais que estão presentes no município.


Durante a conferência as discussões aconteceram seguindo 4 eixos temáticos. O primeiro deles foi a diversidade cultural, o segundo abordou cultura, cidade e cidadania. O eixo seguinte tratou a cultura e o desenvolvimento sustentável. O último foi gestão e institucionalidade da cultura.


As propostas tratadas na ocasião sugerem a valorização e inclusão da cultura local nos grandes eventos da cidade, criação e articulação de redes e parcerias, valorização do patrimônio cultural, participação cidadã na política cultural da cidade, fomento e irradiação cultural e geração de renda e sustentabilidade.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.