Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Verão começou neste domingo e deve ter temperaturas acima da média em todo país

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 21/12/2014

verao

Divulgação - GooglePrimeiro dia do verão teve calor e tempo abafado durante todo o dia

O verão começou a partir das 21h03 neste domingo, dia 21, e promete ter temperaturas acima da média em todas as regiões do País. Na região, as pessoas já puderam sentir um tempo abafado durante todo o dia. A estação mais quente do ano e caracterizada por ter os dias mais longos que as noites, estenderá até o final de 2015. 

Com as temperaturas máximas que devem passar dos 30°C em média em todo o Brasil, podendo atingir mais de 35°C em alguns dias é um período favorável para viagens principalmente para o litoral, aproveitando também as férias escolares. De acordo com a CET, cerca de 1,6 milhão de veículos devem deixar a capital paulista em direção ao litoral e ao interior do estado neste final de ano. 

As temperaturas elevadas e por consequência dias de mais calor tende a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e de forte intensidade, sobretudo a partir da tarde, de forma localizada e acompanhada algumas vezes por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Esse é o período do ano que mais traz medos para a população, devido os dias abafados as chuvas podem vir com intensidade e causar pontos de alagamentos na cidade. 

Algumas precauções devem ser tomadas nesta estação em relação aos cuidados com a saúde. Neste período outubro até fevereiro do ano que vem a exposição ao Sol é mais freqüente, e para evitar os raios UVA e UVB é recomendável sempre usar um protetor solar e óculos escuros com proteção.

A estação também permite o uso de roupas mais leves, chapéu ou boné, sandálias. E, o consumo em abundância de água para manter o corpo hidratado.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.