Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Lei que proíbe Palmada é aprovada na Câmara

Por Karen Santiago | 21/07/2010

palmada_350.jpg

Lei da palmada em crianças é aprovada pela Câmara

Após alguns dias da Câmara Federal aprovar a lei que proíbe palmadas e causar tantos comentários a favor e contra essa proposta que inibi a chamada “palmadinha educativa” e qualquer tipo de castigo físico em crianças e adolescentes, um caso chocante e trágico acontece diante dos olhos da população.

O padrasto que foi acusado de matar a marteladas a enteada e ferir outras quatro crianças, todas filhas de sua companheira, na manhã desta terça-feira, 20, em Embu das Artes, é um destes casos frequentes no mundo, entre outros tantos, que assusta, amedontra, causa repúdio, muito ódio e sem dúvida, pedidos de justiça.

Se a palmada e qualquer tipo de castigo físico é proibido quem diria marteladas. Essa agressão na cabeça do acusado Wilson Carlos dos Santos, 20 anos, poderia ter sido uma forma de educar, ou maldade mesmo? Os policiais informaram ao Jornal na Net que Santos, era usuário de drogas e com frequência maltratava a sua esposa, mãe das quatro crianças de outro pai e também do neném filho de Santos, que por coincidência foi à única que não sofreu nenhuma agressão.

Wilson Carlos dos Santos, único suspeito pelo crime continua foragido desde a terça-feira, dia 20, a polícia permanece com toda a força reunida para encontrar o padrasto que matou a enteada de 8 anos, e feriu gravemente os meninos de 7, 10 e 16 anos que passaram por cirurgia e continuam internados. Já a menina de 13 anos, sofreu alguns ferimentos e permanece internada na UTI traumatizada pelo acontecido.

Mais uma família destruída neste mundo que toda a população por medo e insegurança vive sem saber se volta para a casa ou não. Que já não se pode confiar no próximo, quanto menos se espera daquela pessoa, mas ela pode “surpreender”. “A população não precisa de bolsa família, precisa de Deus na sua vida”, diz o internauta Gerson.

Se você viu, tem alguma informação ou pistas do suspeito não deixe de ligar para o Disque Denúncia, você não precisa se identificar: 181.
Na prática seria o fim da tal "palmadinha educativa". Os pais que desobedecerem a lei podem ser obrigados a fazer tratamento psicológico ou psiquiátrico, junto com as crianças.

22º

MARCIA

BOM DIA, CONCORDO COM A LEI, FIQUEI INDIGUINADA, UM DIA PEQUEI O ONIBUS E VÍ UMA MULHER, SOCANDO UMA CRIANÇA, BATIA DAVA CASCUDOS, SOCOS, PONTAPÉS, CHAMEI ATENÇÃO DELA NA MESMA HORA, NO ONIBUS O SILENCIO IMPEROU, CHAMEI A SENHORA E FALEI QUE NÃO PODERIA FASER AQUILO, QUE ERA ILEGAL, A CRIANCINHA INDEFESA. DISSE QUE TODA VEZ QUE PEGAVA O ONIBUS ELA ESTAVA BATENDO NA CRIANÇA, DISSE-LHE TAMBÉM QUE A PROXIMA VEZ QUE ISSO ACONTECESSE IRIA LEVA-LA AO POSTO DE POLICIA.ELA ME RESPONDEU A SENHORA NÃO CONHECE ESTA CRIANÇA ELA E UM DIABO... MAS O QUE MAIS PODERIA FASER? FIQUEI COM VONTADE DE SEGUI-LA PARA SABER ONDE MORAVA, ME INFORMAR SE HAVIA INDICIO DE MAUS-TRATOS.. SINCERAMENTE AQUELA SENA MECHEU COMIGO....

21º

Rosangela Santana

Concordo inclusive por conta de pais que são muitos violentos e que adora puxar orelhas do filho e até mesmo bater com pedaços de fios.

