Sírio Libanês capacita profissionais da saúde com curso de gestão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/12/2014

Taboão da Serra sediou o Curso de Especialização para Agentes de Saúde do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Durante um ano, 62 profissionais da saúde passaram por aulas teóricas de Gestão Clinica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS, organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos, buscando estimular a capacidade de aprender, do trabalho em equipe, da postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade. 

Ao todo 15 municípios das regiões dos mananciais participaram do curso e os certificados foram entregues no dia 10 de dezembro, no Cemur, pela secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. “Esse curso foi uma especialização que capacitou os profissionais para que eles possam oferecer o melhor atendimento possível dentro dos nossos equipamentos de Saúde seguindo alguns padrões do SUS”, comentou. 

A região dos Mananciais foi selecionada para receber a capacitação desses profissionais a partir da análise de necessidades feita pelo SUS. “Pela primeira vez depois de 19 anos fui convidada a participar de um curso que tem haver com minha perspectiva de trabalho que é poder fazer um SUS melhor”, ressaltou a dentista da Central Odontológica do CSU, Dra. Cristina Aparecida Pedro. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) acredita que uma das formas de executar a educação permanente são as parcerias, como essa feita entre o Hospital Sirio-Libanês, o Instituto Sirio-Libanes de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde, podendo assim desenvolver o Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde – SUS, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS e de instituições de ensino superior do país. “O curso transformou minha vida pessoal e profissional. Foi uma experiência que vai ficar para sempre”, acrescentou Dra. Cristina. 


Comentários