Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovens que completam 18 anos neste ano devem fazer o alistamento militar

Por | 8/01/2015

militar

Divulgação - Google O prazo para alistamento fica aberto até o dia 30 de junho

Os jovens do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 precisam se apresentar na Junta de Serviço Militar (JSM) municipal para o alistamento militar obrigatório. O prazo para alistamento fica aberto até o dia 30 de junho.

Para cumprir o dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF, Declaração Escolar 2015, comprovante de residência (2014 e 2015), duas fotos 3x4 (recente); além do valor de R$2,40 (para emissão do CDI- Certificado de Dispensa de Incorporação.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.
Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas

Dever

Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público.

O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Confira os endereços: 

Junta Militar de Itapecerica da Serra
Rua Treze de Maio, nº100, Centro (Prédio do PAT). 
Telefone: 4165-2011

Junta Militar de Embu das Artes
Endereço: Rua Siqueira Campos nº 122 - Centro
Telefone: 4241-6679

Junta Militar de Taboão da Serra
Endereço: Estrada do São Francisco nº 1305 -  Jardim Helena
Telefone: 4787-3130

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.