20º

mauricio ac

tenho minhas duvidas sobre crianças de 12 anos q apanham dos avos maternos no caso de separação em q os filhos ficam com a mae e os avos batem nos netos com a fivela do cinto deixando ematomas sera q realmente podem fazer isso com consentimento da mãe ??

19º

Cecél Garcia

LEI DA PALMADA. Ao que parece estamos caminhado para uma vitoriosa e indiscutível forma de "educar nossos filhos". Que é a de proteger, por decreto-lei, as crianças em relação aos pais que as querem educar através de agressões físicas. Num passado poderíamos até compreender tais agressões como um instrumento de correção e doutrina, isso em razão de não existir informação inerente para aqueles que só encontravam nas palmadas, castigos severos e psicológicos uma forma inequívoca de passar bons ensinamentos e comportamentos pessoais e sociais. Porém, nos dias de hoje essas informações e formações jorram por um imenso manancial de conhecimentos qualitativos. Até porque se "palmadas de amor" educassem sem efeitos colaterais e nocivos, não haveria lágrimas daqueles que a recebem. Pois, quando um pai ou mãe opta pela agressão, esta – subtextualmente – agredindo sua própria ausência de sensibilidade e incompetência de amar, verdadeiramente, seu filho (s). Uma reflexão aos pais que acreditam na imposição da violência..."Se teu filho nascesse sem os braços ou as pernas, você agiria dessa maneira, ainda sim? Cecél Garcia

18º

irismar pereira souza

nao acho certo essa lei pos nos quer somos pais nao podemos corriger mas tarde a polcia esta corrigindo

17º

erica

sou totalmente contra essa lei, castigos e palmadinhas ajudam SIM ,a educar melhor os filhos pois não são todas as crianças que gostam de "conversar" além do mais se hoje em dia muitas crianças desde pequenas já batem nos seus pais e quando elas crescerem? nossa essas crianças vão dar muito trabalho para os pais e educadores caso essa lei for aprovada!!!!

16º

Claudio Teixeira Filho

não sou pai ainda, mais fui muito bem educado dessa forma, sabia que se aprontasse o coro comia mesmo, e por isso me tornei um adulto responsável e que sei o que é certo e faço sempre o que meus pais me ensinaram, agradeço até hoje pelo boa educação que tive, como minha mãe dizia, prefiro ter apanhado na infância da minha mãe, do que apanhar da policia quando mais velho, tenho valores, muito diferente dessa piazada que cresce solta e folgada, nunca levantei a mão e nem a voz pros meus pais, e graças a essa educação em todo lugar que eu vou sei como tratar bem as pessoas e me comportar como um homem de verdade.

15º

Lizye

Lei idiota! Os pais educam de tal forma devido o conhecimento da vida que eles possuem, preferem corrigir os filho em casa, para evitar que a vida corrija mais tarde. Me arrependo de ter reclamado com minha mãe das vezes que ela me batia, hoje vejo que era a coisa certa!

14º

antonio marcos

umas das leis mais absurdas que eu já vi....a palmada é um instrumento de educação presente em todas as religioes, o limite deve ser imposto a criança e isso ajuda a forjar o carater desta. eu sou contra espancamentos , mas tirar o direito de dar educação aos filhos é uma intromissão absurda do governo no intimo da educação familiar....se continuar desse geito criaremos bandidos no futuro

13º

Razão

Para comentar recorro às minhas lembranças. Criança levada, não escapei de castigos físicos, nem sempre justos. às vezes palmadas, outras chineladas, cascudos, puxões de orelha e correiadas. Cada vez que isto acontecia, mesmo quando em tenra idade (4,5 anos) se apoderava de uma revolta e um ódio incontroláveis contra meus agressores (meus pais). O tempo passou, mas as marcas ficaram. Não tenho nenhum afeto por esses seres que deveria amar. Tem muita água ainda para correr sob esta delicada e frágil ponte, mas agressão física não é solução para educar.

