Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Educação entrega medalhas para os alunos da 2ª Edição das Olimpíadas Literárias de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/12/2014

olimpiadas

Everaldo Silva Ao todo, 31 alunos da rede foram premiados dentro de 8 categorias

A Secretaria de Educação realizou dia 17/12 a entrega das medalhas para os alunos vencedores da 2ª Edição das Olimpíadas Literárias de Embu das Artes. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Santo Eduardo com muita emoção e alegria.

“Esse projeto nos dá orgulho, me emociono ao ver as crianças cristalizando o saber e o gosto pela leitura. Agradeço ao empenho da minha equipe, que não mede esforços para oferecer uma educação de qualidade para adultos e crianças na cidade”, afirmou o secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis, que também lembrou do projeto Cidade Leitora: “O projeto começou tímido; hoje faz circular pela cidade centenas de livros de vários estilos, estimulando a leitura de todos”.

Ao todo, 31 alunos da rede foram premiados dentro de 8 categorias: Ilustração; lustração e título; poema, carta ou conto;  conto, quadrinho ou memórias;  conto, crônica ou memórias; poema, conto ou cordel; poema, expressão livre (ilustração) e memórias, poema ou crônica.

“Estou feliz demais com minha medalha de ouro na categoria Poema, conto ou cordel! Entrei para a EJA em março e já estou ganhando prêmio. Tudo que escrevi foi de coração! Tenho que agradecer a minha esposa Silvia e meus filhos Gabriel e Luciana, por me incentivarem tanto! Queria que minha mãe, que mora em Alagoas, dona Antônia, pudesse participar desse momento. Agora, mais do que nunca, pretendo continuar a estudar”, contou o jardineiro Luiz Silvestre da Silva, aluno da Educação de Jovens e Adultos na E.M. Jacarandá. Bruna Dourado Alves fez jus ao nome e também levou medalha de ouro, mas na categoria Conto, quadrinhos e memórias. “É muita felicidade”, disse a aluna do 6º ano sorrindo muito.

Durante a premiação, os contadores de história Lili Flor e Paulo Pixu, animaram as crianças e os adultos, com música e apresentações interativas.

Participaram da mesa solene e das entregas das medalhas, juntamente com o secretário, a assessora da Rede Municipal, Lídia Balsi, o diretor da E.M. Astrogilda de Abreu Sevilha, Gleyson Souza de Paula, a coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE),  Cristina Morais Martins, a coordenadora da Equipe de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, Luciane Cavalhieri, e Íris de Souza Brito,  mãe do aluno da Ced Armando Vidigal, Sérgio de Brito, também ganhador na categoria Ilustração.

Processo criativo

Este ano, a temática foi a mesma da 1º Edição: ““Embu das Artes: minha história e a cidade” e as crianças, jovens e adultos trabalharam em quatro etapas: incentivo à leitura, iniciada no primeiro semestre, produção textual, escolha das produções na escola e escolha das produções na Secretaria Municipal de Ensino.

O projeto

As Olimpíadas Literárias foram introduzidas nas escolas da rede municipal como uma estratégia para promover a prática da leitura e a prática da escrita. Os professores já desenvolvem, no âmbito da sala de aula, situações nas quais os estudantes são confrontados com a escrita e com a leitura de textos. Entretanto, sabe-se da dificuldade de atrelar a produção de texto às práticas sociais, de maneira que ocorram situações de efetiva comunicação e circulação de leituras e produções.

13/08/2018

Fuvest abre as inscrições para o vestibular 2019

09/08/2018

Sonho dos moradores do Saint Moritz, escola do bairro será entregue dia 11

Sonho antigo dos moradores do jardim Saint Moritz, a creche-escola do bairro será inaugurada...

02/08/2018

STF mantém idade mínima para ingresso no ensino fundamental

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º) manter a validade da norma que definiu a...

31/07/2018

Enem: professores e servidores podem ser inscrever para aplicar provas

Professores da rede pública e servidores públicos federais que queiram trabalhar na aplicação...

16/07/2018

Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje

Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil...

06/07/2018

Projeto leva alunos da rede municipal para conhecerem pontos históricos

Taboão da Serra valoriza a história de seu povo. Pensando nisso, a Secretaria de Educação criou...

28/06/2018

Estudantes selecionados no Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (28) o prazo de matrícula dos estudantes que foram selecionados na chamada regular...

16/08/2018

Polícia encontra corpo de Dilma em casa alugada, assassino se entrega

O corpo da copeira Dilma da Silva Oliveira, sequestrada e brutalmente assassinada quando saiu...

14/08/2018

Vítimas de vários estados acusam três moradoras de Taboão de dar golpe

Três mulheres moradoras de Taboão da Serra estão sendo acusadas de praticar golpe em vendas pela...

14/08/2018

Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.