Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Com o calor e chuvas os cuidados com a dengue devem ser redobrados

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 13/01/2015

dengue

Divulgação Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez

Com a chegada do verão, as temperaturas sobem e as chuvas aumentam. Essa mistura de calor e umidade formam um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, os cuidados dentro das casas são fundamentais para a prevenção da dengue neste período do ano. 

No verão é fundamental que as ações de combate e prevenção da doença sejam redobradas e algumas dicas são recomendadas como: Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; Não jogue lixo em terrenos baldios; Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

Outros cuidados também são importantes como: Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Em 2014, os municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra registraram mais de 100 casos e a Autarquia da Saúde das três cidades promoveram ações para conscientizar a população para evitar a proliferação da dengue. Em Taboão, no ano passado foram inicialmente 16 mil imoveis visitados por agentes da saúde para passar recomendações e também a aplicação de larvicida, para evitar que as larvas se transformem em mosquitos. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.