12º

Edson

Uma coisa é a violência extrema, socos, ponta-pés,tortura, castigos extremos; outra coisa é "palmada educativa" que muitas das vezes não deixam nem sinais, que pra mim não é uma forma de violência. O ECA já pune os mautratos à criança e adolescente, não precisa de outra lei, precisa fazer valer a lei existente. Por fim, apanhei muito quando pequeno, era o capeta, se minha mãe não tivesse sido rígida comigo, hoje eu era um bandido por aí, pois não ia saber o que era limite. Ela soube dizer não e me ensinou a ser gente, e eu amo ela demais, não fiquei traumatizado. Sou advogado, professor universitário, e acho essa lei mais uma daquelas desnecessárias. O que faz ter tanta violência no Brasil é o tamanho da desigualdade social, e da ignorância do brasileiro.

11º

Mary Ellen Cavalcanti

Sinceramente acho essa lei um absurdo sem tamanho... e só agente lembrar dos nossos avós... sim eles tinham uma criação energica e as vezes levavam as tao mal faladas palmadas e ver como eram os indices de criminalidade de antigamente... bem menor... O q acontece q hj as criancas estao sendo criadas sem limites viram jovens e com isso o indice de criminalidade aumenta sem controle. Claro que nao estou falando em espancar criancas estou falando em casos q a crianca faz birra e a conversa nao tem mais jeito... uma palmada pra impor limite nao faz mal... As pessoas estao colocando exemplos como: uma pessoa nao bate no chefe por um aumento... para... o que isso tem haver... Falo por experiencia propria na minha vida... fui criada por avós e apanhava sempre que fazia algo errado, ja meu tio q a diferenca de idade e de apenas 4 anos nunca apanhou o q aconteceu? Hoje ele é um drogado sem limites e sem respeito por ninguem e eu to aqui trabalhando, estudando e morando sozinha... Ou seja palmadas impoe limites sim e educa sim...

10º

Brunna

Sou totalmente contra os castigos físicos contra crianças, pois hoje, os pais maltratam os filhos por hábito. Camuflam os castigos físicos com desculpas do tipo "bater para educar" ou "palmada pedagógica". Castigos físicos são atos de covardia e mostram a total incompetência dos pais para educar os filhos. Tenho certeza que se uma pessoa, bem maior e mais forte, os desobedecesse não a bateriam. Para esses digo que as coisas mudaram, existem outros meios de educar os filhos. Se continuarem perpetuando este tipo de conduta a tendência e o aumento da violência em todo o mundo pois os filhos aprenderam a solução de conflitos pela força, e isso, aliado ao alcoolismo, ao desemprego e à miséria, vai acabar virando uma bola de neve. É necessário acabar com a cultura da violência, mas não com a criminalização da palmada, pois, certamente, essa medida será ineficaz, e sim cumprindo o que ja esta nas leis,que diz que crianças têm o direito à saúde, à educação, à vida em família e devem ser protegidas contra qualquer forma de agressão ou negligência.

MARA

Acho que o governo Lula tem coisas bem mais urgentes para se preocupar, como por exemplo a saúde do povo brasileiro é uma vergonha a situação dos hospitais públicos, que está um caos, vem deixado muito a desejar e nao com o meio que os pais educam o seus filhos,uma palmada nao significa espancar um filho.

Silbana Bezerra Silva

A lei não pode e não deve nos causar temor algum, é preciso antes de tudo lembrar que fazemos parte de uma sociedade que não investe corretamente em educação. O que devemos fazer realmente, antes de tudo, é questionar a falta de divulgação do E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente) a má compreensão do mesmo pela sociedade civil que o utiliza o para esconder as mazelas e deformidades do caráter de cada individuo, pois como sempre nossos governantes criam as leis que servem apenas para preencher os espaços em branco dos papeis. Querido amigo Lula, como sua conterrânea posso chamá-lo assim, com todo respeito o ECA precisa ser reformulado do princípio ao fim, logo em seguida devemos divulgá-lo a toda sociedade evitando assim o que vemos todos os dias: “ Não posso corrigir meu filho, se não o conselho tutelar tira ele de mim.” Senhores pais ou responsáveis, espancar e matar seu filho vai contra as leis dos homens e de Deus, porém educá-lo esta dentro das leis de Deus e dos homens. Para finalizar devemos levar a sério o trabalho realizado pelos Conselheiros Tutelares, que não podem servir apenas para apagar incêndio ou como medida apelativa que a mercê das prefeituras contam com condições subumanas de trabalho, muitas vezes com apenas um carro para atender a população.

