Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso para alunos do Protejo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/07/2010

protejo_taboao_350.JPG

O Prefeito Evilásio Farias participou da cerimônia de entrega dos certificados e fez questão de falar da importância de investir na formação das pessoas

Na tarde da última terça-feira, 20, a Prefeitura de Taboão da Serra promoveu a entrega dos certificados de conclusão de curso para os 120 alunos do Protejo. No programa do Governo Federal, jovens entre 15 e 24 anos expostos à violência doméstica ou urbana participaram durante 11 meses de aulas, oficinas e palestras de formação e inclusão social.

Além das autoridades municipais, o evento contou com a participação da coordenadora nacional do Protejo, Neusa Miller que enfatizou que o fim do curso representa um novo começo para os jovens. “Estamos fechando um ciclo aqui em Taboão da Serra. Centenas de jovens como vocês, com a mesma falta de oportunidade não receberam essa chance. Vocês são a esperança de Taboão, de São Paulo, do Brasil. Mas eu alerto, se vocês não continuarem estudando, o Protejo sozinho não garante que vocês continuem com trabalho, por isso, vocês tem que continuar firmes”.

O prefeito Evilásio fez questão de falar da importância de investir na formação das pessoas. “Às vezes a falta de cultura faz com que priorizemos as obras físicas. Mas aqui em Taboão da Serra, o jovem, o adolescente vale mais que uma avenida, o idoso vale mais do que uma ponte, porque a verdadeira ponte é darmos condições para uma vida melhor, darmos condições para se adquirir dignidade”, disse.

Evilásio aproveitou a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jacira Moreti e falou sobre outro programa que a prefeitura desenvolve. “Estou vendo o currículo desses jovens, com todas essas atividades, eles irão ter prioridade, para se quiserem, ingressar no programa Projovem Trabalhador, está aqui a secretária Jacira, para receber e priorizar para vocês 500 vagas nesse outro programa, para que vocês não parem por aqui”.

Em todos os discursos, a palavra oportunidade prevaleceu, assim como no depoimento do aluno Carlos Antonio Bispo. “Quero agradecer a oportunidade que a prefeitura me deu. Tenho certeza que todos os alunos entraram de um jeito e saíram daqui mudados e com certeza nós não vamos jogar essa chance fora”, disse.
No auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, onde o evento foi realizado, as paredes estavam enfeitadas com as poesias escritas pelos alunos do Protejo, que gostaram tanto das aulas de literatura que juntos escreveram o livro “Poesia e Arte da Periferia”, que foi entregue para as autoridades, com direito até ao autógrafo dos alunos.

Protejo
No programa os jovens, com idade entre 15 e 24 anos, participam de aulas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em dois ciclos de 800 horas com temas como readaptação social, violência, auto-estima, estética, sexualidade, paternidade responsável, meio ambiente, direitos humanos, mídia, estado, sociedade, cidadania, segurança pública, sistema penal e drogas. Além das oficinas, os jovens tem aulas de informática, curso de panificação, musicalização e até literatura.

Texto e Foto: Marcelo Valladão

18/06/2018

Projeto realizado em Embu foi tema de conferência nos EUA

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes...

15/06/2018

Prazo de inscrição no SISU 2018 se encerra nesta sexta-feira, 15

O prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerra nesta sexta-feira (15)....

11/06/2018

Prefeitura assina convênio com Mackenzie para formação continuada do ensino

Um convênio entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Universidade Mackenzie, para o...

04/06/2018

Câmara de Taboão recebe a visita de alunos do Colégio Adventista

Por Folha do Pirajuçara

Alunos da Escola Adventista de Taboão da Serra visitaram a Câmara...

03/06/2018

Creche do Saint Moritz é sonho antigo dos moradores e terá mais de 200 vagas

Os moradores do jardim Saint Moritz, um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra aguardam...

29/05/2018

Aulas nas redes municipais de Embu e Itapecerica estão suspensas até quarta

Devido a greve dos caminhoneiros contra a alta do preço do diesel, escolas municipais de...

27/05/2018

Embu e Itapecerica suspendem aulas após desabastecimento de combustível

As prefeituras de Embu das Artes e Itapecerica da Serra suspenderam as aulas para os alunos da...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

18/06/2018

PM prende homem com três armas de fogo após ele disparar tiros em Taboão

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na rua Santa Luzia, em Taboão da Serra, um homem com uma...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.