simone

veja a noticia

Rony Gabriel

Governo Federal: transformando seu filho em um Rei... Vivo na Inglaterra, por aqui essa lei já existe tem um bom tempo, e olha o tipo de adolescentes que eles tem: que não tem respeito pelos pais, fazem tudo o que querem, do jeito que querem, quando querem.

Penso também que logo essa lei vai entrar em conflito com aquela que todo pai que assegurar que o filho vá pra escola. Se o filho quiser, não vai. E se não for, ou cabular aula, tudo bem, sem crise, sem palmada. "Ah, tira o video-game dele como punição..." tá bom, se você tiver condições de compra um no nosso país...

Ou seja, os filhos vão mandar, os pais vão ser marionetes, e o governo vai dar risada do show. Em 20 anos, o povo vai lamentar este tipo de lei. Brasil, um país de To(L)os

cy

simplismente ridículo - assim como essa porcaria de governo LULA.

Rafael

Acho corretíssima esta lei e o governo Lula é o melhor governo da história deste país, nunca se ganhou tão bem e nunca nosso páis foi tão rico e poderoso. O brasileiro é um povo sem muita auto-estima em relação aos estrangeiros por não saber argumentar e resolver as coisas com violência. Na vida real não se bate em um chefe por aumento de salário ou num empregado por melhor produção, tudo é conversado, negociado e acordado. Como uma criança criada a socos e pontapés vai se virar no mundo atual? As pessoas que utilizam a Bíblia para justificar seus erros são pecadores em dobro, o mundo evolui e a Bíblia é um livro de referência para a paz não um manual de instruções para pessoas ignorantes! O amor e o carinho são a fórmula para uma melhor sociedade para nossos filhos e parte de nós, pais de família, a iniciativa de criar os filhos com bons exemplos e zero violência. PAI QUE BATE EM FILHO É BANDIDO E MERECE SER PRESO!!!

warrior pm

Olha esse governo LUla é ridiculo,ele interfere em coisas em que não deveria e deixa as pessoas morrendo nas mão de bandidos em todos os lugares do Brasil.O que ele deveria fazer era exigir do congresso e seus representantes a mudança no código penal para que bandidos neste pais fossem tratados como bandidos,e não vir fazer leis para punir os pais por dar palmadas nos filhos

hugo

acho esta lei ridicula, tenho 26 anos e quando criança as vezes quando merecia recebia as famosas palmadas da minha mãe, isso me ensinou a ser gente. não tenho traumas por causa disso. graças as palmadas da minha mãe hoje sou uma pessoa melhor trabalho e faço faculdade de psicologia, PALMADA NÃO TRAUMATIZA NINGUEM

maria do desterro ferreira

LEI ANTI-PALMADAS? Pq o governo não se preocupa com outra coisas? Agora nós pais não podemos mais corrigir nossos filhos? Fui criada na base da chinelada, nas nunca deixei de ter o carinho dos meus pais. Se a gente não corrigir os nossos filhos hoje, estamos criando o delinquente de amanhã. Se não o fizermos chorar hoje, choraremos por ele amanhã. Sou contra a violência, sim, mas palmadas nunca matou ninguém. O meu filho tem 7 anos e já me ddesafiou, q se eu bater nele, ele chama a polícia. Tive de explicar, q se ele merecer, apanha mesmo, que está escrito na Bíblia q devemos corrigir os nossos filhos. Que mundo é esse, onde os políticos invadem as nossas casas através dos meios de comunicação pra impedir de corrigir nosso filhos.Leiam a Bíblia. procurem em provérbios.

19/08/2017

GCM prende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou a prisão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha em...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM prende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou a prisão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha em...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.